Planejamento - Gorjeta

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

José Ferreira Neto - Gorjetas

mensagem postada em 05/10/2012 - 09:10:41hs

O percentual da gorjeta nos restaurantes é mínimo de 15% ou então 18% e 20% dependendo do tipo de atendimento. Esta é a prática no país e muitos reclamam que Brasileiros não dão. Pessoal, não é tão distinto do que ocorre no Brasil. Há lugares aqui que já cobram 12,5% de gorjeta. Para camareira fica a seu critério. Há relatos aqui no VPO dizendo que as camareiras limpavam/arrumavam os quartos com mais eficiência se deixar uma gorjeta todos os dias.

Gorjetas - dúvidas

mensagem postada em 05/10/2012 - 09:10:21hs

Esse negocio de gorjeta é muito duvidoso.

No restaurante já ouvi dizer que é quase 20%, achei um absurdo mais tudo bem. no entanto é esse valor mesmo?

Para camareira tenho que deixar todos os dias um valor?

Aonde mais se da gorjetas?

Dólar para camareira

mensagem postada em 05/10/2012 - 02:10:52hs

Estou na duvidade quanto deixar para camareira, vou ficar num quarto triplo e estava pensando em dar 1 dólar ( pq a ultima vez em NY fiquei num duplo e dei isso) mas como tem a outra pessoa nao sei se ela vai dar o $. Fica ruim 2 dólares num quarto triplo??

Gorjetas quando não há um valor do serviço

mensagem postada em 04/12/2011 - 14:12:59hs

Quando o serviço que vamos deixar a gorjeta tem um valor -- ex: corrida do táxi, conta do restaurante, etc -- existe aquela fórmula de 15 a 20%. Mas e quando não há um valor? Ex: manobrista, pessoa da locadora do carro, carregador de malas do hotel, etc? Quais os valores para esses casos?

Edimilson

mensagem postada em 15/10/2011 - 18:10:19hs

O valor seria basicamente esse, mais cada um deixa o que acha merecido e o que pode.
Vc pode deixar com um bilhetinho escrito tips, senao elas na vao pegar. Deixe em um lugar visivel como uma comoda que a maioria dos hotes tem.

Ricardo de Oliveira

mensagem postada em 03/07/2011 - 20:07:35hs

Ricardo, lá é bem mais comum deixar a gorjeta em dinheiro e a % varia de 15 a 20% do valor da conta, ou seja, 15% é o mínimo, logo para eles você está considerando que o serviço foi satisfatório.
Acredito que você possa em alguns lugares colocar a gorjeta no cartão, já li em algum lugar que algumas notas no final da folha tem uma parte escrito Tips para você escolher o valor e creditar tudo junto no cartão.
Abçs, Francine.

Ricardo

mensagem postada em 03/07/2011 - 20:07:15hs

Voltei há dez dias de Orlando e em todas as oportunidades em que dei gorjeta tive a opção de deixar em dinheiro ou no cartão. Se vc for pagar no cartão é só pedir pra incluírem a gorjeta, é bem simples. Teve um restaurante, o CHEESECAKE FACTORY, em que na nota do cartão de crédito veio um item chamado TIP onde eu coloquei o valor da gorjeta. Abs.

Como deixar?

mensagem postada em 03/07/2011 - 19:07:46hs

Tipo, minha conta dá 30 dólares... uns 15% dá $4,5 ... vou arredondar para $5 ...

O mais comum é vc deixar a "TIP" em dinheiro, mesmo pagando a conta no cartão? Como funciona?

E pra quem só paga no cartão?

gorjetas

mensagem postada em 02/07/2011 - 17:07:52hs

Então em cafés da manha como o Chef Mickey, Donald e almoco ou janta no Crystal Palace que são self service nós podemos deixar de 3/5 dolares por pessoa ao inves do valor que vier na conta? Obrigada pessoal.

Giovana _ tips

mensagem postada em 28/05/2011 - 17:05:20hs

Oi, Giovana
Aqui no VPO http://www.viajandoparaorlando.com/planejamento/dicas.php tem dicas super detalhadas sobre gorjetas. Acho que o que está ali é mais ou menos o que todos fazem.
Boa viagem
Rosely Faria

No pavilhão da Itália (Epcot), note como os tijolos do campanário que ficam embaixo são muito maiores do que aqueles que ficam no alto (diminuem progressivamente), mais um exemplo da utilização da "perspectiva forçada".