Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Relato 06/06/13 - GIG

mensagem postada em 19/06/2013 - 02:06:25hs

Pessoal, vou relatar a minha última experiência e a anterior, pois ambas foram no mesmo aeroporto.

A mais recente foi no dia 06/06/13. Estávamos voltando de Miami pela Delta naquele voo com conexão em Atlanta. Chegamos ao Galeão por volta das 08hs da manhã, no mesmo horário estava chegando outro voo. Passamos pela enorme fila da Polícia Federal, retiramos nossa bagagem e fomos para fila da aduana. Éramos 7 pessoas, sendo 4 homens e 3 mulheres. Dos homens eu era o mais novo e tinha apenas duas malas grandes e uma mochila. Estava com medo pois na minha mochila eu tinha um iPad 2 3G 64GB que havia trocado em garantia em Miami (pois a assistência da Apple em Recife negou a garantia do mesmo) e o comprovante do pagamento do imposto tinha o serial do aparelho antigo e eu não recebi qualquer papel comprovando a troca (depois vi no meu e-mail que a loja me enviou) e um netbook comprado no Brasil com selo da Anatel. Dos homens eu fui o único que não foi para o Raio X. Meu pai seguiu para fila de declarar pois vinha trazendo um iMac mas mesmo assim foi submetido ao Raio X (talvez por estar com 3 malas grandes e o iMac) e implicaram com os vinhos que ele estava levando, cerca de 16 garrafas. Ele informou o valor médio dos vinhos e o fiscal adicionou ao imposto do iMac e taxou 50% do excedente dos US$ 500,00, sendo pago no débito em conta no Banco Safra. Os outros dois homens foram submetidos ao Raio X mas foram liberados, inclusive um deles tinha um Macbook dos brancos (antigo) dentro da bolsa e não falaram nada. As mulheres não foram enviadas para o Raio X.

Minha última passada por esse aeroporto havia sido no dia 08/02/12 e foi totalmente diferente. Na época voltávamos com bastante eletrônico, iPod Nano, iPod Classic, Apple TV, Nikon D3100, iPad 2 3G 64GB, iPhones 4S mas como eu sabia que podia trazer uma câmera fotográfica com função filmar eu não declarei a Nikon. Podia trazer os celulares (inclusive smartphone) nós não declaramos os iPhones e podia trazer os MP3 players (iPod) também não declaramos. O AppleTV veio na bagagem da minha namorada e o iPad na minha. Do voo inteiro eu e um casal de amigos fomos os únicos que seguimos para fila do declarar, os demais foram para o nada a declarar. Era o único voo naquele horário (TAM vindo de Miami). Eu e minha namorada tínhamos apenas duas malas grandes, a minha mochila e duas bolsas daquelas de viagem da Tommy, o outro casal tinha quatro malas da grande e duas da pequena. Todos da fila nada a declarar foram submetidos ao raio x e detector de metal. Nós informamos o que tínhamos a declarar, tudo na caixa ainda (já aberta), escrevemos no sistema, recebemos o papel e pagamos o imposto na época à vista no Banco Safra e não fomos submetidos ao Raio X, apesar de um dos fiscais ter dito ao outro para mandar a gente para lá, porém ele disse que já estávamos ali de boa vontade e não seria necessário.

Como geralmente levo o iPad e computador nas viagens, costumo recolher o imposto desses itens pra viajar tranquilo. Vou imprimir o e-mail da Apple com o recibo da substituição do meu iPad atual e juntar a guia do imposto do ipad antigo, na tentativa de evitar problemas.

alfandega 15/06

mensagem postada em 19/06/2013 - 14:06:46hs

Chegamos, fomos ao Free shop, ficamos mais de uma hora lá, quando fomos passar pela alfandega de GRU, não tinha mais ninguem do mesmo vôo, daí o cara q estava lá nem deu bola para a gente, mandou passar direto....e tínhamos muiiiiiitas malas !!!

