Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Luciana

mensagem postada em 29/09/2009 - 15:09:03hs

Olá Luciana,

Realmente é uma situação complicada, pois vcs tiraram os passaportes num período que estava em transição de obrigatoriedade ou não de informações. Veja o texto abaixo do site da ESTA...
-----------------------------
Passaportes de leitura digital emitidos ou renovados a ou depois de 26/10/2005 até 25/10/2006, devem cumprir os seguintes requisitos. Obrigatoriedade de apresentar fotografia digital impressa na página de dados do passaporte OU chip integrado com informações na página de dados (passaporte electrónico). Uma fotografia digital é uma impressão na página, não uma fotografia colada ou laminada juntamente com o passaporte.

Passaportes de leitura digital emitidos ou renovados a ou depois de 10/26/06 devem ser passaportes electrónicos.

---------------------------

Pelo o que diz o texto acima, o passaporte emitido nesse período (26/10/2005 até 25/10/2006), o que é o seu caso (Abril/06), deve ter a fotografia digital ou o chip eletronico na capa (o passaporte que tem o "chip" tem um desenho pequeno na capa em forma de retângulo com uma bola dentro).

Se o passaporte não tiver esse "chip" daí vc terá que ou tirar um novo pelo consulado, ou tentar o visto (daí pelo brasileiro). Acho que vc pode tentar primeiramente tirar um novo passaporte onde irá cumprir todos os requsitos para adesão ao VWP. Somente em último caso tirar o visto.

Qualquer dúvida, pode perguntar, ok?

Abraço!

Passaporte Europeu

mensagem postada em 29/09/2009 - 15:09:54hs

Oi Daniel, os passaportes italianos que eu tenho foram emitidos em 04 de abril de 2006, válidos por 10 anos (somente com leitura óptica).

Se o consulado não concordar em atualizá-los pelo digital, aí então precisaremos de visto, não é? E sendo assim, pode-se tirar visto no passaporte italiano? Isto é que não sei como funciona...

Abs, Luciana.

Daniel e Raphael

mensagem postada em 29/09/2009 - 08:09:08hs

Oi,

Acabei de entrar no site da empresa de segurança que emite os passaporte espanhóis e realmente ele tem um chip na contracapa com a foto do dono do passaporte.O chip, pelo que entendi, não fica visível. Futuramente ( acho que até 2010) outros dados serâo inseridos no chip (impressôes digitais, por exemplo).

Abs
Rosa

Raphael

mensagem postada em 28/09/2009 - 22:09:56hs

Obrigada pela resposta.
Eu li num site dos EUA que passaportes emitidos a partir de 11/2006 tem que ser e-passport(como o Daniel colocou mais abaixo).Nesse mesmo site diz que você reconhece o e-passport pelo simbolo da capa. Sabe qual o meu medo? Que a Espanha tenha colocado aquele simbolo e só!!! Eles não fazem muita questão em se adequar as regras dos EUA. No consulado hoje me falaram que para todos os paises da Europa este passaporte esta OK.
Acho que vou ao consulado americano ver se consigo mais informações. Ou esperar que algum espanhol se manifeste.

Abs
Rosa

Daniel

mensagem postada em 28/09/2009 - 22:09:06hs

É acho que deve ser paranóia minha. Eu também já fui com o passaporte espanhol (5 vezes) e nunca tive problemas. Só estou preocupada com as novas regras a partir de jul/09. Tenho medo de que eles estejam exigindo o passaporte como esse da Luciana (Portugal). Ele é eletrônico e tem dados como altura, impressões digitais etc...
Soube por alto que todos os paises da Comunidade Européia deverão ter esse tipo de passaporte num futuro próximo, mas atualmente só Portugal esta emitindo.
Você foi este ano mas todas as vezes antes de julho não é?
De qualquer forma gostaria de saber de um espanhol que tenha ido depois de julho.

