Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Rebeca - HD e outros

mensagem postada em 01/10/2009 - 21:10:57hs

Rebeca, não sei quantos de cada vc quer trazer, mas com certeza se te pararem e verem este itens, eles entram na cota.

Mas estes itens vc pode trazer facilmente no bolso da calça (só não dá pra colocar o HD de mais de 1 tera), pen drive e memory card dá pra trazer um monte nos bolsos, agora o HD acho que vc consegue por um só no bolso.

Fiz isto da última vez e foi na boa.

Abraços

Roberto

**HD EXTERNA, PEN DRIVE & MEMORY CARD**

mensagem postada em 01/10/2009 - 19:10:27hs

Pessoal...Boa Noite a Todos!!!
ALguém poderia me ajudar???????

Alguem sabe de HD externa, pen drive, controle de video game e memory card de máquina entra na cota de eletrônicos???????????????

Agradeço muito desde já se alguem puder me ajudar!!
BJKITAS

migraineboy

mensagem postada em 01/10/2009 - 08:10:06hs

Olá, caso vc seja sekecionada para passar pelo raio x, a bagagem de mão também passa.
Fui em jul/09 e no avião a comissária me disse que meu filho de oito anos não precisava da declaração para a alfândega, quando fui passar tive que voltar para preencher a declaração dele, ai que raiva.... tem
Quando voltei para a fila, já não tinha mais ninguem e é óbvio que o fiscal me mandou para o raio x, na minha mala de mão tinha 6 óculos e 3 relógios( fora PSP, maq. digital e filmadora que eu já tinha levado do Brasil, mas ele só me perguntou se os óculos eram novos ou usados, eu tive presença de espírito e disse que os de grau e um escuro eram usados e 2 eram novos, então ele me perguntou quanto paguei e eu disse $ 300,00 os dois, quer ver? ele disse não.
Acho que porque nesta hora estava passando pelo raio x a mala do meu fiho e eu havia trazido uma espingarda de metal de Brinquedo da Múmia/Universal, ele ficou mais interessado na Arma, eu tive que abrir a mala e ele examinar para ver se se tratava de um brinquedo mesmo, rsss...aí ele até se esqueceu do resto, também não pediu para ver a declaração de saída dos bens que eu levei.
quanto as roupas, se vc tirar a etiqueta de todas elas, são consideradas usadas.
Adriana

Raio x

mensagem postada em 30/09/2009 - 22:09:20hs

Pessoal,

Quando chegamos na alfandega temos que passar por algum raio x? Ouvi mais de uma pessoa dizendo que colocou a maquina digital (comprada nos EUA) no bolso e foi tranquilo de passar sem precisar declarar.

Criança e cota isenção

mensagem postada em 30/09/2009 - 00:09:13hs

Todo menor de idade (esteja ele acompnhado ou não), TEM direito a cota de 500 dolares. Essa cota não se soma a dos pais.

Existe um entendimento de alguns que os produtos teriam que ser compatíveis com a faixa etária da criança, porém isso é altamente discutível, visto que no próprio site da Receita não existe essa exigência.

Roupas (usadas) e livros não integram a cota.

Uma coisa que não comentam, mas que é MUITO IMPORTANTE.

Caso tenha a bagagem extraviada (batam na madeira tres vezes... xô azar !!!), além de comunicar a Cia aérea e registrar a ocorrência com eles, É INDISPENSÁVEL logo em seguida, informar a Receita Federal, no próprio posto da aduana, EXIGINDO COMPROVANTE DA COMUNICAÇÃO, para que possa posteriormente, quando a mala for encontrada, usufruir da cota. Isto pq bagagem desacompanhada que entrar no Brasil, está sujeita a legislação de importação normal.
O mesmo vale qdo a bagagem não estiver extraviada, mas a Cia Aérea informar que virá em outro voo e chegará atrasada.

Na maioria da vezes a Cia Aérea consegue desembaraçar a mala sem problemas e entregá-la ao viajante, mas caso o viajante seja muito inocente e tenha despachado notebook, games, cameras e outros eletronicos justamente nessa mala, pode ter certeza que a chance da coisa complicar é grande...

Duas regras de ouro:

- Se a mala não for passar com vc pela Aduana, por qq motivo, avise a Receita imediatamente.

- Nunca, nunquinha, de forma nenhuma, despache os itens acima. Olhe a Zica... pq ela está de olho em vc!! Bagagem de mão para os itens eletrônicos e caros = SEMPRE!!!

**DÚVIDA**

mensagem postada em 29/09/2009 - 22:09:10hs

Pessoal,
Estou com uma dúvida (desculpe se for -- palavra censurada -- ..haha..) mas alguém sabe me dizer se pen drive, memory card de máquina fotográfica e controle avulso de PS3 entram na cota de eletrônicos????

E outra dúvida..pelo que eu li por cima...temos que guardar até nota de roupas???? Pq fui ano passado pra lá...trouxe um montão de roupa, tenis e etc e não guardei a nota de nada...tive sorte então de não ter sido parada?????

É isso!!!!
Obrigada desde já...
BJKITAS Rebeca

alfandega BH

mensagem postada em 25/09/2009 - 18:09:58hs

fui para ny em outubro do ano de 2008 e fui passar na alfandega em bh , fui parado e eles nao perdao nao , cobram mesmo o problema que o voo era cedo ai tinha que esperar o banco abrir para fazer o pagamento , bh nao e muito bom de fazer alfandega .

Samira

mensagem postada em 25/09/2009 - 18:09:32hs

Obrigado pela pronta resposta, mas realmente fic ou uma dúvida: vc lançou no formulário todas essas coisas que vc descreveu? Pagou o imposto sobre elas, ou lançou só algumas e contou com a sorte de não perguntarem pelas que vc não lançou? E nos bolsos, vc lembra se eles passam algum detetor de metal?

Anna Cristina

mensagem postada em 25/09/2009 - 16:09:23hs

Sempre passei por SP. Foi a primeira vez em BH e passarei novamente em jan, que é quando iremos a Orlando. Vamos de TAM e faremos alfândega em BH. Já estou colocando as minhas barbas de molho! rs... Bj!

Qualquer ser humano tem cota !!! e Samira

mensagem postada em 25/09/2009 - 13:09:33hs

Se levar um cachorro, gato , papagaio , não tem cota...mas ser humano sim. E se bobear se for com um E.T também deve ter pois não há legislação pertinente huaahauhaaauaahauaa....

Samira...
Não entendi. Vc entrou na fila para declarar e não declarou ? E eles passaram tudo no raio x ? Abraços

A atração Expedition Everest do parque Disney’s Animal Kingdom (61 metros de altura) é a mais alta do Walt Disney World Resort, seguida pelo The Twilight Zone Tower of Terror do Disney’s Hollywood Studios (60 metros de altura), Cinderella Castle do Magic Kingdom (57 metros de altura), Spaceship Earth do Epcot (55 metros), Space Mountain do Magic Kingdom (54 metros de altura) e The Tree of Life do Disney’s Animal Kingdom (44 metros de altura).