Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Boa tarde.
    O amigo Roberval gentilmente me indicou o link com o calendário de lotação dos parques para junho. Estranhei que no domingo dia 17/06, dia dos pais americano, a lotação dos parques (exceto Epcot) é a mais baixa do período. Alguém consegue explicar essa tendência de menor movimento? Pensei que fosse ocorrer o oposto.

    Boa tarde.
    O amigo Roberval gentilmente me indicou o link com o calendário de lotação dos parques para junho. Estranhei que no domingo dia 17/06, dia dos pais americano, a lotação dos parques (exceto Epcot) é a mais baixa do período. Alguém consegue explicar essa tendência de menor movimento? Pensei que fosse ocorrer o oposto.
    (mensagem de Jussie Chaves)

    Olá Jussie,
    Peço licença para tentar explicar esse comportamento. A cultura americana (especialmente dos descendentes anglo-saxões) apresenta formas diferentes de comemorar certas datas, se comparadas à nossa cultura.
    Assim, dias como o Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia de Ações de Graças (Thanksgiving) são comemorados preferencialmente com reuniões em família, onde cada um ajuda no preparo das refeiçoes.
    Outra coisa, nos EUA existem muitos casais divorciados (bem mais que no Brasil), assim é comum que no dia dos Pais, eles busquem apenas seus filhos para jantar fora e os devolvam para o lar onde moram, e não é comum se ver os passeios em família, como aqui no Brasil.
    Talvez por isso os parques não fiquem tão cheios como vemos no Brasil, nestas datas.
    O dia dos pais nos Estado Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. Essa tradição começou em 1909, quando Sonora Luize criou o Dia dos Pais para homenagear William Jackson Smart, seu pai. A data foi propagada para Washington e, em 1972, o Presidente Nixon oficializou o feriado nacional.
    A história conta que a primeira celebração de Dias dos Pais nos Estados Unidos aconteceu no ano de 1910 e que foi ideia de uma moça chamada Sonora Louise Smart Dodd que perdeu a mãe durante o parto e quis homenagear seu pai por ter criado os seis filhos sozinhos. Nos Estados Unidos ela é conhecida como “Mother of Father’s Day”, a mãe do Dia dos Pais.
    Com o passar do tempo, o Dia dos Pais nos Estados Unidos foi se popularizando, até que em 1966, o terceiro domingo de junho foi oficializado como o Dia dos Pais. Seis anos mais tarde, em 1972, o então presidente Richard Nixon decretou que o Dia dos Pais nos Estados Unidos passasse a ser feriado nacional.
    Existem também outras explicações para essa data. Segundo outra tradição a igreja, em 1908 pra celebrar a vida de 361 pais que morreram numa explosão de mina, o que deu origem a data. O dia dos pais nos Estados Unidos foi criada em 5 de junho de 1908, na cidade de Fairmont, que fica West Virgínia, porém o acidente aconteceu em dezembro de 1907. Há muitas outras especulações sobre essa data nos Estados Unidos. A data é também comemorada em outros países.
    Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde há mais de 4 mil anos, um homem chamado Elmesu teria moldado argila o primeiro cartão. Neste ele desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

    A institucionalização desta data é bem mais recente. A data é comemorada em diversos países: Brasil (2° domingo de agosto), Portugal, no dia 19 de março (dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus). Muito embora essa data de Portugal dê motivos a controvérsia, pois como sabemos, São José não foi o Pai Biológico de Jesus ! Maria já estava grávida antes mesmo de seu casamento com São Jose, avisado pelo Anjo Gabriel.
    Controvérsias à parte, no Brasil, o dia dos pais é atribuído a Roberto Marinho, (rede globo) para incentivar as vendas do comércio em, por conseguinte, no faturamento do jornal. Nem eu sabia disso !! A data escolhida foi o dia de São Joaquim, comemorada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
    Muitos outros países do mundo acabaram adotando a data americana para o Dia dos Pais. Dessa maneira, México, Canadá, Argentina,Eslováquia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Índia, irlanda, Japão, Macau, Malásia, Paraguai, Peru, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul e muitos outros países também celebram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho.

    SDS.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

Viajando para Orlando

Share via
Copy link