Obrigada pela atenção
Abs
Rosa

VWP - Luciana e Rosa

mensagem postada em 28/09/2009 - 21:09:37hs

O Daniel trouxe todas as informações, impecável!
O ponto crucial para a isenção de visto, realmente, é a data da emissão e o tipo de passaporte.
O meu é de leitura ótica, sem foto digital (é colada). Foi emitido antes de 26/10/2005, por isso não precisei de visto.
Ele não tem esse símbolo do e-passport na capa, por isso acredito que os que possuem esse símbolo sejam com o malfadado chip...
Realmente no meu caso, tenho certeza de que os países que visitei foram determinantes para que eu tivesse problemas na imigração. Minha tia e meus primos vão aos EUA constantemente com o passaporte italiano e nunca tiveram problema.
Depois de preenchida e aprovada a ESTA, acho que seria bom imprimir e levar o papel com o número de aprovação, só para garantir e para mostrar na cia aérea (check-in), pois a imigração americana tem ele no sistema. No meu caso, entreguei o papel e o oficial se lixou: abriu, viu o que era e me devolveu, em menos de 2 segundos (não checou número nem nada, inclusive o próprio site informa que enão é obrigatório apresentar a ESTA na imigração).

Luciana

mensagem postada em 28/09/2009 - 20:09:58hs

Olá Luciana,

Não há a necessidade de visto caso vcs tirem o passaporte italiano. Apenas o cadastramento na ESTA.

Se vcs forem com o brasileiro aí sim precisa do visto, o que acredito não ser um bom negócio...

No seu caso (passaporte português) basta somente o cadastramento no site da ESTA.

https://esta.cbp.dhs.gov/

Abraço!

Passaporte europeu

mensagem postada em 28/09/2009 - 20:09:44hs

Olá Rosa e Daniel!!! Obrigada pelas informações. Vamos tentar entrar em contato com o consulado italiano do RJ para tentar emitir outro passaporte que se adeque totalmente ao VWP, uma vez que os nossos não possuem nem a foto digital... No caso de necessitarmos do visto, vocês acham melhor tirar no passaporte italiano ou brasileiro?
No meu caso tenho o passaporte português eletronico,, acho que somente preciso me cadastrar no site e obter a senha para viajar, correto?

Obrigada,
Luciana.

Rosa Quintero

mensagem postada em 28/09/2009 - 19:09:09hs

Olá Rosa, tudo bem?

O meu passaporte é esse mesmo. Eu li acho que no site ESTA que o "chip" armazena dados biométricos da pessoa... ????? Achei estranho, mas...

Eu li o relato do Raphael sim... Achei um absurdo mas em se tratando de EUA pode-se esperar tudo... Já entrei 3x com esse passaporte e não tive nenhum problema (eu acho q no caso do Raphael eles complicaram pois ele já tinha ido para países que eles "consideram" de risco ao país...). Por isso que fizeram aquele verdadeiro terror... Acho também que o funcionário naquele dia queria "mostrar serviço" e acabou fazendo isso com ele.

Acho que não tem o que temer... Tendo a ESTA em mãos (eles não me pediram, devem ter no sistema) em caso de algum problema, não se deve temer...

Abraço!

Daniel

mensagem postada em 28/09/2009 - 17:09:27hs

Oi Daniel!
Seu passaporte é italiano não?
Ele tem aquele simbolo na capa? O de e-passport?
Parece um retângulo com uma bola no meio?
O meu tem mas eu não consigo ver chip nele.
Hoje fui ao consulado espanhol e eles confirmaram que é o modelo atual da Europa mas , chip que é bom ningúem sabe informar nada.
Que dados serão estes que tem que estar nesse chip?
Já tinha ficado tranquila quanto a isso, até porque os espanhóis continuam viajando para os EUA sem visto, mas depois do relato do Raphael (você leu?) voltei a ficar preocupada

Abs
Rosa

Em Libery Square você encontra um enorme carvalho ("Liberty Square Tree" - "Árvore da Liberdade") onde existem 13 lanternas que representam as 13 colônias independentes americanas.