Minha opinião

mensagem postada em 20/06/2013 - 10:06:33hs

Bom, em novembro do ano passado eu parei, e em fevereiro desse ano tmb (no aeroporto de Guarulhos). Em ambos os casos, estava com duas malas de 32kg e mala de mão

O que pude observar é:

Alguns voos são mais visados, principalmente em determinadas épocas, como por exemplo em novembro/dezembro pós Black Friday

Param uma mulher mais idosa q estava numa cadeira de rodas (ela e mais uns 2 parentes)

Uma mulher q fez o enxoval foi parada e começou a chorar muito, o fical até foi mais seco com ela

Vi uma mulher com vários perfumes nas embalagens ser liberada sem multa, sem brincar, deveria ter mais de 10

Vi uma mulher nervosa e irritada pq estava perdendo a conexão, e mesmo assim teve q esperar sair a DARF e pagar

Uma fiscal tirou praticamente tudo de sentro da mala de uma pessoa (não lembro se era homem ou mulher). Nas vezes q parei, não fizeram isso

Então a conclusão q cheguei é: Se vc deu o azar de parar e ter q abrir as malas, aceite o fato e vai conversando de forma bem educada com o fiscal. Eu pelo menos fiz isso para ele ver q não somos moambeiras. Fazer escandalo, brigar ou chorar, só piora a coisa. E cada fiscalização, vai ser diferente da outra, então nunca sabemos exatamente no q vai dar, pelo menos com esses relatos podemos ter idéias de como funciona

(Mariana) Minha opinião

mensagem postada em 20/06/2013 - 10:06:28hs

Bom, em novembro do ano passado eu parei, e em fevereiro desse ano tmb (no aeroporto de Guarulhos). Em ambos os casos, estava com duas malas de 32kg e mala de mão

O que pude observar é:

Alguns voos são mais visados, principalmente em determinadas épocas, como por exemplo em novembro/dezembro pós Black Friday

Param uma mulher mais idosa q estava numa cadeira de rodas (ela e mais uns 2 parentes)

Uma mulher q fez o enxoval foi parada e começou a chorar muito, o fical até foi mais seco com ela

Vi uma mulher com vários perfumes nas embalagens ser liberada sem multa, sem brincar, deveria ter mais de 10

Vi uma mulher nervosa e irritada pq estava perdendo a conexão, e mesmo assim teve q esperar sair a DARF e pagar

Uma fiscal tirou praticamente tudo de sentro da mala de uma pessoa (não lembro se era homem ou mulher). Nas vezes q parei, não fizeram isso

Então a conclusão q cheguei é: Se vc deu o azar de parar e ter q abrir as malas, aceite o fato e vai conversando de forma bem educada com o fiscal. Eu pelo menos fiz isso para ele ver q não somos moambeiras. Fazer escandalo, brigar ou chorar, só piora a coisa. E cada fiscalização, vai ser diferente da outra, então nunca sabemos exatamente no q vai dar, pelo menos com esses relatos podemos ter idéias de como funciona

(mensagem de Mariana Altieri)

Mariana, concordo com vc.
Acho que quanto menos "onda" a pessoa fizer, mais "suave" será a aplicação dos tributos.

Res: Minha opinião

mensagem postada em 20/06/2013 - 10:06:43hs

O que pude observar é:

(mensagem de Mariana Altieri)

Muito bem colocado. Tb concordo!

Res: Res: Minha opinião

mensagem postada em 20/06/2013 - 11:06:14hs

Isso mesmo!
As pessoas não se dão conta que os fiscais trabalham lá todos os dias, e temos uma tendência de repetir os comportamentos em situações parecidas.
Todo fiscal sabe o "padrão" de como o moambeiro se comporta, ou das pessoas que trazem eletrônicos. Não tem como enganá-los, pode ser que eles te deixem passar, mas acho muito difícil que alguém consiga enganar um fiscal. Então quando ele te pegar, certamente ele já sabia que você estava " devendo" antes mesmo de olhar o que você tinha. Nessa hora não adianta chorar, seja bem educado e o mais importante é não questionar a autoridade dele, ou dela, que o dano será menor.

