Aluguel de Carro - Carteira de Habilitação

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Peço encarecidamente que não se utilizem do presente tópico para a troca de informações relacionadas a cotações de aluguel de carro. O Viajando para Orlando é patrocinado pela empresa Orlando Tickets Online no referido segmento - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Paulo

 mensagem postada em 08/01/2008 - 16:01:11hs
 
 

Amigo Paulo,
Este exercício é saudável, pois somente assim cada um poderá ter a exata noção de como proceder. Somos diferentes sim, pensamos diferentes sim, mas temos em Orlando uma interseção. Por isso que cada assunto aqui se torna enriquecedor.
Abraços,

 


 
Amigos

 mensagem postada em 08/01/2008 - 14:01:59hs
 
 

Amigos do VPO,

Gostaria de salientar que meus comentários não têm nenhum objetivo de incentivar os usuários do site a agirem assim ou assado. Minha intenção é exercitar o debate e a troca de idéias, com total respeito pelas diferenças de posicionamentos e, eventualmente, proporcionar um ponto de vista mais animador para muitos usuários que estão encarando a falta da PID como um problema a ser enfrentado em seu tão sonhado passeio (principalmente aqueles que manifestaram preocupação em virtude de não terem mais tempo para providenciar).
Acho que a diversidade de idéias é o principal patrimônio deste site, possibilitando às pessoas que formem suas próprias opiniões e decidam o que for mais conveniente a cada um.
É claro que não pretendo fazer do site um Tribunal a decidir quem tem ou não razão. Todo debate é teórico e sempre enriquecedor e, no fim das contas, quem ganha somos todos nós.
Um grande abraço ao amigo Mickkey e demais usuários.

Sds.
Paulo Graça.

 


 
Mickkey

 mensagem postada em 08/01/2008 - 14:01:09hs
 
 

Mickkey,

Parabenizo a vc. pela forma correta, educada e imparcial que vc. tratou este assunto.

Eu procurei dar algumas informações a este respeito com base nas minhas experiências pessoais recentes e também com base na leitura das fontes de referência oficiais.

Eu tenho um amigo advogado que tem uma frase muito interessante (não sei se é de sua autoria) e que gostaria de compartilhar com todos:
"A ninguém é dado o direito de desconhecer a lei"

 


 
Paulo

 mensagem postada em 08/01/2008 - 13:01:28hs
 
 

Concordo com o Paulo.
Não faz nenhum sentido a própria empresa locadora descumprir a lei do país e, em caso de um sinistro, esquivar-se de suas obrigações contratuais alegando que o turista não possui a PID.
As informações constantes do "site" da embaixada dos EUA - "pergunte ao Consul" - sempre indicaram a necessidade da carteira internacional (muito antes da notícia veiculada no jornal "O GLOBO"), mas ninguém precisou apresentá-la às locadoras em Miami e Orlando.
Seja como for, todos somos adultos. Cada um sabe muito bem que arcará com as conseqüências advindas de suas escolhas.

 


 
Prezados Mickkey e Paulo Peixoto,

 mensagem postada em 08/01/2008 - 13:01:24hs
 
 

Parabéns a ambos pela forma cortesa e inteligente como vêm desenvolvendo os seus pontos de vista.

Como participante diminuto nas discussões deste fórum, creio que vocês conseguiram sustentar bem as suas respectivas teses, de maneira polida e educada, de modo a fazer com que questão de tamanho relevo seja devidamente analisada por todos nós, com as prováveis conseqüências dela decorrentes.

Abraços a ambos.

 


 
Paulo

 mensagem postada em 08/01/2008 - 12:01:44hs
 
 

Meu amigo Paulo, claro que vc pode e deve ter sua opinião, mas vc precisa entender que aqui nossas opiniões são divididas por muitos usuários, dentre eles pessoas que nunca viajaram. Seu raciocínio tem lógica embora eu acho que numa confusão fora do seu país qualquer problema é um problemão. Mas não é nem sobre isso que quero falar, quero falar sobre a essencia e finalidade deste site. No site do Estados Unidos da America no Brasil existe um tópico que é: Pergunte ao Consul? E existe somente 16 perguntas/respostas, ou seja, as perguntas mais frequentes e importantes que a Embaixada considera, imagino eu, pois são poucas. Na quinta Pergunta diz:Posso dirigir nos Estados Unidos com minha carteira de motorista brasileira? Posso dirigir no Brasil com minha carteira de motorista norte-americana?
A resposta é a seguinte:
Consul:Se você planeja visitar os Estados Unidos por um curto período e pretende dirigir durante sua estada no país, você precisa ter uma carteira de motorista brasileira válida e também uma permissão internacional para dirigir (International Driver’s Permit – IDP).
A permissão internacional para dirigir só pode ser obtida no mesmo país que emitiu sua carteira de motorista. Os Estados Unidos não emitem carteira de motorista internacional para visitantes estrangeiros. É importante observar que a permissão internacional para dirigir não substitui a carteira de motorista válida de seu país. Na verdade, essa permissão serve como um documento traduzido, e não terá validade se usado sem a carteira de motorista oficial de seu país.
Fique atento para documentos de permissão internacional para dirigir falsos. Antes de solicitar uma permissão no Brasil, é importante entrar em contato com o DETRAN de sua cidade, para saber como obter a permissão internacional para dirigir válida.

