segunda-feira, outubro 26, 2020
Disney+ Nova série sobre os primeiros astronautas americanos estreia no...

Nova série sobre os primeiros astronautas americanos estreia no Disney+

|

- Patrocínio -

Nesta época emocionante em que todos parecem estar falando sobre as possibilidades futuras das viagens espaciais, há muita especulação sobre o que descobriremos quando visitarmos outros mundos.

Walt Disney

A cultura Disney está repleta de inspirações e conexões interessantes – uma das mais notáveis ​​e surpreendentes é a influência do próprio Walt Disney no programa espacial dos Estados Unidos.

Esse estímulo certamente aumentou a consciência pública e o entusiasmo pela exploração espacial, que por sua vez ajudou a ganhar apoio para a formação da NASA e seu Projeto Mercury, como visto na nova série com roteiro da National Geographic denominado “The Right Stuff“, que estreou na Disney+.

Mas o impacto de Walt foi ainda mais longe. As origens dessa associação vieram do novo empreendimento de Walt na televisão em 1954 e do desenvolvimento simultâneo da Disneylândia.

O reino de amanhã (Tomorrowland) fazia parte de cada um e, em ambos os casos, as noções e projetos futuristas ficaram para trás em relação aos assuntos familiares. Walt estava preparado com material de animação para Fantasyland, ele tinha coisas históricas da Frontierland como Davy Crockett e Pecos Bill, e os filmes True-Life Adventures – os arquivos de filmes da Disney estavam cheios dessas coisas, mas ele não tinha nada para Tomorrowland.

E o Lenda da Disney, o famoso Ward Kimball tinha visto uma série popular de artigos da revista Colliers sobre o espaço que começou a ser publicada em 1952 e tais publicações eram dos maiores especialistas em espaço da época (Willy Ley, Heinz Haber, Werner von Braun e o ilustrador Chesley Bonestell) e ele ficou bastante interessado e mais tarde Walt disse: Vamos trazer Von Braun e os outros aqui!.

Entrada do Tomorrowland, Herb Ryman, 1954. Um foguete majestoso pronto decolar.

O resultado foi uma série de horas de TV extremamente populares e influentes sendo que Kimball co-escreveu, produziu, dirigiu e apareceu em: Man in Space, com exibição em 9 de março de 1955, Man and the Moon, com exibição em 28 de dezembro de 1955, e Mars and Beyond, com exibição em 4 de dezembro de 1957.

O público em geral não percebeu a possibilidade de viagens espaciais, disse Kimball. Eles não tinham ideia do que estava envolvido, mesmo com três shows, não fomos capazes de fazer tão bem quanto queríamos. A série de programas criou um fenômeno cultural com o público, e sua apresentação clara de assuntos complexos despertou o interesse de outro telespectador influente.

É por isso que o Presidente Eisenhower, quando por acaso viu nosso programa Man in Space, foi absorvido por ele, disse Kimball. Ele percebeu que tinha generais no Pentágono que não entendiam ou aceitavam essas idéias. No início, os militares não apoiaram o programa das Américas de exploração espacial. Ele levou todos eles e, por duas semanas, exibiu nosso programa para seus principais generais. Walt ficou muito orgulhoso quando Eisenhower ligou para ele sobre o programa e ficou muito feliz em acomodá-lo.

A ligação chegou no estúdio, e acho que a princípio a mesa telefônica não acreditou que era o presidente dos Estados Unidos! Kimball percebeu que Walt Disney tinha sido uma influência fundamental na criação do programa espacial dos Estados Unidos. Foi um ponto alto para mim, disse Kimball, porque senti que estava participando e fazendo parte do futuro. Eu estava me acotovelando com as pessoas que nos levariam à lua e a Marte, e além, a outros planetas. Este era um elixir que não se podia negar.

A conexão da Disney com o espaço permaneceu consistente e forte ao longo das décadas. Quase todos os conceitos de Tomorrowland na Disneyland continham um majestoso foguete, e atrações como Flight to the Moon e seu sucessor, Mission to Mars, eram populares na Disneyland e no Walt Disney World. O romance e a empolgação do espaço criaram a icônica viagem de emoção pela Space Mountain, um produto padrão na maioria dos parques estilo Magic Kingdom em todo o mundo; e desde as suas origens, EPCOT certamente estava de olho no futuro e nas tecnologias criadas e derivadas da exploração espacial. Mission: SPACE foi inaugurada na EPCOT em 2003, simulando experiências de treinamento de astronautas em duas missões espaciais diferentes, a emocionante e intensa Orange Mission e a mais suave e familiar Green Mission.

Uma reunião do Mercury Seven na abertura da Space Mountain no Disneyland Park


Um dos momentos mais interessantes na confluência da Disney e do programa espacial dos EUA foi o aparecimento dos astronautas originais do Mercury Seven (temas da série National Geographic “The Right Stuff” na Disney+), Scott Carpenter e Gordon Cooper, junto com a Apollo 15 astronauta Jim Irwin, na abertura da Space Mountain no Walt Disney World em 1975. Uma reunião ainda maior do Mercury SevenCarpenter, Cooper, John Glenn, Wally Schirra, Alan Shepard, Donald Deke Slayton e Betty Grissom (viúva de Virgílio I. Gus Grissom) aconteceu dois anos depois na inauguração da Disneyland Space Mountain.

É de se perguntar se eles foram informados, ou sabiam, do fato de que não estavam apenas celebrando o espaço nesses eventos, mas, por extensão, celebrando o showman influente cuja visão e trabalho tiveram um papel incipiente em suas carreiras e fama.

Suas histórias interligadas criaram, como “The Right Stuff” celebra, uma história aspiracional sobre como seres humanos comuns podem alcançar o extraordinário. Hoje, Disney+ fará a estreia de “The Right Stuff”, nova série com script da National Geographics baseada no icônico best-seller de Tom Wolfe.

Produzido pela Appian Way de Leonardo DiCaprio e pela Warner Bros. Television, “The Right Stuff” é um olhar inspirador sobre os primeiros dias do programa espacial dos EUA e a incrível história dos primeiros astronautas das Américas, o Mercury Seven. Os programas de TV originais da série Disneyland dos anos 1950 de Walt Disneys, Man in Space e Mars and Beyond, também estão disponíveis no Disney+.


Fonte: <“https://disneyparks.disney.go.com/blog/2020/10/walt-disney-space-and-the-right-stuff/“> | Acesso em: 2020-10-09 13:21:56.

Luiz Carlos Pantoja Filhohttps://www.viajandoparaorlando.com
Criador e Webmaster do site Viajando para Orlando (carinhosamente conhecido como VPO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias

- Advertisement -

Outras informaçõesRelacionadas
Recomendadas para você!