Orlando Tickets Online
 

Alfândega - Cota de Isenção

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga
 

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações
 
Índice  
Rebeca Giusti Orfano Marostega
 
Membro
 
 
 
Inscrição: 23/06/2008
 
 
**ROBERTO**
postado por: Rebeca Giusti Orfano Marostega

 mensagem postada em 02/10/2009 - 18:10:56hs
 

Oi Roberto...
Olha, vou trazer um de cada só...hahahahhaa...no máximo 2 pen drives...o HD vai ser um só mesmo e este de 1T...é o suficiente pra mim...
Qto ao pen drive e o memory card, eu já tinha pensado em fazer isso mesmo e até dizer que já era de uso pessoal entendeu??
Mas nós não passamos naqueles trecos que apitam (haha) que vc tem que tirar toda a roupa se bobear, na volta não né??? Não me lembro direito como foi ano passado...sei que minha bolsa de mão passou pelo raio X...
Só tenho medo de dizer que era já meu e perguntarem pq não declarei antes de ir viajar...meu PC eu sei que não precisa pq ano passado a mulher disse que não precisava porque era produzido aqui e a máquina tbm não precisou pq não passava dos MP de limite....mas o HD não sei como é o esquema...não sei se eu teria que declarar caso tivesse levando pra lá entendeu????
Enganar é fácil, pq é só já colocar um monte de fotos e coisas tanto no pen drive como no HD...mas e o medo??????? ahahhahha
Valeu pela resposta e desculpe TANTAS perguntas e por escrever tanto!!!!!!!!
BJKITAS

Denise Mercedes Nunez Nascimento Lopes Salles
 
Membro
 
 
Niteroi - Rj
 
Inscrição: 13/09/2009
 
 
Dúvida sobre Declaração
postado por: Denise Mercedes Nunez Nascimento Lopes Salles

 mensagem postada em 05/10/2009 - 08:10:40hs
 

Gente,
tenho uma dúvida bem boba, mas como vou viajar amanhã e estou meio nervosa, vou dividir com vcs mesmo assim...
Vou comprar um note de 650 dólares mais ou menos. Quero declarar e pagar o imposto necessário. Se eu fizer isso eles irão abrir minhas malas e conferir TUDO???
Outra questão: vi os debates de vcs abaixo sobre HD e pen drive. Roberto, quando colocamos nos bolsos e passamos eles não perguntam? Não entendi muito bem.
Quem puder me ajudar eu agradeço!

Lu & Dan
 
Membro
 
 
Sao Paulo - Sp
 
Inscrição: 06/07/2008
 
 
Dúvida sobre o pagamento do imposto devido
postado por: Lu & Dan

 mensagem postada em 09/10/2009 - 20:10:48hs
 

Pessoal, vou voltar para o BR em um domingo. Estou planejando trazer eletrônicos que vão passar da cota... Na hora que eles fizerem o calculo do imposto devido, eu consigo efetuar o pagamento? ou terei que deixar os eletrônicos lá, pagar na segunda e voltar ao aeroporto para pegar?

Grato pela ajuda!

Daniel

Drinutri
 
Membro
 
 
 
Inscrição: 13/05/2009
 
 
P/ Denise
postado por: Drinutri

 mensagem postada em 09/10/2009 - 21:10:43hs
 

Corre o risco de eles abrirem todas as suas malas......
No ano passado eu declarei os eletronicos para pagar a diferença mas eles fizeram eu abrir todas as malas.
OBS.eles queriam que eu pagasse imposto até sobre os cremes da VS.
Isto em São Paulo

Zelma Pereira
 
Membro
 
 
Sao Paulo - Sp
 
Inscrição: 28/08/2009
 
 
Cota de isenção
postado por: Zelma Pereira

 mensagem postada em 11/10/2009 - 19:10:31hs
 

Gente estou lendo este tópico e quase pirando...deixa ver se entendi!, alguém me clareie depois por favor!
Se eu tenho certeza que comprei objetos que não passarão da cota , eu posso dizer que não tenho nada a declarar é isso? só vou dizer o que tenho na mala se estiver fora do limite permitido? estou certa?

abs Zelma

Roberto Batista
 
Membro
 
 
Sao Paulo - Sp
 
Inscrição: 14/07/2009
 
 
Para Denise
postado por: Roberto Batista

 mensagem postada em 11/10/2009 - 20:10:17hs
 

Denise sobre sua pergunta de trazer hd externo e pen drive nos bolsos, claro que funciona, desde que vc não "encha" os bolsos ou esteja com uma jaqueta gigantesca em um dia de calor, que claro chamará a atenção.

Um HD e alguns pen drive fora das caixas, devido ao volume, vc consegue trazer nos bolsos sem problemas.

O que passa no scanner são as malas e o que vc tiver visível, mas se suspeitarem de que vc tem algo nas suas roupas vc pode ser revistada.

