Embarque - Declaração de Bens

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Cota R$ 10.000 - Uma duvida

mensagem postada em 20/03/2014 - 16:03:11hs

Pessoal, seguinte.

A Principio vou pegar dólares para mim e minha namorada, cerca de $7000,00 em um banco no qual sou correntista.

$4000,00 fica comigo e $3000,00 com ela..Agora me surge a duvida, como eu vou comprar os dólares no banco, isto vai ficar associado ao CPF, devo fazer a declaração na receita dos R$ 10,000, mesmo assim ao viajar ? Ou por estar portando $4000 não preciso declarar? Entendo que só seria pela saia/entrada de valores.

Sobre este $7000,00 não pago IRPF certo?

Outra dúvida..
Vou comprar um Play 4 + Controle + Fone Ouvido, isto vai dar cerca de $600,00 devo declarar ? A partir do momento que declaro minha bagagem de mão é checada ?

Obrigado!

Res: Res: Res: Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 20/03/2014 - 15:03:31hs

Pessoal,

Ainda insistindo um pouco nesse assunto me veio uma, na realidade duas dúvidas com relação ao limite de R$ 10.000,00. A primeira é que venho lendo em fóruns diferentes definições diferentes, uns dizem que esse valor é por pessoa e noutros dizem ser esse valor por família, qual o certo? E ultrapassando esse valor, sendo por família ou pessoal, o que acontece? Pagamos algo ou a declaração é somente para "constar"? E lá nos EUA, há alguma restrição quanto ao montante máximo? Havendo algum problema, qual solução sugerem?

Sei que disse duas, mas elas foram aparecendo, rsrs...

Abraços!

Ainda sobre esse assunto...

Viajando com mais de R$10 mil e sendo parte desse valor em moeda estrangeira, nossa única preocupação deve ser ter comprovantes de compra dessa parte em moeda estrangeira em valor igual ao superior ao que se está levando, certo?

E esses comprovantes tem que ser de até quanto tempo antes da viagem? Se eu levar, digamos, U$1 mil no meio deste ano, os comprovantes das compras desse numerário tem que ser todos deste ano? Podem ser do ano passado? De 3 anos atrás? Pois podem ser sobras de uma viagem antiga minha. E se eu saquei esse dinheiro no exterior, pode ser o comprovante da ATM?

Como ano passado foi a primeira vez que eu comprei dólares, uma coisa que eu já pretendo fazer é, na declaração de IR que estou fazendo, incluir na parte de bens os dólares que sobraram da viagem do ano passado.
(mensagem de Andre Luis Dantas)

Informaçao que tenho é que a Receita faz a conversao no dolar do dia. (mensagem de Renan Gomes Silva)

OK, mas a Receita vai querer saber onde eu arrumei esses dólares, certo? Se eu apresentar um comprovante da casa de câmbio de 2010 ela vai aceitar?

Deve aceitar.. mas para a cota.. vao usar a cotaçao do dia e nao a cotacao do recibo.

Eu acho.... (mensagem de Renan Gomes Silva)

Res: Res: Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 13/03/2014 - 11:03:20hs

Viajando com mais de R$10 mil e sendo parte desse valor em moeda estrangeira, nossa única preocupação deve ser ter comprovantes de compra dessa parte em moeda estrangeira em valor igual ao superior ao que se está levando, certo?

E esses comprovantes tem que ser de até quanto tempo antes da viagem? Se eu levar, digamos, U$1 mil no meio deste ano, os comprovantes das compras desse numerário tem que ser todos deste ano? Podem ser do ano passado? De 3 anos atrás? Pois podem ser sobras de uma viagem antiga minha. E se eu saquei esse dinheiro no exterior, pode ser o comprovante da ATM?

Como ano passado foi a primeira vez que eu comprei dólares, uma coisa que eu já pretendo fazer é, na declaração de IR que estou fazendo, incluir na parte de bens os dólares que sobraram da viagem do ano passado.

Informaçao que tenho é que a Receita faz a conversao no dolar do dia. (mensagem de Renan Gomes Silva)

OK, mas a Receita vai querer saber onde eu arrumei esses dólares, certo? Se eu apresentar um comprovante da casa de câmbio de 2010 ela vai aceitar?

Deve aceitar.. mas para a cota.. vao usar a cotaçao do dia e nao a cotacao do recibo.

Eu acho....

Res: Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 13/03/2014 - 11:03:46hs

Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 13/03/2014 - 10:03:00hs

Informaçao que tenho é que a Receita faz a conversao no dolar do dia.

