Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

oi...cheguei e passei....

mensagem postada em 01/09/2008 - 18:09:56hs

chegamos de lá agora...fomos em 8..meu marido trouxe um notebook...meu cunhado outro e namorado da minha sobrinha outro...que por sinal só o dele tava exposto..os outros tava na mala de mão...naum tem mais luz verde e vermelha agora é um corredor bem comprido e bem estreito que faz ficarem um atras do outro e o no fim do corredor tem um homem só analisando sentado com uma mesa na frente dele com uma caixa pra vc por o papel da isenção que vc preenche no avião...vc passa colocando o papel na caixa se o homem resolver te investigar ele manda entrar na porta da frente dele ..passamos todos diretos...meu marido preferiu não declarar...afinal o lap top saiu 700 dolares ele pagaria 75 por cento dos 200 que passou...valeria a pena de qualquer forma e não podiamos parar que perderiamos a conexão pra floripa..deu tudo certo no final...

alfandega

mensagem postada em 01/09/2008 - 10:09:08hs

pessoal... estou indo para disney dia 09 de setembro... e gostaria de trazer uma camera digital e um Wii nitendo estes dois aparelhos já passa da cota... gostaria de saber como faço? é muito complicado passar? eles param?
desde já agradesço... bjs

Vamos pagar Imposto !

mensagem postada em 30/08/2008 - 09:08:49hs

Valeu pelos esclarecimentos pessoal! Tô vendo que o jeito é apertar um pouco e separar o din-din do imposto pois eles estão procurando exatamente o que eu quero trazer. O Banco para o pagamento fica aberto até as 22h correto? Vou fazer apenas conexão em SP, logo não posso deixar para pagar depois. Vcs sabem quais as formas de pagamento aceitas?

Carlos

mensagem postada em 28/08/2008 - 19:08:43hs

Com certeza pelo menos 50% será taxado em cima do seu produto via Fedex...acho q além desses 50% ainda deve rolar mais algum imposto, talvez a melhor saida seria vc declarar de cara na alfandega...pelo menos nao pagaria o valor para uma transportadora...arriscar tentar a fila de NAO DECLARANTE acho um risco imenso...afinal eles andam farejando laptops, ainda mais que a caixa do PS3 eh bem grande neh? ou seja nao passa batido...bom, boa sorte!

Saídas para escapar !!!

mensagem postada em 27/08/2008 - 15:08:43hs

Poxa to vendo q ta difícil escapar deles mesmo. De eletrônico eu tava pensando em comprar um Note e um Play 3. Isso passa sobrando da cota (Algo em torno de 1500 USD). Eu pensei em enviar o Play por um serviço confiável do correio (Ex: FedEX). Será q posso fazer isso? Tem imposto?

Lika

mensagem postada em 27/08/2008 - 11:08:43hs

Caso eles te peguem na fila de nao declarar eles pegam sua mercadoria, fazem a diminuiçao da cota de 500U$ e em cima do que ficou colocam 75% de taxa em cima. Exemplo, vc estava com uma mercadoria que custava 1.000U$, nao declarou...eles te pegam(corre o risco de vc passar sem te pegarem), diminuem 500, sobra 500U$, em cima disso pegam 75% que seria 375. NO final seu valor a ser pago seria 375U$. Isso vale para os que sao pegos e classificados como nao declarados, caso vc decida declarar o que muda seria a taxaçao, que eles cobrariam 50% de 500U$, ao inves dos 75%.
No caso vc deixa o produto, providencia o dinheiro, volta pra eles imprimirim a DARF, que uma guia de pagamento, sai novamente, paga e volta pra reaver a mercadoria.
Vc nao corre o risco deles prenderem a sua mercadoria e nao de devolverem mais...caso seja pega na fila dos NAO declarantes, vc mostra a nota, eles te taxam em cima e vc providencia o pagamento e tem seu objeto de volta.

Espero ter ajudado
Abraço

mensagem postada em 27/08/2008 - 09:08:19hs

Pessoal,

Se eu não declarar os eletrônicos e for "barrada" na alfândega. Devo pagar a multa mais o imposto, certo??..e no caso, posso deixar o produto lá, sacar o dinheiro e retornar para pegar o produto??ou no caso de eu declarar que não excedi a cota e eles me barrarem, eles podem ficar com o produto??corro o risco de eles simplesmente ficarem com o produto e não me darem a chance de pagar??...

Taxas em Reais???

mensagem postada em 26/08/2008 - 20:08:53hs

Olá pessoal!

Li opost da Laraine nesse tópico e fiquei com uma dúvida.
Estamos indo nessa quinta-feira e vamos declarar um notebook.
A taxa a ser paga no aeroporto de Guarulhos-SP é em reais mesmo?
Obrigada!

Cotas

mensagem postada em 26/08/2008 - 08:08:37hs

Valeu Ricardo e Fabio pelas explicações. Bom o certo é que só 500 dolares eu nao vou trazer, com certeza extrapolarei essa cota. Tenho que ver a melhor estratégia para passar na alfandega. To com a intenção de trazer dois video games e um carrinho, assim talvez tenha que declarar.
De qq jeito valeu pelas orientações.
Abs

WAGNER

mensagem postada em 26/08/2008 - 07:08:37hs

NA TEORIA VC SO PODE TRAZER US500,00, MAS NA PRATICA NÃO É BEM ASSIM , QDO PREENCHER SUA DECLARAÇÃO VAI VER QUE ELES PEDEM PARA COLOCAR APENAS OS ELETRONICOS, QUE BENS PARA USO PESSOAL NAO ENTRA NA COTA..........OU SEJA A RECEITA SO QUER SABER DE ELETRONICOS GRANDES OU SEJA NOTEBOOK , TV , PLAYSTATION, JA FUI 8 VEZES PARA LA E 3 FUI PARADA NA ALFANDEGA ONDE ELES PASSAM SUAS MALAS NO RAIO X SO TIVE QUE ABRIR UMA VEZ POIS TINHA UM WII DENTRO, POIS CAMERAS E FILMADORAS COMO SAO PEQUENOS ELES NEM LIGAM MUITO, QUANTO AO PREENCHIMENTO SEMPRE COLOCO NADA A DECLARAR, MAS NUNCA TROUXE MAIS DE US 500, 00 EM ELETRONICOS. JA TROUXE CARRINHOS E NAO DECLAREI POIS MINHA ESPOSA ESTAVA COMIGO E GRAVIDA E ELES NEM LIGAM PARA ISTO

A atração Spaceship Earth está para o Epcot, assim como o Cinderella Castle para o Magic Kingdom. A famosa esfera geodésica tem peso superior a três vezes o de uma espaçonave totalmente carregada de combustível para lançamento. Ela é composta por 11.324 peças - triângulos compostos de alumínio e plástico - sendo que a água das chuvas é canalizada ao longo da sua estrutura e conduzida até a World Showcase Lagoon.