Planejamento - Dinheiro - Limite - e-DPV

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Este tópico se presta para que possamos trocar informações relacionadas ao limite de numerário que podemos levar na viagem sem a necessidade de fazer competente declaração. A Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV) deverá ser apresentada pelo viajante, por meio da internet, no endereço eletrônico - link. Não para a troca de informações relacionadas a cotação do dólar, nem para declinar o nome de empresas.

leia essas informações

Índice  

Maria + Bueno + dúvidas

mensagem postada em 25/03/2011 - 22:03:34hs

Obrigado Bueno e Obrigado Maria.
Pessoal, outra dúvida que tenho é... será que já devo pegar o VTM logo sendo que vou somente em outubro? Parece que há uma taxa de inatividade, e no meu caso, não usarei no Brasil né?

Juarez - VTM

mensagem postada em 25/03/2011 - 22:03:14hs

Ola,

Então cara.. pelas noticias de hoje, o IOF do cartão de crédito vai aumentar mais que o dobro, por isso, recomendo mais ainda que utilize o VTM! Já que a aliquota é bem menor, conforme informado pela Maria F.

E em relação a sua pergunta, quanto antes vc pegar eu acho melhor, porque já pode ir comprando aos poucos, uma pra não ficar muito pesado em comprar tudo de uma vez, e outra, para se livrar do risco de uma alta que talvez possa ocorrer próximo a data da viagem!

Aliás, mais um detalhe, se pretende fazer compras pela internet com o seu VTM, faça o do Cash Passport, porque ele possui 16 digitos (igual à um Cartão de crédito), diferentemente do que ocorre com o VTM de outros lugares, que só possuem 13 digitos (vc não consegue fazer compras na Amazon por exemplo).

Complementando, a taxa de inatividade só é cobrada depois de um certo período, ou seja, se vc compra o cartão, para liberar, vc precisa fazer uma recarga mínima, assim pode ir carregando aos poucos, ao passo que essas recargas caracterizam uma movimentação no seu cartão, logo, o prazo de inatividade não tem muita relevância nesse momento. Somente deve se preocupar com isso, após a viagem (isso se sobrar alguma coisa rsrs...). A propósito eu não me recordo desse período, acho que é algo em torno de 1 ano sem utilizar o cartão. Se alguém puder confirmar agradeço.

Qualquer dúvida é só perguntar.

abraços

VTM e Cartão de crédito

mensagem postada em 28/03/2011 - 13:03:44hs

Pessoal, boa tarde. Sou nova no fórum e vou começar falando sobre um pouco do que li.
Primeiro: não vale a pena carregar o VTM aos poucos, pq cada vez que vc transfere dinheiro tem uma taxa de 20 dólares. Portanto é melhor transferir a maior quantidade possível de uma vez.
Segundo: o cartão VTM é carregado em dólares americanos ou em euros e não pode ser usado no Brasil. Eu tentei usar, não consegui e fui na agência perguntar em explicaram que não pode ser usado aqui..

Eu usei o VTM e o cartão de crédito em NY, Washington e Atlanta em fevereiro/março de 2011.

Importante: nos EUA não é preciso digitar nenhuma senha. Vc mesmo passa o cartão, assina na própria máquina e dá OK. Portanto, é muito perigoso se vc perder o cartão pq QUALQUER PESSOA pode usar. Em algumas lojas, dependendo do valor da compra, pedem o passaporte. Só no metrô de NY foi solicitado o Zip Code na máquina para comprar o metrocard. Coloquei o CEP e deu certo. Em algumas lojas o VTM não passa, mas é muito raro.

Boa viagem a todos

VTM ou Cartão de crédito

mensagem postada em 28/03/2011 - 13:03:32hs

Amigos,
aqui segue uma informação importante para vocês verem se vale a pena usar VTM ou Cartão, após o aumento do IOF.

http://www.viajenaviagem.com/2011/03/enquete-qual-e-o-dolar-do-seu-cartao-de-credito/

Lembrem-se que, além do que o Ricardo Freire fala no texto, o Cartão de Crédito ainda pode dar milhas, importantes pras nossas próximas viagens, hehe.

Visa Travel Money

mensagem postada em 28/03/2011 - 14:03:13hs

Informações sobre taxas do VTM que recebi da operadora de câmbio que contatei.

