Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Cota de Isenção

mensagem postada em 12/12/2009 - 19:12:09hs

Olá! Tenho uma pequena dúvida. Sei que a cota de isenção é de US$ 500,00 por pessoa. Vou para Orlando com minha esposa e pretendo trazer, basicamente, uma filmadora de alta definição que custa em torno de US$ 750,00.

A filmadora estará isenta, já que o casal tem junto o limite de US$ 1.000,00 de isenção ou a cota vale apenas individualmente? Ou seja, terei que pagar o imposto da diferença da isenção (US$ 500,00)?

Grato pelas respostas.

Notebook

mensagem postada em 13/12/2009 - 16:12:55hs

Olá, tenho uma dúvida. Ao declarar um notebook, único eletrônico que irei trazer, já ultrapasso os U$500. Porém além dele, terei na minha mala outras coisas como cremes, tênis, roupas... eles implicam com isso? Como o pessoal costuma fazer? Declara o notebook e o resto passa tranquilo?
Muito obrigada!
Bianca.

mensagem postada em 14/12/2009 - 14:12:59hs

oi pessoal
voltamos agora e achamos a alfândega uma maravilha....rs
nem olharam pra gente.... diferente do ano passado q todas as malas passaram pelo rx, esse ano nenhuma mala passou pelo rx, entregamos o papel e passamos direto

Bianca Reis

mensagem postada em 14/12/2009 - 15:12:42hs

Olá Bianca. Vc terá que pagar apenas 50% sobre o valor que passar de US500. Roupas, tenis, perfumes eles nem olham, a não ser que vc traga em quantidades absurdas os fazendo desconfiar que vc traz para vender. Se for um quantidade normal eles nem olham.

Abraço.
Otávio

Bianca Reis

mensagem postada em 14/12/2009 - 15:12:37hs

Pois é Bianca, sexta-feira eu embarco. O sono já não é mais o mesmo agora hahahaha

Já até imprimi os cupons de desconto, falta só colocar uma meia dúzia de coisas na mala que o resto a gente compra lá !!

Um abraço.
Otávio

mensagem postada em 14/12/2009 - 17:12:25hs

Boa Noite galera!
Vou pra Orlando agora no final do ano e trarei um notebook de US$700... Quero declará-lo e pagar o imposto devido. Como o trarei na bagagem de mão, quando for declarar terei que abrir minhas malas para serem vistoriadas completamente? Tipo, o fato de declarar algo, faz com que tenha que revistar minhas malas?
E pra pagar o imposto, como se faz? Chego de TAM cedo numa segunda-feira... Dá pra pagar com cartão em Guarulhos?

Obrigado
Abraços,
Isaac

Compra em Free-shop nos EUA

mensagem postada em 14/12/2009 - 23:12:17hs

Olá,
Caso eu compre algo em free-shop nos EUA, antes de embarcar de volta para o Brasil, estas compras entram na minha cota "extra" de US$ 500 (ou seja, US$ 500 de compras normais e mais US$ 500 de compras no free-shop)?

Pergunto isso pois vou voltar por Manaus, e lá não tem free-shop. Então gostaria de aproveitar e comprar no free-shop do aeroporto dos EUA, p/ aproveitar a cota "extra".

Alexandre

Pgto do imposto

mensagem postada em 29/12/2009 - 21:12:16hs

Pelo que andei lendo nesse tópico quem passa a cota de 500 dólares paga o imposto através de uma DARF.
Isso é pago no próprio aeroporto? E alguém saberia me dizer as formas de pgto aceitas?

Obrigada!

pagamento de multa

mensagem postada em 29/12/2009 - 23:12:08hs

Pessoal é o seguinte, meu pai ja comprou mais q o
dobro da minha cota em eletronico para que eu traga
pra ele. Ele está se confiando que se eu tentar
passar na fila de nada a declarar com o notebook e a
camera filmadora a tira colo eles vao passar
despercebidos como ítens pessoais... bem pode colar
como pode nao colar... como é minha primeiro viagem e
vou apenas eu e meu namorado sem experiencia tambem,
gostaria de saber o que de pior poderia acontecer
para poder me preparar e saber como agir. A
mercadoria ficará apreendida? A guia DARF eu posso
pagar no proprio aeroporto? no caso o de recife...
enfim, estou realmente muito preocupada quanto a isso
e iria ficar muito grata caso alguem me ajudasse.
obrigada

Multas

mensagem postada em 31/12/2009 - 10:12:47hs

Bem, eu parei na alfandega via Manaus, meu marido foi parado, eu não. Passei 200 dolares da cota de uma filmadora.´bem o pagamento e feito (em manaus) na hora, cheguei em um domingo, em um caixa eletronigo do banco do brasil.

Você Sabia Que ... O número do prédio do corpo de bombeiros da Main Street U.S.A é “71” em homenagem a inauguração do Magic Kingdom que se deu em 01 de outubro de 1971.