Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

EDSON E DANILO

mensagem postada em 03/08/2009 - 21:08:41hs

Edson, se estiver sozinho não tem jeito. Tem que declarar se passou da cota de $ 500. Agora, a outra opção é arriscar no nada a declarar. Nós preferimos não arriscar. Preencha aqueles são obrigatorios declarar. No formulário tem a relação dos tipos de bens permitidos e aqueles que entram na cota.

Danilo, esqueça os jogos, trouxemos 12 nas malas de mão e não declaramos nenhum e olha que viemos com 02 PS3 console de 80GB + todos acessórios do Wii que possa imaginar, mais 03 jogos de PSP.

Abs.,
Féres

Féres

mensagem postada em 03/08/2009 - 20:08:02hs

Féres, obrigado.
Você disse: "No formulário já diz que se estiver trazendo bens abaixo da cota de $500 não é necessário declarar"
Agora eu pergunto: Se eu estiver (sozinho) trazendo bnes que ultrapassam os US$500 então eu declaro (preencho) todos eles no formulário??

Obrigado novamente.

Dúvida sobre cota

mensagem postada em 03/08/2009 - 20:08:01hs

Pessoal,

Queria tirar uma dúvida. Vamos supor que vou viajar sozinho e tenho minha cota de 500 dolares. certo? Se eu comprar um PS3 (400 dolares) + acessorios do video game (tipo 1 controle + 3 jogos 200 dolares). o valor excede os 500 dolares. Será que posso tipo comprar separado do video game os acessorios e colocar dentro da caixa para não precisar declarar e evitar de pagar o excesso? Algum ja fez isso?

obrigado

Danilo

EDSON

mensagem postada em 03/08/2009 - 18:08:04hs

Ocorreu exatamente como o Marcelo descreveu. Uma pessoa declarou o notebook e as demais entraram com os outros equipamentos. No formulário já diz que se estiver trazendo bens abaixo da cota de $500 não é necessário declarar. Foi isso que fizemos.
Abs.,
Família Sabbag

EDSON

mensagem postada em 03/08/2009 - 09:08:05hs

Edson, se estiver na sua cota você tem que colocar no formulário tudo o que excede os US500,00 e pagar o imposto como você falou. No caso do Féres (me corrija se eu estiver errado) ele não precisou declarar pq os demais itens entraram na cota de outras pessoas.
No seu caso, se você estiver vindo sozinho, o correto é declarar os dois e pagar o imposto sobre os US200,00. Se estiver vindo com outra pessoa, não precisa declarar nada.

P/ Féres

mensagem postada em 03/08/2009 - 07:08:53hs

Caro Féres, permita-me importuná-lo com uma dúvida sobre um ponto que ainda não esclareci bem.
Pegando o seu exemplo, que trouxe o notebook e outras coisas mais, você declarou NO FORMULÁRIO apenas o notebook ou tudo o que você trouxe incluindo o notebook?
Genéricamente, minha dúvida seria se colocamos no formulário tudo o que trazemos, e cuja soma ultrapasse os US$500, ou se só colocamos apenas as coisa que ultrapassem os US$500?? Por exemplo, trago um PS3 de US$400 e um netbook de US$300. Coloco no formulário os dois e pago o imposto sobre os US$200 excedentes ou coloco só um deles e no caso não há valor excedente a US$500 a declarar??
Não sei se fui claro. De toda forma muito obrigado.
Edson

MARCELO GUEDES

mensagem postada em 02/08/2009 - 23:08:43hs

Sim, seu filho de 4 anos tb tem direito a cota de $500 e é 100% garantido que todas as bagagens e pertences passam no raio X na fila de bens a declarar. Até a caixa do Duty Free passou.
Segue um link da receita federal para consulta.

BAGAGEM ACOMPANHADA

Abs.,
Familia Sabbag

Cota de isenção - Menores de idade

mensagem postada em 02/08/2009 - 23:08:25hs

Amigos,

Vou viajar com minha esposa e filho de 4 anos e gostaria de saber se o meu filho também tem direito à cota de isenção de U$500,00.

Outra coisa: É 100% garantido que todas as bagagens das pessoas que escolheram passar pela fila de declarar irão passar pelo raio-x?

Grato.

Féres!

mensagem postada em 02/08/2009 - 21:08:10hs

Muito obrigado pelas informações!
Elas são muito importantes para nós que embarcaremos dentro de alguns dias!

Nós o achamos muito atencioso em ainda responder as dúvidas dos amigos do VPO, mesmo depois de voltando de viagem.

Abraços
Fabricio e Fabiane

Alfandega- Manaus

mensagem postada em 02/08/2009 - 20:08:17hs

Olá!Gostaria de saber se alguém passou recentemente por Manaus,pois irei pra Miami/Orlando dia 18/08 e estou preocupada com os eletronicos que pretendo trazer!Irei passar por lá,e ouvi dizer que lá eles são mais "chatinhos"...
Obrigada!

Liberty Tree é o nome da árvore localizada na frente da atração The Hall of Presidents no parque Magic Kingdom e foi inspirada na original que ficava em Boston e serviu de ponto de encontro para os Filhos da Liberdade durante o período que antecedeu a Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston). Nos seus galhos estão penduradas 13 lanternas representando as 13 colônias originais.