Detalhe importante e básico, nunca substime ou pense que os fiscais são trouxas, coisas pequenas assim vc consegue passar, mas sem exageros.

Abraços
Roberto

Mario Henrique
 
Membro
 
 
Natal - Rn
 
Inscrição: 24/07/2008
 
 
ZELMA - LU - DAN
postado por: Mario Henrique

 mensagem postada em 12/10/2009 - 12:10:16hs
 

Cada experiencia nao eh exatamente igual a outra. Depende muito de quais ficais estarao no dia, o humor deles, o cansaco...ja peguei feras farejadoras de tudo, como tb ja passei bem tranquilo.

Zelma, isso mesmo, vc soh ira preencher o formulario dizendo que esta passando da cota de estiver com uma somatoria alem dos 500U$, mas logico que isso vale mais nos casos de eletronicos que chamam atencao. Passar da cota com coisas como perfumes, cosmeticos, roupas, ao meu ver nao vale a pena declarar imposto desses excessos. Geralmente eles nao se importam muito com esses itens. Logico que o bom senso impera, mais de 10 perfumes e dezenas de pares de tenis abrirao os olhos deles.

Lu e Dan, vc consegue sim pagar la, geralamente os voos internacionais chegam em horarios que bancos como o SAFRA estao a postos pra o pagamento do imposto. Vc sai, paga, volta e recolhe sua mercadoria. Facil e sem problemas.

Qq duvida estamos ai!
Abraco a todos e boa sorte1

Vicencina Lana Mattar
 
Membro
 
 
Ribeirao Preto - Sp
 
Inscrição: 06/09/2006
 
 
PESSOAL
postado por: Vicencina Lana Mattar

 mensagem postada em 12/10/2009 - 12:10:53hs
 

Uma dica... levo bem pouquinha coisa.... Compro malas la e conforme compro roupas, tenis etc ja vou usando la mesmo, ai ja volta a maioria das roupas e mias principalmente usadas, amarrotadas, isso mm, nao lavo nd e nem trago a mala mto arrumadinha tb nao..
Roupas usadas, por cima, toalhas embrulhando pratos, copos etc.. Em março a moça do rx perguntou se eu vinha de mudança...mas nao tinha eletronicos, so coisas p/ casa mesmo...
Nunca tragam tudo junto , dividam os cremes nas malas inclusive dos seus filhos ...ja aconteceu de eles olharem as malas do meu marido e nao olharem as minhas e da minha filha, certo???
Abraços

Nelson Amor
 
Membro
 
 
 
Inscrição: 05/12/2008
 
 
Alfândega
postado por: Nelson Amor

 mensagem postada em 12/10/2009 - 22:10:14hs
 

Carissimos VPO,

Acho importante dar as seguintes dicas de quem já passou aperto na alfândega:
1º Não guarde nota nenhuma, a não ser que seja um produto cuja garantia internacional funcione também no Brasil. E esconda apenas essas notas em uma doleira invisível com poderes de anti-matéria de preferência.
2º Retire todo indício que roupas, acessórios, perfumes e tênis/sapato sejam novos. Se for possível use todas as roupas e chegue com a mala ultra desorganizada, mala muito organizada é sinal de muamba de luxo.
3º Viaje sempre em bando. Sozinho você pode ser confundido como "Muambeiro" ou "Otário".

Ah... sempre pela fila "NADA A DECLARAR", se você chega com 2 malas de 32 KG cada uma, uma mala de mão estourando 10KG e uma caixa do freeshop cheia de bebida e chocolate e infantilmente declara subfaturado um notebook ou video game, prepare-se para a revista.
Se trouxer um notebook, arrisque-se, o máximo que pode acontecer é você pagar o imposto com multa, desde que sua mala não te denuncie.
Como diz um colega meu "Se você está no inferno, abraçe o diabo"

AT+

Nelson

Naldim
 
Membro
 
 
Goiania - Go
 
Inscrição: 08/09/2009
 
 
Alfandega de Manaus
postado por: Naldim

 mensagem postada em 13/10/2009 - 10:10:52hs
 

Bom dia a todos...
estamos indo em JANEIRO e voltaremos por manaus..
Ano passado fizemos a mesma coisa, viemos por manaus, porem as malas foram todas extraviadas, ficamos somente com as magagens de maos...

TODOS sem exceçao, passaram as malas(de mao) pela esteira de raio-x, e SE NAO ME ENGANO todos passaram pelo detector de metais...

ESSA é a minha duvida, nao me recorde se passamos no detector de metais ou nao, pq lembro do pessoal passar com carrinho do aeroporto e nao dar nada...

MINHA duvida é, se eu trouxer uma lente para minha camera(a camera vai ficar no brasil) posso passar com ela no bolso?(vou estar de jaqueta, afinal janeiro é friozinho ainda).

 
Todas as vitrines das lojas existentes em Main Street U.S.A. foram construídas - mais baixo que o normal - pois Walt queria que as crianças também pudessem vê-las facilmente.