Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

COTA DE $500

mensagem postada em 30/05/2010 - 10:05:11hs

Pessoal,
Já li por aqui que crianças também tem a cota de $500.
Minha dúvida: são crianças de qq idade?
Vamos eu, meu marido, Gabi (8 anos) e Guigui (6 anos),teremos direito a $2000 ?
MÔNICA BUENO

alfandega de brasilia

mensagem postada em 25/05/2010 - 23:05:14hs

Ola pessoal, sou nova aqui !!!
Viajo em setembro e estou numa duvida terrivel: volto por Guarulhos ou venho direto a brasilia?
Minha duvida existe em razao do rigor alfandegario.
Alguem sabe qual é mais tranquila? na verdade, como é a alfandega de Brasilia?
Grata

Samara

mensagem postada em 25/05/2010 - 13:05:21hs

pode vicar tranquila sim, porem evite comprar muitos itens da mesma coisa, pois eles podem achar que e pra vender , divida as coisas nas malas ,pra nao ficar por exemplo 10 tenis na mesma mala e e outra mala so co coisas de maquiagem ,cremes, divida tudo ,tire as etiquetas, roupas ,tenis se possivel use, eu costumo por roupas que vou dar de presente por exemplo, sem a etiqueta e no avesso pra parecer que ja usei, e misturo tudo, coisas minhas mesmo de uso pessoal com coisas novas. Eles implicam mesmo com eletronicos, ,caixas grandes , e muitos itens iguais ,boas compras!!!

Help !!!

mensagem postada em 25/05/2010 - 10:05:33hs

Pessoal, estou indo com meu marido e pretendemos comprar bastante coisa.
Quase nada de eletronicos.
Tô com medo do volume das malas.Vamos desembarcar em Guarulhos.
Posso ficar tranquila ??
rsrsrsrs.....

Matheus Telles Machado Silva

mensagem postada em 18/05/2010 - 09:05:42hs

Que eu saiba, o imposto de importação, que é de 50%, e IGUAL para tudo que exceder a cota de isencao.
Entao, pouco importa se vai ser considerado ELETRONICO ou BRINQUEDO. Pois o valor que voce ira pagar, CASO ultrapasse a cota de isencao, sera IGUAL...

SEMANAS EM ORLANDO SEM TAXA 6,5%

mensagem postada em 17/05/2010 - 19:05:04hs

Li em algum tópico desse forum que em algumas semanas acontecem isenção da taxa de 6,5% nas compras.
Gostaria de saber se alguém tem essa informação para me passar, caso realmente ela ocorra.
Obrigada

Cota

mensagem postada em 05/05/2010 - 09:05:25hs

Alguém sabe como é a alfândega no Rio? Eles param todo mundo? Pretendo trazer meu enxoval de bebê (carrinho, babá eletrônica, bebê conforto... e mais um monte de coisinhas),deve dar uns U$1500!!! Alguém sabe se eles implicam com essas coisas de bebê?

Jose Luiz

mensagem postada em 28/04/2010 - 16:04:39hs

Unica vez que fiz declaracao foi quando trouxe iMAC na caixa propria. Entao foi tempao atras.
Na ocasiao o fiscal(um oriental) pediu para abrir as malas mas so olhou por cima e nem abriu a caixa que continha o computador (e se tivesse colocado outro produto ne?)...
Mas isso deve variar de um fiscal para outro.

Entao so paguei imposto sobre o iMAC...

Espero que vc tb tenha a mesma sorte.

Declaração parcial

mensagem postada em 28/04/2010 - 00:04:46hs

Prezados,
Pretendo comprar produtos que excedem a cota, e pelo que já li por aqui, o ideal é declarar. Gostaria de saber se mesmo para aqueles que estão declarando é feita uma revista nas malas, ou em geral eles "confiam" na declaração?

Obrigado

Alfândega - Em qual aeroporto?

mensagem postada em 27/04/2010 - 19:04:00hs

Estou com uma dúvida e queria saber se alguém podia me ajudar.

Vou voltar pro Brasil pela TAM, vôo JJ8057, que desce no Rio de Janeiro e depois segue para Belo Horizonte, que é onde vou descer.

Onde que eu vou fazer alfândega, RJ ou BH? Em qual free-shop poderei fazer compras?

No Magic Kingdom, você pode observar que no início da Main Street U.S.A. os lampiões são a gás e conforme você anda na direção do Castelo da Cinderela eles passam a ter lâmpadas elêtricas, com o objetivo de demonstrar o progresso.