Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

AUTORIZAÇÃO DA MÃE

mensagem postada em 07/06/2013 - 20:06:45hs

BOA NOITE,

VIAJAREI SOZINHO COM MINHA FILHA EM JULHO.
A DÚVIDA:
- PONHO MEUS DADOS NO CAMPO PAI
- ESPOSA NO CAMPO MÃE
- E NOVAMENTE MEUS DADOS NO CAMPO DA PESSOA COM QUEM ELA IRÁ VIAJAR.

GRATO

CARLOS

Res: Res: AUTORIZAÇÃO DA MÃE

mensagem postada em 07/06/2013 - 20:06:23hs

Faz em uma ou duas vias?

Abraços.
Cláudio.

Está correto Carlos !! Não esquece de reconhecer a firma em cartório (ambos).

SDS.

R. T. (mensagem de roberval taylor)

Res: Res: Res: AUTORIZAÇÃO DA MÃE

mensagem postada em 07/06/2013 - 20:06:21hs

BOA NOITE,

TEMOS QUE FAZER EM 2 VIAS, POIS UMA VIA FICA RETIDA NA POLICIA FEDERAL NA SAÍDA DO BRASIL.
E COLAR UMA FOTO EM CADA VIA.

GRATO

Faz em uma ou duas vias?

Abraços.
Cláudio.

Está correto Carlos !! Não esquece de reconhecer a firma em cartório (ambos).

SDS.

R. T. (mensagem de roberval taylor)
(mensagem de Família Viana)

Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional

mensagem postada em 12/07/2013 - 11:07:02hs

Olá amigos,

Acabo de incluir no cabeçalho do presente tópico um link para impressão de um Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional obtido junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base na Resolução nº. 131.

A autorização tem prazo de validade de até dois anos e deve ser emitida em duas vias (uma fica com a Polícia Federal).

A assinatura deve ser reconhecida em cartório por "autenticidade" ou "semelhança".

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

Dúvidas

mensagem postada em 18/07/2013 - 09:07:14hs

Olá,

Mesmo com explicações super bem detalhadas, ainda tenho dúvidas até meio bobas (marinheira de primeira viagem, relevem. rs), mas prefiro perguntar mesmo assim.

1- O formulário já está preenchido (duas vias) e com firma da mãe do meu enteado reconhecida por autenticidade. OK. A DÚVIDA é: só a firma da autorizante (mãe) que tem que ser reconhecida? O pai precisa assinar e reconhecer firma, já que a autorização é para o pai levar o menino?

2- Precisa foto da criança no formulário???

2- Crianças que estão com o pai e a mãe (juntos) precisam dessa autorização?

Brigadinha.

Na hora do embarque

mensagem postada em 30/07/2013 - 18:07:05hs

Pessoal surgiu (mais, rsrsrs) uma dúvida: Como vou viajar com menores é necessário levar a certidão de nascimento ou o rg original já vale?
Quem puder me ajudar agradeço, pois embarco em 4 dias.

Obrigada

Res: Dúvidas

mensagem postada em 30/07/2013 - 18:07:12hs

eu viajei com meus filhos sem o pai e levei a certidao.Eles nao tem Rg mas se for levar o RG eu tb levaria a certidao. Percebi que eles nao tem a minima boa vontade e como meu nome estava errado na receita ,por culpa deles,se eu nao tivesse levado a certidão de separação,poderia dar m.Se seu marido for levar a criança,leve esta certidao tb.Nao precisa de foto e a firma reconhecida é só a dele.Pais juntos nao precisam.

Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 20:07:52hs

Alguém aqui já embarcou com autorização judicial? eu vou precisar da autorização expedida pelo juizado (meu ex marido avisou que não vai assinar nada), tenho uma dúvida: será que a PF pode implicar e exigir a autorização com a assinatura dele???
Andréa (mensagem de Tercimar Andréa Grassmann)

Boa noite,

A autorização judicial para viagem internacional de menores tem o intuito de suprir esta sua situação.

Quando um dos genitores ou responsáveis se nega a autorizar a viagem do menor, acompanhado ou nao do outro genitor, interpõe-se um pedido judicial solicitando que um juiz autorize o menor a viajar.

No seu caso deverá comprovar o período da viagem, que não pretende não retornar mais ao Brasil, bem como que a negativa de seu ex marido em autorizar a viajem é injustificada.

Res: Res: Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 21:07:45hs

Andréa,

O processo para obter a autorização judicial é demorado, pois tem as publicações e os prazos para manifestação. Você já iniciou o processo?

Obrigada Renatog,
eu tenho como comprovar tudo q vc falou, agora é só conseguir a autorização...

Res: Res: Res: Res: Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 21:07:40hs

Oi Monica,
já iniciei.... ano passado tinha conversado com meu advogado sobre a viagem e ele me disse que assim que eu fechasse o pacote e tivesse documentos com as datas, que era para eu entregar para ele entrar com o pedido... fechei o pacote dia 01/02 e no dia seguinte a cópia de tudo já estava com o advogado.... da última vez que falei com ele, estava tudo no fórum, só que não tinha juiz para assinar pq o anterior tinha sido transferido.... vou ligar novamente essa semana...

Definitivamente Deus sabe o que faz... Tenho a filha mas não tenho o ex (sou solteira). Se fosse comigo a criatura já teria ouvido poucas e boas, ou já teria viraqdo um fantasma na Hounted! Não com isso que eu ache que vc não tentou... é apenas um desabafo com relação à situação. Desculpe, Andrea... não queria me meter... mas sou professora e vejo muitos casos assim... onde o adulto (seu ex) não percebe o mal que faz à criança só pra ser impertinente! Desculpe de novo, não deveria ter me metido... desabafei!

Com a expansão da área de Fantasyland (Nova Fantasyland) o projeto original que tinha 10 hectares dobrou de tamanho passando a ter 21 hectares.