Alfândega - Cota de Isenção

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Manaus

 mensagem postada em 05/09/2009 - 01:09:46hs
 
 

Minha duvida tbm é com relação a manaus, mina conexao é em manaus, a mulher da companhia falou que la era mais calmo que no rio, mas li aqui que eles não dao mole... o que acontece quando vc arrisca ir na fila da cota porem é pego acima do valor???

 


 
CRIANÇAS TEM COTA SIM !!!!

 mensagem postada em 01/09/2009 - 14:09:18hs
 
 

Este texto esta no site da receita federal:
O menor de 18 anos, esteja ele acompanhado ou não, tem direito à cota de isenção, como qualquer outro viajante. Entretanto, ele não pode portar como bagagem bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e semelhantes.
A cota de isencao aérea é U$ 500,00.

Quem for levar computador , maq fotografica, imprima antes na internet a DST ( declaracao de saida temporaria) e carimbe na receita FEDERAL no aeroporto antes de embarcar, para livrar estes produtos da cota qdo retornar.
ok!!!

 


 
Duvidas sobre a alfandega

 mensagem postada em 01/09/2009 - 12:09:55hs
 
 

Oi pessoal, alguem seberia me dizer se DVD musicais/shows e games de Ps3/wii contam com eletronico na cota que temos direito????
(minhas encomendas estão me assustando....)
E a nossa cota de isenção é de uSD 500,00 OK??
Grato
Fabio

 


 

 mensagem postada em 01/09/2009 - 12:09:55hs
 
 

Olá Esio. A alfandega é meio incerta. Não sei se funciona, mas qdo vc chegar ao Brasil, fiqque no free shop durante alguns minutos até a alfandega lotar. "Pode ser" que qdo vc passar não te chamem.Boa sorte!!!

 


 
Rio

 mensagem postada em 31/08/2009 - 22:08:14hs
 
 

Ola pessoal, tô voltando em novembro pelo Rio de Janeiro. Alguem pode me informar como é a alfandega lá? Se é muito rígida? O vôo chega as 9 da manhã. Esse horário é pior ou melhor pra passar sem ser fiscalizado?
Antecipadamente Obrigado

 


 
dúvida pagamento impostos

 mensagem postada em 15/08/2009 - 19:08:36hs
 
 

Quando somos pegos na alfândega com itens que excedem a cota de isenção, qual é o procedimento para pagamento da multa, tipo:
pagamento só em espécie?
Onde esse pagamento é feito (fora ou dentro) do aeroporto?

Nunca fui parada em alfândega...

 


 
Felipe

 mensagem postada em 13/08/2009 - 13:08:14hs
 
 

Pelo jeito você passou com muitos itens pequenos e bem mais que U$300 do que eu vou passar né?

Estou levando uma câmera Digital Sony H-50 e vou declarar. Então se tivermos problemas vou falar que é da câmera.

Valeu mesmo pelas dicas!!

Abraços
Fabricio

 


 
Fabrício - Itens pequenos

 mensagem postada em 13/08/2009 - 10:08:42hs
 
 

Fabrício, aqui em SP acho que não tem problema, desde que você tenha declarado sua câmera... Tipo...joga tudo quanto é embalagem fora de bateria e memory sticks e nem vão encrencar com isso, pois é só dizer que já tinha e era da filmadora e quando declarou a filmadora, nem falaram nada.

Outra coisa, na alfândega não precisa declarar o que não tem número de série, ok? Então verifique se tem, pois se não tiver, nem precisaria declarar.

Eu passei com wii, wii fit, mais uma porrada de jogo, bateria recarregável, comida, virgi, se nem sabe... passei lá no raio-x e o cara nem se manifestou... E olha que preenchi a ficha de nada a declarar e como minha segunda mala veio só no dia seguinte (no voo da Jacqueline Ruas), fui obrigado a passar no raio-x... num deu nada.

 


 
**AJUDA URGENTE**

 mensagem postada em 13/08/2009 - 09:08:23hs
 
 

Amigos VPO,

Vou estar trazendo eletrônicos dentro da cota, mas vou comprar 03 Memory Stick Pro DUO™ de 16Gb e 01 bateria extra da filmadora que comprei em Orlando.
Gostaria de saber se o risco de passar é o mesmo ou por ser um eletrônico bem pequeno eles podem não esquentar?
Somando as 04 unidades:

03 Memory Stick Pro DUO = U$ 210
01 Bateria filmadora = U$ 99

Estaria passando da cota com U$ 309
Estou tirando essa duvidas, pq se for para declarar esses itens não iria valer a pena, sairia pelo mesmo preço eu comprando no Brasil.

Aguardo ajuda com urgência, pq estou viajando amanhã.

Obrigado a todos.

Fabricio e Fabiane

 


 
p/ Henrique

 mensagem postada em 12/08/2009 - 19:08:57hs
 
 

Olá,
vamos de United, com conexão em Chicago....ehhh longe né? Mas é que no dia que fechamos o preço estava muito bom...
Saímos no vôo noturno e tenho esperança que meu filho durma a maior parte da viagem. E vocês? Como vão?

Abraços
Alfa

 


 
 
A estátua de Walt Disney segurando a mão do Mickey (The Partners Statue - Magic Kingdom) foi criada por Blaine Gibson. O artista ao esculpir o rosto de Walt buscou representá-lo sorrindo observando as pessoas felizes desfrutando o parque.