Valor do cartão R$10,00 (dez reais)

Recarga - Moeda - Dolar

Taxa por cartão adicional US$3,00
Taxa por saque US$2,50 (1)
Taxa de Manutenção US$1,00 (cartão inativo por mais de 3 meses) (2)
Limite por saque US$400,00 (3)
Limite máximo para saques US$1.000,00 (24 horas)
Limite máximo para compras US$5.000,00 (24 horas)
Limite mínimo de carga inicial US$100,00
Limite máximo de saldo US$10.000,00
Limite máximo de carga US$15.000,00 (12 meses)

(1) Algumas operadoras de caixas eletrônicos podem cobrar uma taxa adicional e estabelecer seus limites de retirada que independem do programa de seu cartão.

(2) A Taxa de manutenção será cobrada mensalmente, para os cartões inativos por mais de 3 meses.

(3) Este limite é definido para garantir a segurança da operação, sendo que é possível efetuar vários saques, até que atinja o limite diário informado acima.

Fui informado que não existe a cobrança de anuidade, no entanto, como acima mencionado, a não utilização do cartão por mais de 3 meses incidirá na cobrança de US$1,00 por mês.

Sds.

Recarga VTM

mensagem postada em 28/03/2011 - 15:03:00hs

Ana Maria S BÁrbara,

depende muito de cada caso, porque se vc for fazer a recarga por DOC, realmente, vale a pena fazer a tranferência de uma quantia mais elevada, pra não ter que ficar pagando as taxas de tranferência. Mas, só vejo vantagem em carregar tudo de uma vez por causa disso.

Fiz a ressalva de carregar o cartão aos poucos, porque existem casas de câmbio que emitem um boleto para vc realizar o pagamento, logo, não tem que se preocupar com taxas relativas à transferências bancárias.

Abraços

VTM - TAXA DE INATIVIDADE

mensagem postada em 28/03/2011 - 21:03:30hs

Pessoal, fiz o meu VTM hj e trouxe informações para quem quiser saber, o VTM tem uma taxa de inatividade que, após 03 meses sem uso, é cobrado U$1,00 por mês e sempre que for carregar seu VTM voce paga 0,38% de IOF. Além disso, em saques no exterior vc paga U$ 2,50.

Espero ter ajudado.

juarez

Monica...

mensagem postada em 28/03/2011 - 22:03:21hs

Pois é os "bichinhos" ainda existem e sinceramente, agora depois do advento desse IOF absurdo eles vão voltar com força total.
Acho que vale a pena diversificar e levar em especie e TC, VTM tou achando meio complicado, tem umas taxas e tal e o TC não além de ter um cambio uma merrequinha mais baixa.

Os meus eu comprei no Citi e melhor de tudo como vc falou eles dão troco. rsrsrs

Só para entender mesmo....

mensagem postada em 29/03/2011 - 00:03:52hs

Pessoal, só pra ver se eu entendi direito tudo:

1) Cash: Não é recomendado não levar nada, e no máximo levar até U$ 10.000 por casal. caso passe, precisa declarar e aí pode levar quanto quiser.

2) Cartão de Crédito: Livre, aceita em todos os lugares.

3) Travel Cheque: Bem aceito nas lojas, não entra na conta do cash para declarar e dão troco em dólares.

4) VTM: Depende de onde vc vai fazer em relação a taxas e inatividade, mas em geral é aceito em todos os locais, vc pode sacar para ter dinheiro em cash lá e tem tarifa de IOF bem mais baixo que o CC.

É isso?

Se for, só me resta uma dúvida: qual a diferença entre o VTM e o cartão de débito que temos aqui no brasil (cartão de conta corrente). O nosso cartão de débito, que usamos aqui, pode ser usado normalmente lá, debitando direto da nossa conta no Brasil?

Maria F.

mensagem postada em 29/03/2011 - 08:03:03hs

Olá Maria,

Com exceção ao prazo de inatividade do VTM, as informações são basicamente as mesmas que recebi.

Considerando que a partir de 3 meses de inatividade é cobrado USD 1,00 por mês e com 6 meses de inatividade, USD 3,00 por mês, dá na mesma.

Na emissão do cartão VTM eu paguei R$10,00 porque carreguei menos de USD 1.000,00, acima desse valor o cartão não é cobrado e entregam no seu endereço gratuitamente.

Vale ressaltar que cada operadora deve ter o seu procedimento.

Sds.

No pavilhão americano (Epcot) note que o número romano "IV" do relógio da torre está representado como "IIII" da mesma forma como era empregado na época colonial.