Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Res: : Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional

mensagem postada em 29/11/2013 - 21:11:45hs

Eu usei o formulário que está no site do Ministério das Relações Exteriores. Será que não está valendo mais esse modelo?
http://www.portalconsular.mre.gov.br/outros-servicos/autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-de-criancas-e-adolescentes
Jane

Graça,
Se o menor for sozinho (por exemplo, como excursão ou grupo) sem a presença de ambos os pais ou de quem detem a guarda, deverá ter as duas autorizações (pai e mãe) para sair do pais.
Como alertou o amigo Pantoja, a autorização deve ser feita em duas vias, com assinatura autenticada em cartório., pois uma das vias ficará em poder da Policia Federal.
SDS,
Roberval.

Por favor, poderia me dizer se esse é o ultimo modelo do formulário? So serve esse modelo ou parecido também serve? Outra coisa, tem que ser uma autorização so, ou pose ser feito uma pelo outra pela mae e o menor leva as duas? Meu filho viaja em janeiro e o pai mora em outro estado, e disse que a autorização que ele fez so no nome dele serve, sera?
Obrigada

Olá amigos, Acabo de incluir no cabeçalho do presente tópico um link para impressão de um Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional obtido junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base na Resolução nº. 131.
A autorização tem prazo de validade de até dois anos e deve ser emitida em duas vias (uma fica com a Polícia Federal).
A assinatura deve ser reconhecida em cartório por "autenticidade" ou "semelhança".
Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº (mensagem de Luiz Carlos Pantoja Filho)
(mensagem de Graça)
(mensagem de roberval taylor)

: Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional

mensagem postada em 29/11/2013 - 09:11:30hs

Graça,
Se o menor for sozinho (por exemplo, como excursão ou grupo) sem a presença de ambos os pais ou de quem detem a guarda, deverá ter as duas autorizações (pai e mãe) para sair do pais.
Como alertou o amigo Pantoja, a autorização deve ser feita em duas vias, com assinatura autenticada em cartório., pois uma das vias ficará em poder da Policia Federal.
SDS,
Roberval.

Por favor, poderia me dizer se esse é o ultimo modelo do formulário? So serve esse modelo ou parecido também serve? Outra coisa, tem que ser uma autorização so, ou pose ser feito uma pelo outra pela mae e o menor leva as duas? Meu filho viaja em janeiro e o pai mora em outro estado, e disse que a autorização que ele fez so no nome dele serve, sera?
Obrigada

Olá amigos, Acabo de incluir no cabeçalho do presente tópico um link para impressão de um Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional obtido junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base na Resolução nº. 131.
A autorização tem prazo de validade de até dois anos e deve ser emitida em duas vias (uma fica com a Polícia Federal).
A assinatura deve ser reconhecida em cartório por "autenticidade" ou "semelhança".
Um forte abraço a todos,
(mensagem de Graça)

Res: Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional

mensagem postada em 28/11/2013 - 18:11:45hs

Obrigada

Olá amigos,

Acabo de incluir no cabeçalho do presente tópico um link para impressão de um Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional obtido junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com base na Resolução nº. 131.

Um forte abraço a todos,

Res: Aautorização de menor necessário somente apresentar no Brasil?

mensagem postada em 08/08/2013 - 10:08:18hs

Carlos Eduardo,
Como sou divorciada, enquanto minha filha era menor precisava de autorização do pai para sair do país com ela.
Estive nos E.U.A 3 vezes com ela (a última em 2009) e nunca me pediram a autorização lá.
Sempre fiz como a Candice Valbon falou, 2 vias. Uma ficava retida na Polícia Federal e a outra levava comigo. Não precisa ser em Inglês. Lembre-se que as 2 vias da autorização tem que ter firma reconhecida.
Abraços,
Elô

pessoal, a autorização de menor para viagem ao exterior é necessário somente apresentar no Brasil? Nos EUA terei que apresentar alguma autorização? tenho que fazer algum documento em ingles?
obgdo (mensagem de Carlos Eduardo Graciano)

Res: Aautorização de menor necessário somente apresentar no Brasil?

mensagem postada em 08/08/2013 - 09:08:32hs

Carlos Eduardo,

Viajei com meu sobrinho e fiz 2 vias da autorização, uma ficou no Brasil e a outra andava com ela. Em nenhum momento foi solicitado nos EUA.
Fiz somente em português a autorização.

pessoal, a autorização de menor para viagem ao exterior é necessário somente apresentar no Brasil? Nos EUA terei que apresentar alguma autorização? tenho que fazer algum documento em ingles?
obgdo (mensagem de Carlos Eduardo Graciano)

Res: Dúvida cruel...

