Escolha uma Página

Porque alugar um carro em Orlando?

  • Artigos
  • Porque alugar um carro em Orlando?

Habitualmente eu recebo muitas perguntas por e-mail relacionadas as razões pelas quais entendo acoselhável alugar um veículo durante a estada em Orlando – FL, seja para aqueles que irão se hospedar dentro do complexo Disney ou fora dele.

A bem da verdade os motivos são os mais variados, seja simplesmente pela comodidade, pela induvidosa liberdade, ou mesmo pelo fato de que considero o transporte público em Orlando ineficiente.

Na cidade de Orlando tal serviço fica a cargo da The Central Florida Regional Transportation Authority (LYNX) que apesar da sua grande frota não chega a oferecer ao turista a possibilidade de locomover-se rapidamente para melhor aproveitar as suas férias.

Esse problema – “tempo” – é agravado se você não dispõe de muitos dias na cidade, já que ficar na dependência – única e exclusivamente – dos ônibus irá acarretar o desperdício de preciosas horas que poderia estar aproveitando visitando os parques, atrações, mercados, compras, enfim, seguindo o roteiro que se programou a seguir.

Além da LYNX existe também um bondinho – I Ride Trolley – que faz o percurso da International Drive com diversas paradas, em diversos hotéis, atrações, restaurantes e shoppings. Contudo, também não se mostra como uma alternativa viável para aqueles que desejam aproveitar ao máximo o seu tempo na Terra da Magia.

Orlando – quem já visitou sabe exatamente o que estou querendo dizer – parece ter sido projetada exatamente para a locomoção por meio de automóveis. Os seus pontos principais: parques, shoppings, mercados, não ficam próximos um do outro o que obriga o turista a percorrer grandes distancias durante a sua viagem, mas em compensação as estradas, avenidas e ruas são todas amplas e muito bem sinalizadas, sendo que o turista que visita Orlando, por meio da I4 (Interstate 4), consegue acessar qualquer ponto da cidade deslocando-se rapidamente.

A quem avente ainda a possibilidade de utilizar os serviços de táxi – o qual aconselho o site TaxiFareFinder para simulação de tarifas; ou mesmo valer-se do serviço de van que é mais aconselhável para grandes grupos. Contudo, ainda assim alugar um veículo em Orlando significa liberdade para seguir o seu roteiro de viagem no seu tempo, sem qualquer pressão e com enorme conforto, já que nos Estados Unidos quase a totalidade dos veículos locados são automáticos, oferecem ar condicionado e direção hidráulica.

E porque eu digo que é recomendado alugar em veículo até mesmo se você vai hospedar-se dentro do complexo Disney? Acontece que apesar da Disney oferecer transporte para os seus visitantes para todos os seus parques e resorts, muitas vezes, dependendo dos pontos a serem percorridos, é possível fazer o mesmo trajeto muito mais rapidamente de carro e o que também é muito cômodo, sem pagar estacionamento, pois quem se hospeda nos resorts da Disney não paga estacionamento durante o período da sua estada.

Muitos podem me questionar, mas e o Disney's Magical Express não é eficiente? Sim, é um excelente serviço disponibilizado pela Disney. Todavia, esse transporte também tem várias paradas ao longo do percurso o que pode fazer com que alguns visitantes se chateiem um pouco por conta da demora, sendo muito mais aconselhável alugar um veículo e retirá-lo no aeroporto.

Não bastasse isso, em que pese seja possível pegar um transporte da LYNX dentro do complexo no Disney's Transportation and Ticket Center (TTC) para ir – por exemplo – para o Walmart, como já disse anteriormente, além da demora, ainda é necessário pensar que ao fazer compras, raras as famílias que compram pouco e carregar as sacolinhas do mercado não é uma tarefa fácil, mormente se estiver com latas de refrigerante, utensílios e outros produtos. O mesmo também se aplica para o transporte para os parques da Universal, SeaWorld, Busch, pois, por razões óbvias, a Disney não oferece tal serviço tendo os seus hóspedes que se valerem de shuttle, táxi, ou preferencialmente, de um veículo locado.

Mas tanto para quem está hospedado dentro ou fora do complexo Disney alugar um veículo sempre irá se mostrar uma excelente alternativa também pelo fato que muitos que estão planejando a sua viagem pensam em conhecer shows noturnos, restaurantes, outras cidades como a vizinha Winter Park, ou até mesmo dar uma chegadinha em Miami, porque não? Eu ainda me recordo que quando pequeno e viajava de excursão uma das coisas mais chatas era ter que se contentar com os shoppings e lojas que o serviço de receptivo nos levava e ainda, muitas vezes, passar largos períodos no hotel que eu poderia estar aproveitando noutros lugares em Orlando.

Eu já comentei a respeito da facilidade de transportar as suas compras quando estiver locando um veículo. A esse respeito eu gostaria de fazer um atendo. Em Orlando, assim como nas grandes cidades brasileiras, também existem “espertinhos” que ficam de olho nas suas compras quando você as guarda no seu veículo. Assim, nunca utilize o seu veículo para guardar as suas compras se você não for sair logo em seguida. Somente vá com as compras para o carro quando já tiver a intenção de partir para a próxima parada do seu roteiro. E se for possível, dê uma chegadinha até o quarto do seu hotel para guardar os seus pertences.

E para finalizar, a comodidade de chegar de viagem retirar o carro na agência e seguir para o hotel ou para algum Walmart para abastacer a sua geladeira, bem como poder devolver o carro no aeroporto e seguir com as malas para o balcão da sua companhia aérea também – acredito eu – se mostra como um dos pontos mais favoráveis para quem está ainda na dúvida se aluga ou não um veículo.

Luiz Carlos Pantoja Filho

Luiz Carlos Pantoja Filho

Proprietário e Webmaster

Criador e Webmaster do site Viajando para Orlando (carinhosamente conhecido como VPO), advogado, apaixonado pela obra de Walter Elias Disney e pelos parques de Orlando, pai da Manuella, marido da Greicy Pantoja...

%d blogueiros gostam disto: