Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

ZELMA - LU - DAN

mensagem postada em 12/10/2009 - 12:10:16hs

Cada experiencia nao eh exatamente igual a outra. Depende muito de quais ficais estarao no dia, o humor deles, o cansaco...ja peguei feras farejadoras de tudo, como tb ja passei bem tranquilo.

Zelma, isso mesmo, vc soh ira preencher o formulario dizendo que esta passando da cota de estiver com uma somatoria alem dos 500U$, mas logico que isso vale mais nos casos de eletronicos que chamam atencao. Passar da cota com coisas como perfumes, cosmeticos, roupas, ao meu ver nao vale a pena declarar imposto desses excessos. Geralmente eles nao se importam muito com esses itens. Logico que o bom senso impera, mais de 10 perfumes e dezenas de pares de tenis abrirao os olhos deles.

Lu e Dan, vc consegue sim pagar la, geralamente os voos internacionais chegam em horarios que bancos como o SAFRA estao a postos pra o pagamento do imposto. Vc sai, paga, volta e recolhe sua mercadoria. Facil e sem problemas.

Qq duvida estamos ai!
Abraco a todos e boa sorte1

Para Denise

mensagem postada em 11/10/2009 - 20:10:17hs

Denise sobre sua pergunta de trazer hd externo e pen drive nos bolsos, claro que funciona, desde que vc não "encha" os bolsos ou esteja com uma jaqueta gigantesca em um dia de calor, que claro chamará a atenção.

Um HD e alguns pen drive fora das caixas, devido ao volume, vc consegue trazer nos bolsos sem problemas.

O que passa no scanner são as malas e o que vc tiver visível, mas se suspeitarem de que vc tem algo nas suas roupas vc pode ser revistada.

Detalhe importante e básico, nunca substime ou pense que os fiscais são trouxas, coisas pequenas assim vc consegue passar, mas sem exageros.

Abraços
Roberto

Cota de isenção

mensagem postada em 11/10/2009 - 19:10:31hs

Gente estou lendo este tópico e quase pirando...deixa ver se entendi!, alguém me clareie depois por favor!
Se eu tenho certeza que comprei objetos que não passarão da cota , eu posso dizer que não tenho nada a declarar é isso? só vou dizer o que tenho na mala se estiver fora do limite permitido? estou certa?

abs Zelma

P/ Denise

mensagem postada em 09/10/2009 - 21:10:43hs

Corre o risco de eles abrirem todas as suas malas......
No ano passado eu declarei os eletronicos para pagar a diferença mas eles fizeram eu abrir todas as malas.
OBS.eles queriam que eu pagasse imposto até sobre os cremes da VS.
Isto em São Paulo

Dúvida sobre o pagamento do imposto devido

mensagem postada em 09/10/2009 - 20:10:48hs

Pessoal, vou voltar para o BR em um domingo. Estou planejando trazer eletrônicos que vão passar da cota... Na hora que eles fizerem o calculo do imposto devido, eu consigo efetuar o pagamento? ou terei que deixar os eletrônicos lá, pagar na segunda e voltar ao aeroporto para pegar?

Grato pela ajuda!

Daniel

Dúvida sobre Declaração

mensagem postada em 05/10/2009 - 08:10:40hs

Gente,
tenho uma dúvida bem boba, mas como vou viajar amanhã e estou meio nervosa, vou dividir com vcs mesmo assim...
Vou comprar um note de 650 dólares mais ou menos. Quero declarar e pagar o imposto necessário. Se eu fizer isso eles irão abrir minhas malas e conferir TUDO???
Outra questão: vi os debates de vcs abaixo sobre HD e pen drive. Roberto, quando colocamos nos bolsos e passamos eles não perguntam? Não entendi muito bem.
Quem puder me ajudar eu agradeço!

**ROBERTO**

mensagem postada em 02/10/2009 - 18:10:56hs

Oi Roberto...
Olha, vou trazer um de cada só...hahahahhaa...no máximo 2 pen drives...o HD vai ser um só mesmo e este de 1T...é o suficiente pra mim...
Qto ao pen drive e o memory card, eu já tinha pensado em fazer isso mesmo e até dizer que já era de uso pessoal entendeu??
Mas nós não passamos naqueles trecos que apitam (haha) que vc tem que tirar toda a roupa se bobear, na volta não né??? Não me lembro direito como foi ano passado...sei que minha bolsa de mão passou pelo raio X...
Só tenho medo de dizer que era já meu e perguntarem pq não declarei antes de ir viajar...meu PC eu sei que não precisa pq ano passado a mulher disse que não precisava porque era produzido aqui e a máquina tbm não precisou pq não passava dos MP de limite....mas o HD não sei como é o esquema...não sei se eu teria que declarar caso tivesse levando pra lá entendeu????
Enganar é fácil, pq é só já colocar um monte de fotos e coisas tanto no pen drive como no HD...mas e o medo??????? ahahhahha
Valeu pela resposta e desculpe TANTAS perguntas e por escrever tanto!!!!!!!!
BJKITAS

Rebeca - HD e outros

mensagem postada em 01/10/2009 - 21:10:57hs

Rebeca, não sei quantos de cada vc quer trazer, mas com certeza se te pararem e verem este itens, eles entram na cota.

Mas estes itens vc pode trazer facilmente no bolso da calça (só não dá pra colocar o HD de mais de 1 tera), pen drive e memory card dá pra trazer um monte nos bolsos, agora o HD acho que vc consegue por um só no bolso.

Fiz isto da última vez e foi na boa.

Abraços

Roberto

**HD EXTERNA, PEN DRIVE & MEMORY CARD**

mensagem postada em 01/10/2009 - 19:10:27hs

Pessoal...Boa Noite a Todos!!!
ALguém poderia me ajudar???????

Alguem sabe de HD externa, pen drive, controle de video game e memory card de máquina entra na cota de eletrônicos???????????????

Agradeço muito desde já se alguem puder me ajudar!!
BJKITAS

migraineboy

mensagem postada em 01/10/2009 - 08:10:06hs

Olá, caso vc seja sekecionada para passar pelo raio x, a bagagem de mão também passa.
Fui em jul/09 e no avião a comissária me disse que meu filho de oito anos não precisava da declaração para a alfândega, quando fui passar tive que voltar para preencher a declaração dele, ai que raiva.... tem
Quando voltei para a fila, já não tinha mais ninguem e é óbvio que o fiscal me mandou para o raio x, na minha mala de mão tinha 6 óculos e 3 relógios( fora PSP, maq. digital e filmadora que eu já tinha levado do Brasil, mas ele só me perguntou se os óculos eram novos ou usados, eu tive presença de espírito e disse que os de grau e um escuro eram usados e 2 eram novos, então ele me perguntou quanto paguei e eu disse $ 300,00 os dois, quer ver? ele disse não.
Acho que porque nesta hora estava passando pelo raio x a mala do meu fiho e eu havia trazido uma espingarda de metal de Brinquedo da Múmia/Universal, ele ficou mais interessado na Arma, eu tive que abrir a mala e ele examinar para ver se se tratava de um brinquedo mesmo, rsss...aí ele até se esqueceu do resto, também não pediu para ver a declaração de saída dos bens que eu levei.
quanto as roupas, se vc tirar a etiqueta de todas elas, são consideradas usadas.
Adriana

Walt Disney World Resort tem o tamanho da cidade de São Francisco ou o dobro do tamanho de Manhattan.