Res: Ainda sobre a cota R$ 10mil

mensagem postada em 13/03/2014 - 01:03:54hs

Caros amigos, estarei indo aos EUA em breve e minha preocupação sobre essa cota é:

Na cidade em que minha namorada mora em nenhum lugar vendem dolar em especia, apenas em cartão e ela não quer assim!
Então acabei comprando para mim e para ela(mas tudo em meu CPF), sendo que no total passou dos R$ 10mil, então minha duvida..
- Sendo que ela esta com a metade desses dolares e eu a outra metade, sendo assim o valor para cada fica menor que a cota dos R$10mil, preciso mesmo assim declarar?
Porque fiquei sem entender se declara é quem comprou mais que 10mil reais ou se você esta saindo/portando mais de 10mil reais.
(mensagem de David Rios)

Declaração para quem PORTAR mais de R$ 10,000,00! ;-)

Ainda sobre a cota R$ 10mil

mensagem postada em 12/03/2014 - 22:03:32hs

Caros amigos, estarei indo aos EUA em breve e minha preocupação sobre essa cota é:

Na cidade em que minha namorada mora em nenhum lugar vendem dolar em especia, apenas em cartão e ela não quer assim!
Então acabei comprando para mim e para ela(mas tudo em meu CPF), sendo que no total passou dos R$ 10mil, então minha duvida..
- Sendo que ela esta com a metade desses dolares e eu a outra metade, sendo assim o valor para cada fica menor que a cota dos R$10mil, preciso mesmo assim declarar?
Porque fiquei sem entender se declara é quem comprou mais que 10mil reais ou se você esta saindo/portando mais de 10mil reais.

Cota de R$10mil

mensagem postada em 12/03/2014 - 22:03:53hs

Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 12/03/2014 - 13:03:58hs

Pessoal,

Alguém sabe explicar melhor essa cota? Afinal, é por pessoa ou por família?

A dos EUA (US$10mil) pra mim está claro que é por família. (mensagem de Marcelo de Souza)

Marcelo, para de causar...rs
É por pessoa cara! Acima disso precisa declarar a saida e/ou entrada do dinheiro a receita!

Abs

Marco Correia

Res: Res: Cota de R$10mil

mensagem postada em 11/03/2014 - 18:03:24hs

Pessoal,

Alguém sabe explicar melhor essa cota? Afinal, é por pessoa ou por família?

A dos EUA (US$10mil) pra mim está claro que é por família. (mensagem de Marcelo de Souza)

Prezado Marcelo de Souza,

O viajante que sair do Brasil, ou entrar, com mais de R$ 10.000,00 (dez mil reais), ou valor equivalente em outra moeda, está obrigado a fazer uma e-DPV (Declaração de Porte de Valores). Portanto, interpreto "viajante" como uma única pessoa e não por "família".

Já nos Estados Unidos o viajante - ou família - deve declarar se está portando importância igual ou superior a US$ 10.000,00 no formulário 6059-B preenchendo posteriormente formulário \"Report of International Transportation of Currency and Monetary Instruments\" FinCEN 105 (CF 4790) - link. No texto consta: "Please be aware, if persons/family members traveling together have $10,000 or more, they cannot divide the currency between each other to avoid declaring the currency." ("Lembre-se, pessoas ou membros de uma família que viajam juntas e portam US$ 10.000 ou mais não podem dividir entre si para evitar a declaração")

Peço que algum outro colega me corrija se estiver enganado.

Um forte abraço,
Luiz Carlos ºoº (mensagem de Luiz Carlos Pantoja Filho)

Perfeito Pantoja... no Brasil cota individual equivalente a R$10.000,00 (dez mil reais) algo em torno de US$4.000,00 (quatro mil dolares).

Nos Estados Unidos a cota é familiar!! soma de todos!! de até US$10.000,00 (dez mil dolares) equivalente a R$25.000,00 ( vinte e cinco mil reais).

Olha que dificil... ao entrar la, temos que declarar se temos mais de até 10 mil dolares por familia, mas ao sair daqui só podemos sair sem declarar com até 4mil dolares por pessoa.

ps: tudo isso em especie (cash)

O geito era levar no VTM!!, mas agora com o IOF alto? kkk éee...phod...

Nao é proibido sair com mais daqui ou entrar com mais lá... basta declarar...

Aqui se nao declarar... multa, apreensao do dinheiro e processo.

Lá... cadeia!! (lembra dos Bispos da Igreja do Kaká? foram presos em função disso)

Ps: na pratica... aqui a fiscalizacao é fraca... mas nao arrisco... la? nao arrisco nunca!!!

p

Geralmente a Disney emprega a técnica conhecida como "perspectiva forçada" para fazer com que os edifícios pareçam maiores do que são realmente. Contudo, no pavilhão americano (Epcot), ocorreu o inverso, o prédio de 05 andares aparenta ter apenas 02, com o objetivo de manter o estilo da época colonial.