Escolha uma Página

Seaworld e Guy Harvey unem esforços para salvar vaquitas

  • Notícias
  • Seaworld e Guy Harvey unem esforços para salvar vaquitas

Mamífero marinho mais ameaçado de extinção do mundo, há uma estimativa de apenas 30 indivíduos na natureza

Orlando, FL (16 de maio de 2017) – O SeaWorld e o famoso artista conservacionista Guy Harvey estão juntos em uma nova iniciativa internacional para ajudar a proteger a vaquita, espécie de mamífero marinho criticamente ameaçada de extinção. A partir de hoje, produtos exclusivos do Guy Harvey com o tema “Save the Vaquita”, como camisetas, copos e obras de arte estarão disponíveis para compras no SeaWorld Orlando (Flórida), San Antonio (Texas) e San Diego (Cafifórnia), e também online em www.GuyHarvey.com e www.SeaWorldParksShop.com.

O VaquitaCPR, que mobiliza esforços internacionais para salvar a espécie da extinção, receberá 15% das vendas de cada produto com tema “Save the Vaquita” (Restrições podem ser aplicadas. Visite o site para detalhes). O SeaWorld está muito orgulhoso de ser parceiro do VaquitaCPR e fez uma doação adicional de U$ 120 mil à organização, assim como disponibilizou seus especialistas em mamíferos marinhos e veterinários para as ações que visam salvar essa espécie única.

“A difícil situação das vaquitas ilustra a devastação que o comércio ilegal de vida selvagem pode causar a uma espécie, ” explica Dr. Chris Dold, chefe de Zoológico do SeaWorld. “Estamos orgulhosos em fazer essa parceria com Guy Harvey para conscientizar as pessoas sobre essa crise e levantar fundos para uma solução do problema. O esforço do VaquitaCPR é uma tentativa extraordinária de evitar a extinção de uma espécie de vaquita que é encontrada somente na América do Norte. Nós do SeaWorld nos preocupamos profundamente com o oceano e especialmente com os animais que o habitam. Não podemos deixar que esse animal incrível seja extinto”.

“A situação que as vaquitas enfrentam é emblemática devido ao enorme impacto que os seres humanos causam em nossos oceanos,” disse Guy Harvey. “Desde práticas de pesca não sustentáveis até poluição marinha e mudança na química do oceano, o comportamento humano está afetando negativamente a saúde dos mares. Conforme a população humana continua a crescer, nós dependeremos ainda mais dos nossos oceanos e precisamos garantir que estamos utilizando esses recursos de uma forma sustentável para beneficiar as próximas gerações. Me senti muito orgulhoso de pintar a minha primeira vaquita em apoio aos esforços do SeaWorld e da VaquitaCPR para salvar essa espécie que está quase em extinção”.

Um dos mamíferos marinhos mais criticamente ameaçados de extinção do mundo, há uma estimativa de apenas 30 vaquitas na parte superior do Golfo da Califórnia. Especialistas em mamíferos marinhos de organizações públicas e privadas de todo o mundo se juntaram com as autoridades mexicanas para formar a VaquitaCPR e criar um ambicioso plano de preservação de emergência para proteger as vaquitas restantes e tornar seu ambiente seguro. Mais informações sobre o VaquitaCPR e essa espécie em perigo de extinção podem ser encontradas em nmmf.org/VaquitaCPR.

A menor de todas as baleias e golfinhos – com menos de um metro e meio e com peso de aproximadamente 45 quilos – as vaquitas dividem seu limitado habitat com um peixe em perigo de extinção chamado totoaba, que é caçado principalmente para a retirada de sua bexiga natatória, consumida por humanos. A população de vaquita despencou, pois esses animais se afogam quando ficam presos nas redes de pesca usadas ilegalmente para pegar os peixes totoaba. Embora o México tenha proibido o uso de redes de pesca no Golfo da Califórnia, a pesca ilegal tem continuado e a população de vaquita está atualmente a beira da extinção. O Golfo da Califórnia é um dos sistemas marinhos mais ecologicamente diversos e únicos do mundo e a perda de uma espécie pode afetar todo o ecossistema.

Essa nova campanha se desenvolve a partir da parceria que SeaWorld e Guy Harvey anunciaram em abril de 2016. As duas organizações juntas focam na saúde dos oceanos e na difícil situação que os tubarões e outras espécies marinhas enfrentam na natureza; trabalham para criar consciência sobre essas questões importantes e colaboram com a ciência e pesquisa para ampliar o entendimento de como melhor proteger esses importantes predadores e seus habitats.


Sobre Guy Harvey
Guy Harvey é um artista, cientista, mergulhador, pesquisador, conservacionista e explorador, amante de sua família e do mar. Seu amor de infância pelo oceano e as criaturas que lá vivem não só o inspiraram a desenhar, mas alimentaram seu interesse incessante que o levou a obter educação formal em ciência marinha. Após se formar com honra ao mérito em Biologia Marinha na Universidade de Aberdeen, na Escócia, em 1977, Guy volta para sua casa na Jamaica para terminar seus estudos. Obteve seu PhD na Universidade de West Indies em 1984. Apesar de desistir de sua carreira inicial como biólogo marinho para se tornar um renomado artista, Guy continuou sua busca para revelar os mistérios do mar, viajando o mundo para entender melhor os habitats e hábitos dos animais marinhos que retrata em suas pinturas. Para mais informações, acesse: www.guyharvey.com

Sobre Guy Harvey Ocean Foundation
A Guy Harvey Ocean Foundation é uma organização de filantropos, conservacionistas, cientistas e educadores que focam em estratégias sensíveis para promover a preservação do oceano e o desenvolvimento das próximas gerações de cientistas. A fundação financia pesquisas científicas e programas educacionais desenvolvidas por universidades, faculdades, institutos e organizações sem fins lucrativos. 

Luiz Carlos Pantoja Filho

Luiz Carlos Pantoja Filho

Proprietário e Webmaster

Criador e Webmaster do site Viajando para Orlando (carinhosamente conhecido como VPO), advogado, apaixonado pela obra de Walter Elias Disney e pelos parques de Orlando, pai da Manuella, marido da Greicy Pantoja...

%d blogueiros gostam disto: