Passaporte

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Antonio Garcia

mensagem postada em 13/05/2010 - 11:05:55hs

Antonio,

Se vc tirar o passaporte português, você precisará de qualquer forma do Brasileiro, pois na saída e na entrada do Brasil, é o Brasileiro que você tem que apresentar, senão você é considerado estrangeiro aqui também.
A vantagem de ter o portugues, é somente para não precisar do visto americano. Meu marido tem o passaporte espanhol, na entrada dos EUA nunca foi pedido o passaporte brasileiro dele, ele só precisa do Brasileiro para entrar e sair do Brasil.

Att.,

Daniela

mensagem postada em 13/05/2010 - 11:05:49hs

Desisti de tirar o passaporte português. Só vi
complicação em ter esse passaporte. Melhor ter só o
brasileiro e tirar o visto, tudo normal.

Minha idéia inicial, conforme coloquei abaixo, era
ter somente o Português, para não ser necessário
passar pelo procedimento de obtenção do visto. Mas,
eu li no tópico sobre Visto - Visa Waiver Program que
os oficiais de imigração lá frequentemente solicitam
que se apresente também o brasileiro, ao ver que a
pessoa nasceu no Brasil. Então, acho que eu teria um
problema (Houston, we have a problem - vou fazer
conexão lá rsrsrs), se ele pedisse o brasileiro e eu
dizer que não o possuo. Ele poderia achar que eu
estivesse escondendo alguma coisa.

Pra que ter dois passaportes ? Alguém vê alguma
vantagem nisso, fora a dispensa do visto ?

Renovação de passaporte

mensagem postada em 08/05/2010 - 10:05:53hs

Olá... gostaria de saber sobre a renovação de passaporte com visto ainda válido. Alguém sabe dizer se ao solicitar o novo passaporte a PF apreende o antigo? Será que além de tirar um novo passaporte vou tirar que tirar um novo visto?
Desde já agradeço a ajuda... até +

claudia

mensagem postada em 07/05/2010 - 11:05:15hs

Nossa... oq sera q esta acontecendo comigo entao rsrs..
Falando em agendamento, algumas pessoas que conheço, foram direto na PF, mas geralmente na parte da manha, ai vc pega a fila de nao agendados, porem diz q eh muitoo rapido..por nao estar conseguindo tirar o do meu marido e renovar o meu, vou fazer isso pq estou meio "em cima da hora", pois ele ainda tem q tirar o visto rsrs.. (tudo bem q vamos soh em outubro hehe)

Mas obrigado pela resposta.
Ateh mais
Karina

Eduardo

mensagem postada em 06/05/2010 - 22:05:03hs

Não é só o inconveniente de carregar os passaportes. Tem o procedimento de solicitar e comparecer na PF. Além disso, veja também o que diz o Decreto 1983/96 no art. 33:

Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso.

Então veja que tem mais coisas envolvidas. Se eu tenho a opção de NÃO tirar o passaporte, para que tirar ?

Faça mesmo o teste que vc propôs. Eu tinha pensado em pedir a alguém que fizesse isso. Mas se, ao mostrar apenas a identidade, a PF pedir também o passaporte, apresente antes o da sua cidadania japonesa, para ver o que acontece.

Antonio Garcia

mensagem postada em 06/05/2010 - 22:05:24hs

Obrigado pelo mais esse esclarecimento.

Vc tem inconveniencia em carregar 7 passaportes? E
eu que tenho que carregar 11 entao? (so a minha
esposa nao tem dupla nacionalidade, apesar de ser
descendente de japoneses tb...) rssss

Mas Antonio, vou fazer o seguinte. Vou tirar o
passaporte brasileiro para meus filhos. Porem na
hora de passar pelo check-in e imigracao vou mostrar
so o RG, pra ver se passa...
Caso perguntarem cade o passaporte, ai eu mostro...
Como minha viagem sera em OUT, te contarei se teve
ou nao problema.

Passaporte - dupla nacionalidade

mensagem postada em 06/05/2010 - 19:05:04hs

Ok, não quero induzir ninguém a cometer um erro. A coisa está meio nebulosa, apesar da afirmativa categórica desses policiais.

Antes de conversas com esses dois agentes da PF, pesquisei o assunto na internet, com o objetivo de encontrar a LEGISLAÇÃO sobre o assunto. Até agora só encontrei o Decreto 1983/96, que é omisso nesse assunto de dupla nacionalidade. Mas encontrei o seguinte no site da embaixada brasileira na Dinamarca (https://gestao.abe.mre.gov.br/mundo/europa/reino-da-dinamarca/copenhage/servicos/passaporte):

O(a) cidadão(ã) brasileiro(a), de qualquer idade, deverá obrigatoriamente entrar e sair do Brasil com documento de viagem brasileiro (passaporte brasileiro), mesmo que tenha dupla nacionalidade.

Vc pode encontrar essa afirmação em muitos outros portais consulares do Brasil. Passei também essa informação para os policiais e mesmo assim mantiveram a posição deles, de que não seria necessário o passaporte brasileiro, apenas documento de identidade brasileiro.

A competência para "fiscalizar" essa entrada de passageiros no Brasil é da Polícia Federal. Por outro lado, já peguei erros nos sites do MRE relativos aos assuntos aduaneiros. Por isso, para mim, a questão não está definida.

Não é só a questão do valor, que é desprezível face ao valor total que a viagem vai custar, mas o incoveniente de ter uma pilha de 7 passaportes, no meu caso. Por favor, quem estiver inseguro, não hesite, tire o passaporte brasileiro. Não quero ser motivo de infelicidade para ninguém.

Antonio Garcia

mensagem postada em 06/05/2010 - 17:05:24hs

Antonio,

Tenho passaporte portugues e sempre viajo com ele. Vim de Orlando agora em Abril.

Tem que levar os dois. O passaporte é o documento de entrada e saída de um país.

Bom, é assim que funciona...o numero do meu passaporte esta cadastrado na Federal, logo faz-se necessário mostrá-lo na saída do Brasil .

Antonio Garcia - DUPLA NACIONALIDADE

mensagem postada em 06/05/2010 - 15:05:05hs

Que pena que a sua viagem e posterior a minha...
Ai saberia com certeza se vc conseguiu viajar somente com passaporte portugues + RG brasileiro.

Pois eu e meus filhos tb sao DUPLA (Brasil + Japao) e ate agora nas inumeras viagens que fizemos para exterior(Japao entao perdi a conta...) sempre levei os 2 passaportes (Brasil + Japao)... Pois sempre achei que e OBRIGATORIO ter os 2...

E como para viagem para Orlando desse ano o passaporte das criancas (4) estao todos vencidos, achei otimo o seu post informando que NAO PRECISA levar o passaporte brasileiro...

Tanto que comentei agora com a minha esposa, mas ela NAO QUER ARRISCAR... Levei ae bronca : Vai economizar R$600 e se nao conseguir viajar!!! rssssss

Por isso, vou esperar alguem que tenha dupla nacionalidade poste a experiencia apos viajar sem passaporte brasileiro... Pelo menos ate o JUL, onde aproveitando ferias escolares planejava levar meus filhos para tirar o passaporte brasileiro (japones nao precisa da presenca deles).

Antonio Garcia

mensagem postada em 06/05/2010 - 14:05:41hs

Eu. meu marido e filhas temos o passaporte italiano que agora faz parte da comunidade europeia, e para sair do Brasil e para entrar, precisavamos do passaporte brasileiro, a não ser que para o passaporte português não precise, mas é bom se informar melhor, pois sabe como a informação nesses lugares do governo, cada um fala uma coisa.
Abs

São gastos US$35.000 (trinta e cinco mil dólares) com fogos de artifício a cada noite com o show Illuminations.