Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

: Dúvida Apple / alfandega / multa

mensagem postada em 13/01/2014 - 19:01:25hs

Correto, serão 150 dolares de imposto mais 150 de multa (se não declarados), cujo montante chega a 300 dolares ou algo em torno dos R$ 726,00 (reais).
SDS,
Roberval.

Isso mesmo, 50% (150) + 50% (150) = Total $300 de multa e imposto ja somados...

(mensagem de Leandro G. Gomes)

Novas regras da Receita para bagagem

mensagem postada em 13/01/2014 - 22:01:13hs

http://m.youtube.com/watch?feature=c4-overview-vl&list=PL7zsee2Wcyb7Q-N53vXN5xxYd034w8-8O&v=OrRel34ZBz0&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DOrRel34ZBz0%26list%3DPL7zsee2Wcyb7Q-N53vXN5xxYd034w8-8O%26feature%3Dc4-overview-vl

Res: Novas regras da Receita para bagagem

mensagem postada em 15/01/2014 - 00:01:32hs

http://m.youtube.com/watch?feature=c4-overview-vl&list=PL7zsee2Wcyb7Q-N53vXN5xxYd034w8-8O&v=OrRel34ZBz0&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DOrRel34ZBz0%26list%3DPL7zsee2Wcyb7Q-N53vXN5xxYd034w8-8O%26feature%3Dc4-overview-vl (mensagem de Ca Pereira)
É impressão minha ou querem pegar roupas tambem?

Alguem arriscaria passar com micro-ondas , carrinho de bebe , .....

mensagem postada em 15/01/2014 - 01:01:20hs

Olá !!! fiquei doido por uns produtos que vi no Walmart , quero
comprar um micro-ondas vermelho estilo retrô , uma torradeira
quadrupla vermelha, uma torradeira de cachorro quente !! um
grill digital, td vermelha e um mixer de fazer milk shake .
Tudo isso junto, US$300,00 !!!

Tb quero trazer 1300,00 em produtos da Apple e um carrinho de
bebe.... minha dúvida....

Alguem passaria com isto sem tentar declarar ??? somos duas pessoas
e vamos com 3 malas , mas tem o volume do micro-ondas e acho que
o carrinho de bebe c/bebe conforto naõ vai caber na mala...

O que eu faço ???
< >s

Res: Alguem arriscaria passar com micro-ondas , carrinho de bebe , .....

mensagem postada em 15/01/2014 - 05:01:47hs

Olá !!! fiquei doido por uns produtos que vi no Walmart , quero
comprar um micro-ondas vermelho estilo retrô , uma torradeira
quadrupla vermelha, uma torradeira de cachorro quente !! um
grill digital, td vermelha e um mixer de fazer milk shake .
Tudo isso junto, US$300,00 !!!

Tb quero trazer 1300,00 em produtos da Apple e um carrinho de
bebe.... minha dúvida....

Alguem passaria com isto sem tentar declarar ??? somos duas pessoas
e vamos com 3 malas , mas tem o volume do micro-ondas e acho que
o carrinho de bebe c/bebe conforto naõ vai caber na mala...

O que eu faço ???
< >s (mensagem de octavio pessoa)

Vá direto no "declarar".

Res: Produtos com isenção - não entendi

mensagem postada em 15/01/2014 - 12:01:42hs

No site da receita diz que são isentos 01 máquina fotogr + 1 celular + 1 relógio por pessoa. Então significa q posso trazer esses objetos + a cota de U$ 500? (mensagem de Regina Rissatti)
Isso mesmo Regina... Esses produtos listados + sua cota de US$500.00
detalhe... Para não ter qualquer problema, esses equipamentos devem estar em uso... ou seja... fora da caixa e o celular com chip e funcionando...

VIDEO GAMES

mensagem postada em 28/01/2014 - 08:01:24hs

Ola Pessoal. acho que como a maioria pretendo trazer videogames de Orlando. Vocês sabem se a cota limite de compra envolve os jogos tb ou apenas os consoles? pois estou pensando fazer a compra dos consoles que ficam dentro da cota de 500 dolares e trazer a parte em outra nota ou compra os jogos que pelo que percebo é o que de certa maneira encarece as notas. Isso é viavel?

Res: VIDEO GAMES

mensagem postada em 28/01/2014 - 08:01:28hs

Luciana,

Os jogos entram na cota sim!
Não ficou muito claro pela sua mensagem se você sabe, mas a cota é de US$ 500 em produtos, não em cada compra ou nota fiscal.
Assim, mesmo comprando os jogos em outra nota pode ser que você seja convidada a pagar o imposto, pois as notas somariam mais de 500 obamas de qualquer maneira.
Indo em grupo, aí sim, dá pra vc dividir os itens entre cada passageiro para que cada um carregue notas e produtos até o limite da isenção.
Vale lembrar que são isentos: 1 celular, 1 câmera fotográfica e 1 relógio, todos em uso, por pessoa.

Lentes de câmera

mensagem postada em 28/01/2014 - 13:01:05hs

Estou com uma dúvida, vou comprar uma câmera profissional nos Estados Unidos e ela vem com um kit pronto pela Amazon, entre os itens vem duas lentes e gostaria de saber se precisa declarar e como faço, já que o valor final inclui diversos itens e a máquina?

Tamie - Lentes de câmera

mensagem postada em 28/01/2014 - 14:01:00hs

Tamie,

Me parece que estão aceitando uma lente por câmera na alfândega, mas infelizmente não tenho certeza. Demais lentes são tributáveis, porém comprando o kit e apresentando uma nota só, será cobrado o imposto em cima do que ultrapassar a cota de isenção (baseado no valor da nota)

Acredito que se te pararem, queiram tributar tudo... inclusive a máquina! A sugestão que dou é passar com a câmera e a lente mais cara como isenção. Não sei se é possível de verdade, mas um amigo me disse que em alguns casos as lojas tiram notas separadas e fica mais fácil passar sem ser tributada, só não sei se realmente procede.

Os áudio-animatrônicos são muito utilizados pela Disney e estão sempre sendo aperfeiçoados. O primeiro personagem humano foi Abraham Lincoln e foi apresentado na Feira Mundial de Nova Iorque de 1964. Inicialmente de poucos movimentos eram dotados, somente com a criação da figura de Benjamin Franklin - que está na atração "The American Adventure" do parque Epcot - que os Imagineiros pela primeira vez conseguiram criar um boneco áudio-animatrônico que também "caminhasse".