Passaporte

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Mario Martins

 mensagem postada em 01/04/2013 - 10:04:02hs
 
 

É verdade! O seu passaporte tem que estar válido durante o período que vc estiver lá.Não se preocupe, vc pode ir com o seu passaporto atual. Em janeiro/2010 fui p/ os EUA e meu passaporte vencia em maio/2010. Não tive nenhum problema para entrar no País.

Veja o que diz o site da Embaixada Americana sobre isso:

O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte.

 


 
Mário

 mensagem postada em 01/04/2013 - 10:04:48hs
 
 

É recomendável entrar com no máximo 6 meses antes de vencer o passaporte.

Porém, na prática, o que acontece é que depende do agente da imigração que te atender... eu viajo em setembro e meu passaporte vence em outubro, no entanto, 5ª feira eu já pego meu novo passaporte!!

Acho recomendável não correr o risco.


E se servir como relato, eu sempre tiro no Núcleo de Passaportes, na Policia Federal aqui em Sp... demorei menos de 10 minutos lá dentro, de tão rápido que foi todo atendimento!!!!

 


 
Dúvida - Fábio Liporace e quem souber

 mensagem postada em 01/04/2013 - 10:04:10hs
 
 

Há uma espera de 2 meses ou mais para se tirar novo passaporte no Rio. O meu vence em 24/11/13. Estou fechando viagem para Vegas saindo 04/06 e retorno 16/06/13. Portanto viajaria com passaporte válido por 5 meses da data da entrada nos EUA. Já lí em alguns lugares que os EUA não exigem passaporte válido por no mínimo 6 meses a partir da entrada. É verdade?

 


 
Quel

 mensagem postada em 28/03/2013 - 21:03:01hs
 
 


Bom saber dessa questão da justificativa eleitoral, pois meu digníssimo marido simplesmente esqueceu de justificar e só me avisou isso 1 semana antes de entregar os docs na PF. Ele tem um recibo de justificativa, mas não consigo imprimir a quitação eleitoral porque acho que não deram baixa ainda no sistema. E detalhe: o TRE aqui da minha região está fechado desde ontem. A páscoa começou cedo para eles, né? Rs.

 


 
Willian Cheng/Danielle Trigueiros Macedo

 mensagem postada em 28/03/2013 - 17:03:23hs
 
 

Boa tarde pessoal,

Willian Cheng graças a Deus a menina foi super legal sim. Olha, nem eu sei qdo vou direto, rsrrs, o importante é que vou. Mas, muito obrigado e para vc tbm.

Danielle Trigueiros Macedo ela me falou dessa declaração tem que assinar mesmo, ela disse que alguns diz que não mudou e qdo vão ver foi mudado sim, disse ela que pode até dar cadeia, sei lá, na dúvida... Foi sorte mesmo levar a sua certidão.

Agora para quem vai ainda tirar: não esqueçam de levar o comprovante de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral, pq pagar na banca de jornal R$ 10,00 só para isso é duro. Uma dica que ela me deu foi que vc pode entrar lá na hora no site do tse pelo celular e mostrar para atende, pelo cel mesmo e pronto, acredita? É só para ela ver!!!

Abraços

 


 
Quel

 mensagem postada em 28/03/2013 - 16:03:54hs
 
 

Sorte sua mesmo!
Eu não mudei meu nome depois de casada, e mesmo assim o pessoal da PF no Galeão - RJ me fez preencher um papel declarando que não mudei meu nome. E sorte que eu tinha levado a certidão de casamento tb, senão nem iam recolher meus documentos.

 


 
Quel

 mensagem postada em 28/03/2013 - 14:03:54hs
 
 

Que ótimo! O agente que te atendeu foi coerente e sensato, já o que atendeu a minha esposa... deve ter acordado indisposto e descontou nos outros.

Não sei quando vai viajar, mas desde já desejo uma boa viagem.

 


 
Nome de casada

 mensagem postada em 27/03/2013 - 23:03:49hs
 
 

Então... fui tirar meu passaporte hoje. Como na certidão o meu nome mudou o passaporte vem com o nome que está na certidão. E ela me orientou a está alterando os meus documentos. Mas Graças a Deus sem problemas.

Muito obrigado pela a ajuda de vcs

abraços

Raquel

 


 
Quel - "nome de casada"

 mensagem postada em 27/03/2013 - 09:03:49hs
 
 

Se voce não possuir nenhum documento de identidade com o nome de casada, infelizmente voce terá problemas.

A minha esposa passou por isto em 2011, quando precisou solicitar um novo passaporte, antes disto nunca havia enfrentado problemas por causa do nome de casada. Nesta última vez ela foi obrigada a requerer uma segunda via do R.G. com o nome de casada.

 


 
Raquel

 mensagem postada em 27/03/2013 - 08:03:20hs
 
 

Documentação para Passaporte Comum
O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06):
(conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões)

Importante: Se o requerente for menor de 18 anos clique aqui para obter mais informações.

1.0 - Documento de Identidade, para maiores de 12 anos

1.1 - Podem ser aceitos como documento de identidade:

cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
passaporte brasileiro anterior;
carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual - vide item 1.6);

carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;

carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
1.2 - ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado.
1.3 - A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
1.4 - A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
1.5 - O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
1.6 - Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.

2.0 - Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.

3.0 - Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

4.0 - Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.

5.0 - Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
5.1 - O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.

6.0 - Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
6.1 - O brasileiro que tiver seu passaporte inutilizado por repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Assim, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte, que acarreta providências inúteis da PF visando à recuperação do documento.
6.2 - Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

7.0 - CPF
7.1 - do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado;
7.2 - de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
7.3 - a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita por intermédio da apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF; Comprovante de Inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal); Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir do site da Receita Federal; Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente à época.

 


 
 
Quando anoitece é possível observar no segundo andar da Mansão Mal-Assombrada na janela acima da porta de entrada a figura de um fantasma passando entre os cômodos.