Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
RENATA E PRSICILA

 mensagem postada em 29/05/2011 - 13:05:28hs
 
 

Obrigado pelo imteresse, mas a questao e outra.

Se voce ja for selecionado para passar suas malas na esteira do Raio X, o que vc esta carregando nas ROUPAS QUE ESTA USANDO e revistado?

Se colocar um eletronico no bolso serei revistado?

 


 
REVISTA PESSOAL

 mensagem postada em 27/05/2011 - 07:05:46hs
 
 

Gostraia de saber se somente as malas sao revistadas ou se o passageiro tambem e.

Se colocar meus eletronicos no bolso da minha roupa, relogios no pulso poderia passar minhas malas no Raio X sem problemas.

Alguma experiencia com IPAD2?

Penso em colocar no meio das minhas roupas.

 


 
PASSEI HOJE NA DE BSB!!

 mensagem postada em 21/05/2011 - 15:05:01hs
 
 

gente passei hoje de manha na alfandega de brasilia eu fiquei impressionado e ate agora nao to acreditando oq aconteceu comigo.....
estava com 3 malas grandes lotadas tinha uma pde bordo um xbox numa sacola e meu notebook numa pastinha isso tudo sozinho pq minha namorada estava no freeshop, ai quando chegou minha vez entreguei o meu papel e da minha namorada para oficial que perguntou se eu tava no brasil de ferias ou se tava voltando pra casa.... respondi que mora aqui. ai ele perguntou se eu tinha ipad ipod iphone eu disse que nao! (que era verdade) so mmeu notebook mais era velho que eu tinha levado e tava com a nota.
ai ele perguntou se eu tinha comprado relogio eu disse que sim uns 3 ou 4! (na verdade eu tava com 6 nas malas.
e por fim perguntou se eu tinha comprado produto para revender eu disse que nao...
ai ele falou para eu seguir pela esquerda, ja pensei na hora comigo mesmo pronto ferrou......
quando eu vi pela esquerda era a saida .... resumindo nao passei nem pelo raio X quando vi a saida eu ja sai correndo vai que o cara muda de ideia .... larguei minha namorada la no free shop, ela nao viu nada disso acontecer disse que foi me procurar ai perguntou pra esse oficial ele disse que eu ja tinha sido liberado e tava na saida!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! SORTEEEEE!!!
MAIS TINHA MTA MTA MTA GENTE TENDO QUE PASSAR NO RIO X tipo de 50 pessoas 40 iam pro raio x....... e isso galera minha experiencia hoje com a alfandega de brasilia

 


 
São Paulo

 mensagem postada em 20/05/2011 - 10:05:41hs
 
 

Gente, voltei de Orlando por São Paulo. A fila do nada a declarar estava IMENSAAAAA. Fiquei feliz que só. Pensei: No meio de taaaanta gente, a probabilidade de o fiscal não ia cismar comigo era mínima. Seguimos, eu e minha filha, para esteira, pois precisávamos pegar nossas malas. Estavamos com 03 malas. Logo que a esteira começou a rodar, vieram duas de nossas malas. Pegamo-as e ficamos aguardando a terceira, até q a esteira foi desligada e o funcionário da AA disse q n tinham mais malas. Fiquei desesperadaaa. Tivemos que fazer registro de extravio e tudo mais. A sorte foi que a mala apareceu do nada no aeroporto. Bem, com as malas em mãos, seguimos para as compras finais no free shop. Qdo saimos de lá, a fila tinha sumidoooo. Fiquei doida. Pensei: O cara vai revistar tuuudo. Qual foi minha surpresa qdo passamos rapidamente, entregamos o formulário e pronto. Minha filha disse q nem viu a cara do fiscal hshaushuahuhsuah

 


 
Relato em Manaus

 mensagem postada em 16/05/2011 - 11:05:12hs
 
 

Galera, segue meu relato referente ao desembarque em Manaus. Este relato fiz no tópico de Cota de Isenção em Novembro do ano passado, mas vou deixa-lo aqui tb:

Fala galera, chegou minha hora de contribuir com vocês minha experiência na Receita Federal em Manaus. Cheguei dia 21/11/10 domingo por volta das 11 da manhã, onde somente o voo de Miami estava desembarcando. Havia 04 auditores fazendo a checagem para a revista pessoal, onde duas filas são feitas, bens a declarar (50%) e a fila dos desesperados (revista pessoal 100% multa)

Na fila da porta da esperança (nada a declarar) havia somente um funcionário, com idade aproximada de 30 anos, muito receptivo e atencioso com os passageiros. Ele quem decide se vai pra revista ou vai embora... Como passei muito tempo ao lado dele, resolvi puxar papo e ai consegui algumas informações como: Jovens adolescentes são os preferidos para ir para a revista pessoal, pois a probabilidade de estar excedendo a cota é enorme. Já as outras pessoas, com aparencia tranquila e pouca bagagem passam direto. Ele disse que no maximo 10% do voo é parado para checagem.

No meu caso comprei laptop, PS3 e uma porrada de coisas dentro de uma única mala. Disse a ele que ia declarar pois o laptop foi 349,00 dolares e ps3 299,00, entao excedeu 148 dolares (imposto de 74 doletas) isso é o que eu estava imaginando...

Quem vai declarar ou vai para a revista TODOS VÃO PARA O RAIO-X, MASS quem tem a intenção de declarar tem maior boa vontade dos auditores. Foi o que percebi... O auditor anotou o serial dos equipamentos na declaração e passou minha mala no raio-x. Suspense... Ele com calma de monge me pergunta:

Auditor: O que vc comprou nas férias??
EU: Comprei roupas, perfumes, laptop, vídeo game e besteiras.
Auditor: Cara, eu sei tudo que voce comprou, e sei que você tem dois relógios dentro dos tênis. – A tensão aumenta...
EU: Sim claro, esta no meio das besteiras que falei anteriormente.
Auditor: Tudo bem amigo, tens nota fiscal?
EU: Claro! – relógios baratos de 80,00 e 50,00 dolares.
Auditor: Vou colocar na sua declaração porque a nova regulamentação não permite você trazer mais de 01 relogio. Ok? – Ele falou com tanta educação e disposto a esclarecer que só falei ok.

