Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Paulo / Bruno / Julia

 mensagem postada em 24/10/2011 - 00:10:43hs
 
 

Em janeiro fiz alfandega em Recife, estavamos eu e meu irmao que é adolescente. Nos dois passamos pelo raio x. Ele passou tranquilo, nao pararam, eu nao. Revistaram todas as minhas malas, eu tinha comprado roupas, perfumes, cremes, brinquedos, camera digital, i-pod, i-pad... coisinhas basicas, rs... só "implicaram" com o i-pad, pediram a nota eu disse que nao tinha mas expliquei que era um i-pad de 16G, o mais simples, que custava $500. Eles verificaram a configuracao do i-pad, virem que eu estava falando a verdade e me liberaram, sem cobrar nada.

Agora em setembro viajei de novo e na volta fiz alfandega em Salvador, era bem cedinho, 6h, estavamos eu, meu irmao e meu filho. Demoramos para descer do aviāo, pegar as malas, etc, acho que fomos uns dos ultimos, só tinha uma senhora na alfandega com cara de sono, toda se espremendo de frio num casaco. Não passamos por raio x, ela so perguntou se tinhamos eletronicos, eu disse que so tinha meu i-pad "antigo", ela perguntou se era o 1 ou o 2, eu disse que era o 1 e... passamos.

 


 
Paulo

 mensagem postada em 24/10/2011 - 00:10:20hs
 
 

Costumo chamar a alfândega de Recife de "Meus Pêsames". Não tem jeito pousou lá os fiscais colocam todo mundo para passa no raio x e não tem essa de obedecer a Portaria 440 da RF não, eles tributam tudo, roupa, sapatos, até roupas íntimas como foi o caso da mãe de uma amiga minha.
Em resumo, se for viajar para o exterior e for voltar por Recife, esteja preparado para pagar taxa em praticamente tudo que vc trouxer.

 


 
Luciana Pratellesi

 mensagem postada em 23/10/2011 - 08:10:08hs
 
 

Olá, Luciana.

Você poderia detalhar melhor o que vocês estavam trazendo na bagagem, dia da semana, horário exato de chegada, cia aérea, etc, pra nos ajudar a entender se tem algum padrão?

Valeu!

 


 
Dúvida - alfândega Rio

 mensagem postada em 23/10/2011 - 06:10:12hs
 
 

Amigos, tenho uma dúvida: sei que podemos ter o azar das malas irem para o Raio X, mas e nós ? se eu tiver com um iphone no bolso ou um ipad na bolsa da minha esposa, como é que faz ? somos revistados ou algo assim ?

 


 
Mariela / Mmaxwel

 mensagem postada em 21/10/2011 - 23:10:57hs
 
 

Obrigada pelas dicas. Mariela, não precisa se desculpar. Eu sei que as pessoas postam aqui com a intenção de ajudar. Obrigada aos dois por postarem suas experiências na alfândega. Agora é só cruzar os dedos e torcer pra dar sorte :-S

Bjs e obrigada!

 


 
Marconi

 mensagem postada em 21/10/2011 - 21:10:19hs
 
 

Vc fará conexão no primeiro aeroporto que chegar no Brasil... Afinal de contas vc não precisa passar por São Paulo para ir pra sua cidade... Vc pode chegar em qualquer aeroporto internacional do país... Se vc, por exemplo, mora em sp, mas vai fazer conexão no Rio (improvável, mas é um exemplo), vc fará Free shopping, alfândega, enfim, no Rio... Espero ter ajudado, Igor

 


 
Onde será a alfândega?

 mensagem postada em 21/10/2011 - 20:10:07hs
 
 

Achei isso na internet:

"Pelas leis brasileiras, vc fará imigração no primeiro aeroporto de chegada ao Brasil, ou seja, em SP.

Quanto à Alfandega, às vezes, vc a faz no Rio, outras, em SP, pois depende de como este voo será tratado em SP: se doméstico, vc fará em SP. Se internacional, vc fará no Rio."

Porém... também achei isso:

"independente se a conexão será em voo internacional ou não, sua alfândega será realizada no primeiro ponto ao entrar no Brasil"

Resta saber qual é o certo...

 


 
Mmaxuel

 mensagem postada em 21/10/2011 - 19:10:33hs
 
 

Tudo bom!!
Eu regularmente pego um voo que faz Cordoba (Argentina), con destino final Belo Horizonte e escalas em Porto Alegre e Sao Paulo e sempre tenho que fazer alfandega en Porto Alegre, que e o primeiro aeroporto em Brasil do meu voo.Por isso eu achei que Helaine faria alfandega em Sao Paulo, se estava errada, peço desculpas!!!

 


 
GALEÃO

 mensagem postada em 21/10/2011 - 11:10:05hs
 
 

Pessoal, cheguei dia 12/10 pelo RJ, minha bagagem demorou um pouco pra ser restituida, quando passamos pela receita federal não havia muita gente e TODOS, repito, TODOS foram para o RX. Todas as pessoas e famílias que estavam na minha frente tiveram que passar pelo RX!!!

 


 
Mmaxuel

 mensagem postada em 20/10/2011 - 18:10:02hs
 
 

Olá Mmaxuel. Só pra confirmar o meu entendimento: Se fosse conexão em SP, eu passaria na alfândega de SP. Como vai ser escala, eu vou passar na alfândega do destino final (no caso, RJ).

É isso mesmo?

Obrigada!

 


 
 
Assim que você adentra ao Magic Kingdom perceba que o chão é avermelhado, trata-se de uma idéia de Walt Disney visando dar a impressão aos visitantes do Reino Mágico que um tapete vermelho está estendido para eles, mostrando a importância da sua presença.