mensagem postada em 31/07/2013 - 19:07:16hs

Pessoal, é o seguinte: Minha tia, que vai viajar com o nosso grupo, tem um neto que é órfão de pai (é filho do filho dela) e a mãe do menino está grávida e não vai acompanhar o menino na viagem... Detalhe que na época prevista para o visto ela estará prestes a dar á luz, sendo pouco recomendado viajar para tirar o visto do filho...
Perguntas:
1. Além do atestado de óbito do meu primo, tem que ter autorização da mãe do menino para ele viajar com a avó, certo ?
2. No dia do visto, o menino pode ir acompanhado somente pela avó ?
Gente, é meio complicado, mas eu já procurei essa informação em vários lugares e não encontrei. Alguém pode ajudar ?? (mensagem de Fabrício de Medeiros Melo)

Dividiria esta questão em duas:

1- visto: A situação é muito peculiar e delicada. Contrataria um despachante.
2- documentação para a viagem: acredito que a autorização da mãe e a comprovação do falecimento do pai - por analogia ao requerido na emissão do passaporte, apresentar uma certidão de óbito original- a segunda via pode ser solicitada no Cartorio onde a certidão foi lavrada.

Dúvida cruel...

mensagem postada em 31/07/2013 - 16:07:14hs

Pessoal, é o seguinte: Minha tia, que vai viajar com o nosso grupo, tem um neto que é órfão de pai (é filho do filho dela) e a mãe do menino está grávida e não vai acompanhar o menino na viagem... Detalhe que na época prevista para o visto ela estará prestes a dar á luz, sendo pouco recomendado viajar para tirar o visto do filho...
Perguntas:
1. Além do atestado de óbito do meu primo, tem que ter autorização da mãe do menino para ele viajar com a avó, certo ?
2. No dia do visto, o menino pode ir acompanhado somente pela avó ?
Gente, é meio complicado, mas eu já procurei essa informação em vários lugares e não encontrei. Alguém pode ajudar ??

Res: Res: Res: Res: Res: Res: Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 21:07:31hs

oi Lisandra
bom, eu me poupo de falar com ele, para nao acabar com meu fígado de tanta raiva q sentiria....
Ele disse os termos dele para assinar tudo numa boa, mas como sei q isso é pura chantagem e no futuro pode prejudicar a minha filha, decidi conseguir as autorizações judiciais e deixar q essas decisões minha filha tome quando se tornar adulta.... enquanto isso tento preservá-la ao máximo que posso....
Existe um dito árabe que diz: "eu só tenho filhos enquanto tenho mulher!!!" parece q isso vale para mtas pessoas hj em dia... Infelizmente!!!
Andrea (mensagem de Tercimar Andréa Grassmann)

menina, tem gente que realmente é sem noção. Vc está coberta de razão, tanto em poupar a sua filha quanto em ir atrás por outros meios... faria o mesmo, mas não sem antes fatiar o infeliz só um pouquinho... rsrsrs
E saiba que sua filha tem uma das melhores mães do mundo!

Res: Res: Res: Res: Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 21:07:40hs

Oi Monica,
já iniciei.... ano passado tinha conversado com meu advogado sobre a viagem e ele me disse que assim que eu fechasse o pacote e tivesse documentos com as datas, que era para eu entregar para ele entrar com o pedido... fechei o pacote dia 01/02 e no dia seguinte a cópia de tudo já estava com o advogado.... da última vez que falei com ele, estava tudo no fórum, só que não tinha juiz para assinar pq o anterior tinha sido transferido.... vou ligar novamente essa semana...
Andréa (mensagem de Tercimar Andréa Grassmann)

Definitivamente Deus sabe o que faz... Tenho a filha mas não tenho o ex (sou solteira). Se fosse comigo a criatura já teria ouvido poucas e boas, ou já teria viraqdo um fantasma na Hounted! Não com isso que eu ache que vc não tentou... é apenas um desabafo com relação à situação. Desculpe, Andrea... não queria me meter... mas sou professora e vejo muitos casos assim... onde o adulto (seu ex) não percebe o mal que faz à criança só pra ser impertinente! Desculpe de novo, não deveria ter me metido... desabafei!

Res: Res: Res: Autorização judicial

mensagem postada em 30/07/2013 - 21:07:45hs

Andréa,

O processo para obter a autorização judicial é demorado, pois tem as publicações e os prazos para manifestação. Você já iniciou o processo?

Obrigada Renatog,
eu tenho como comprovar tudo q vc falou, agora é só conseguir a autorização...
Andréa (mensagem de Tercimar Andréa Grassmann)

Passando a loja localizada no Showcase Plaza olhe em direção ao Pavilhão do Marrocos, o que de longe parece um dos prédios daquele pavilhão, na realidade é o topo do Tower of Terror do Parque Disney's Hollywood Studios.