Aliado e não menos importante, existe nas locadoras de Orlando (estamos falando apenas de Orlando) tem um papel, cartaz, que o uso da PID é obrigatório.

Ressalto que este forum não é um tribunal de justiça que, como advogados vamos defender o nosso cliente, muito menos uma Faculdade que vamos defender nossa tese. Aqui é um forum de pessoas especiais na sua essência e não tenho dúvida que vc faz parte deste grupo, onde queremos o melhor para todos, postando tudo aquilo que possa facilitar a a nossa vida em Orlando, procurando paz, tranquilidade, harmonia e em especial, nossos sonhos.
Diante destes 03 motivos porque questionar num forum onde a finalidade é amenizarmos problemas e encontrarmos soluções para nossa viagem, seja num roteiro coma Chris, numa compra com a lista da Wal e por ai vai. Porque vamos defender um ponto de vista que pode ser prejudicial a um usuário do VPO?
É essa questão que peço que vc pondere antes de emitir a sua opinião.



 


 
Mickkey

 mensagem postada em 08/01/2008 - 10:01:39hs
 
 

Caro Mickkey,

Desculpe-me, mas você está enganado. Se o turista entra em uma locadora de veículos, em outro país, lhe são exigidos os documentos X, Y e Z para efetivação da locação e dos seguros próprios e ele fornece os documentos solicitados, sua responsabilidade encerra-se ali. Ele somente será responsabilizado caso tenha apresentado algum documento falso, que não é o caso em debate. O turista não é obrigado a ter conhecimento prévio do que é exigido em determinado país para que ele possa dirigir ali. Até porque, ele pode tomar esta decisão (de alugar um carro), depois de lá estar, sem qualquer estudo prévio, devendo procurar uma locadora para se informar. É do comerciante que explora a atividade de locação de veículos a responsabilidade de informá-lo acerca dos requisitos e impedi-lo de alugar o carro, caso não tenha os documentos necessários. Não se pode imaginar que uma locadora de veículos, principalmente nos EUA, possa dar um "jeitinho" e liberar um carro sem que o turista tenha apresentado tudo que a lei amerinana exige e, posteriormente, em caso de sinistro, alegar que não tem nada com isso. Se faz assim (pelo fato de poucos possuirem a PID), se torna responsável. Claro que, como estamos falando de viagens a Orlando, destino em que, tradicionalmente, as pessoas alugam carros, é comum que o turista se informe previamente do que é necessário, mas isto não é imperativo.
Não estamos falando de casos em que a conduta do turista dependa exclusivamente dele, como por exemplo, usar drogas ou atravessar forma da faixa. Nestes casos, sua colocação procede, pois o turista não poderá alegar o desconhecimento da lei para se isentar de responsabilidade. Na Holanda, pode-se fumar maconha em determinados locais e contratar "serviços sexuais" sem qualquer problema, enquanto que nos EUA, pode-se ser preso por isso.
Mantenho meu ponto de vista e respeito o seu.

Sds
Paulo

 


 
Paulo Peixoto

 mensagem postada em 07/01/2008 - 23:01:43hs
 
 

A primeira obrigação é do viajante de boa fé. Ele é que está viajando para um outro país e deve se informar se no referido país é obrigatório o uso da PID. O resto da resposta já está mais do que discutido em outros posts abaixo, basta perder um pouco de tempo e ler.

 


 
Carteira Internacional

 mensagem postada em 07/01/2008 - 13:01:09hs
 
 

Caros Amigos,

Pretendo ir a Orlando em Setembro e tenho acompanhado com muito interesse o debate de vcs acerca da necessidade ou não da Carteira Internacional. Pelos depoimentos, acho que não resta qualquer dúvida de que as locadoras de Orlando não exigem o documento para liberação do carro. A pergunta que se impõe é: e em caso de sinistro? Como agirão as seguradoras? Acho importante o depoimento de alguém que já tenha passado por isso em Orlando, especificamente, sem a Carteira Internacional. ~
Agora uma reflexão: As locadoras, mesmo com a sanha capitalista de ganhar dinheiro, jamais se livrariam de responsabilidade ao liberarem os carros sem a observância dos requisitos legais impostos pelas leis americanas. Em caso de sinistro, jamais ficariam livres da responsabilidade. Afinal, quem tem que conhecer a Lei Americana é o estabelecimento comercial de lá, e não o turista. O turista aluga o carro de boa fé e apresenta os documentos que lhe são exigidos. Portanto, se as locadoras estão alugando sem exigirem a Carteira Internacional, acho que realmente não deve ser necessária...
Sds.
Paulo Graça.

 


 
Olá Laura77!

 mensagem postada em 07/01/2008 - 12:01:11hs
 
 

Peço encarecidamente que obedeça as regras do nosso fórum. Aliás, anuídas quando do seu cadastramento no meu site.

Qualquer dúvida consulte:
- Regras do fórum
- Esclarecimentos sobre o site

Atenciosamente,
Luiz Carlos Pantoja Filho

 


 
 
Na atração Carrossel do Progresso você encontra o cão Rover - tão querido por Walt - que também pode ser visto na Mansão Mal-Assombrada, junto do zelador e também nos Piratas do Caribe, com as chaves a boca, próximo a alguns prisioneiros.