Você não passa por revista pessoal, somente a bagagem.

Em relação as outras coisas na mala como: jogos, dvds, 06 pares de tênis, 05 bolsas femininas, varias coisas ele desconsiderou... Acho que porque estava declarando.

Após calcular o DARF e me entregar vem outro problema, para algumas pessoas... No aeroporto de Manaus (fraco, minha opnião, parece uma rodoviária, Manaus merece coisa muito melhor com certeza) só existe caixa rápido ou Auto atendimento, como queiram, para fazer o bendito pagamento. Bancos: Banco do Brasil, Itaú, Real/Santander e HSBC. Esses foram o que ele me informou... paguei no BB e voltei. Peguei meus equipamentos e fui embora.

Minha opnião é: seja muito educado com os auditores, pois eles serão com você. Se excedeu em eletrônicos, declare! É bem mais confortável pagar uma diferença do que passar por um stress.

Bom pessoal, espero ter ajudado pelo menos um de vocês, pois o fórum do VPO já me ajudou bastante.

 


 
Ricardo Andrade - Pagamento de DARF.

 mensagem postada em 14/05/2011 - 00:05:12hs
 
 

Ricardo, boa noite,
No caso de ter que pagar o DARF, você receberá também um documento chamado Termo de Retenção e Guarda de Bens.
Ao pagar o DARF (no mesmo dia ou no dia seguinte, em banco ou caixa eletrônico, ou InternetBanking, etc), você volta à alfândega com o comprovante de pagamento e o termo e, assim, retira os seus bens.
Dependendo do aeroporto, do banco do cliente e do horário da ocorrência, é possível resolver tudo rapidamente ali mesmo no aeroporto (sem precisar de InternetBanking).
Via InternetBanking, de fato há esse risco que você comentou mas creio que seja rotina por ali. Acho que teria ainda que imprimir o comprovante.
Um abraço, boa sorte.

 


 
Relatos

 mensagem postada em 12/05/2011 - 16:05:27hs
 
 

Pessoal,

Acredito que não existe nenhuma manobra para passar desapercebido pelos fiscais da Receita. Existe SORTE e apenas alguns conselhos. Eu mesmo sempre volto por SP porque o fluxo de vôos é muito maior do que qualquer outro aeroporto no Brasil. Mesmo assim, fui parado uma única vez quando voltei da Austrália. Minhas malas foram abertas, fui questionado e não paguei nada mesmo estando acima da cota. Também acho que a conversa que se tem com o fiscal é muito relevante para ser taxado. Trazer 2o itens do mesmo produto já caracteriza comércio, CLARO!! Das vezes que voltei de NY, Orlando e Miami eu nunca fui parado e sempre trouxe produtos acima da cota.
Enfim, Brasília, Manaus e Confins devem ser os aeroportos mais rigorosos... Galeão e Guarulhos são mais tranquilos.
Voltar com 2 malas gigantes, 1 bolsa, 1 mochila, relógio do FAUSTÃO, óculos na cabeça e etc caracterizam o típico "muambeiro"... E, se você voltar desse jeito, suas chances de serem parado por um fiscal só aumentam.
Um amigo retornou recentemente e quis declarar um iPAD... Acho que os fiscais ficaram tão chocados com a sua honestidade que nem quiseram olhar os outros itens da sua mala... É um risco, claro... Mas quem sabe...

Abraços

 


 
Radix

 mensagem postada em 11/05/2011 - 23:05:40hs
 
 

Sobre o que devo ou não incluir na cota eu já tenho uma noção. Na verdade, o que eu quero saber é como é o procedimento para pagar o imposto. Na minha próxima viagem eu vou declarar que tenha uns 150 dólares fora da cota, ou seja, 75 a pagar de imposto.
Sei que eles expedem o darf, mas e depois? Posso pagar de que forma? Soube que não aceitam dinheiro nem cheque e que a gente tem que ficar procurando um caixa eletrônico para pagar.
O problema é que eu chego pela noite e o limite de pagamento que o banco aceita é baixo, para pgto em caixa de autoatendimento.
Soube que eles disponibilizam um computador pra vc acessar seu banco pra pagar. Mas aceessar minha conta em computador de terceiros não é um problema?

 


 
Ricardo - Sobre o pagamento de imposto.

 mensagem postada em 11/05/2011 - 01:05:26hs
 
 

Ricardo,
Confira este link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/ViajanteChegBrasilSaber.htm
Este também:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/IsenTribBagagem.htm
Lá você acessará outros links interessantes.
Há muita coisa subjetiva e que na prática não acontece exatamente como dizem, mas é bom estar prevenido.
Acho que tem a ver com sorte também.
Um abraço.

 


 
procedimento para pgto imposto

 mensagem postada em 10/05/2011 - 22:05:42hs
 
 

Valeu pelas informações Radix.
Alguém sabe explicar como é o procedimento para pagamento do imposto? Estarei chegando 21 horas por Brasília. De que forma posso pagar o que passar da cota?
Mais uma vez, um abraço a todos.

 


 
 
No cemitério localizado ao lado da Mansão Mal-Assombrada você encontra várias lápides, sendo que aquela que pertece Madame Leota tem a sua face entalhada e de tempos em tempos ela acorda e olha fixamente para você.