Boa sorte a todos!
Abs

Suplementos

mensagem postada em 20/06/2013 - 14:06:26hs

Pessoal, alguém tem relatos de alguém que já foi pego portando suplementos?
Nunca ouvi relatos, muuuitos conhecidos viajam e compram bastante suplemento...o que aqui é um imposto absurdo, lá é 3x mais barato; Já compro por um site americano e mesmo com frete, compensa demais.
Até um casal amigo, postou uma foto dos suplementos que cada um comprou...achei absurdo...e perguntei se foram parados...disseram que não... mas assim... 2 potes de Whey, 2 de bcaa, glutamina, thermogênico etc etc etc....
Nunca fui de pirar como esse casal....rs mas trago coisas diferenciadas que nesse site não tem sabe?
Mas acham que deve haver uma fiscalização específica, ou será que só me param se eu trouxer muuitos do mesmo produto? rs
Estava vendo o que tem de novo no mercado, e fiquei um tanto quanto....maluca! rsrsrs

Res: Suplementos

mensagem postada em 20/06/2013 - 14:06:54hs

Oi Larissa,

Te passo minha experiência vivida em 2011: meu cunhado me pediu pra trazer uns suplementos pra ele, e foram muitos, viu... Passamos sem problemas, mas tivemos uma "precaução", a de trazer na bagagem de mão.

Um amigo que já tinha ido antes de mim disse que ele tinha comprado um pacote de MMs e tinha deixado na mala despachada... E a mala dele foi aberta. Ele achou que estavam desconfiados que fossem drogas...

Por isso passamos com todos os potes na bagagem de mão.

Boa sorte!

mensagem postada em 20/06/2013 - 15:06:23hs

Larissa,

Estive em Orlando a um mes atras. Meu irmao comprou 17 kg desses produtos... Veio tudo dividido nas duas malas dele. Passou ate pelo Raio X e ninguém falou nada.

Eu comprei 2 oxys old formula e tambem passei sem nenhum problema...

mensagem postada em 20/06/2013 - 15:06:18hs

Larissa,

na ultima vez que fui aos EUA, meu filho (que está fazendo musculação na academia) trouxe exatamente 2 potões de Whey, e potes menores de bcaa e vários comprimidos.
Eu tive o cuidado de separa-los e botar só um pote de cada, em malas separadas.
Mesmo assim eles abriram uma das malas no CPB e colocaram aquele aviso.
Mas nem chegaram a abrir o pote.
Só uma vez que minha esposa resolveu trazer uns 10 kg de sabão em pó é que eles abriram a bagagem (um sacão daqueles de 3 andares) e fizeram um furinho no saco do sabão para ver se não era outra coisa
Ela ficou brava quando abriu a bagagem aqui no Brasil e notou que tinham furado o saco de sabão ... mas não tomaram nada, vai ver o fiscal tava querendo lavar a roupa suja em casa ... rsrs

boa sorte.
SDS

Pessoal, alguém tem relatos de alguém que já foi pego portando suplementos?
Nunca ouvi relatos, muuuitos conhecidos viajam e compram bastante suplemento...o que aqui é um imposto absurdo, lá é 3x mais barato; Já compro por um site americano e mesmo com frete, compensa demais. Até um casal amigo, postou uma foto dos suplementos que cada um comprou...achei absurdo...e perguntei se foram parados...disseram que não... mas assim... 2 potes de Whey, 2 de bcaa, glutamina, thermogênico etc etc etc....Nunca fui de pirar como esse casal....rs mas trago coisas diferenciadas que nesse site não tem sabe? Mas acham que deve haver uma fiscalização específica, ou será que só me param se eu trouxer muuitos do mesmo produto? rs Estava vendo o que tem de novo no mercado, e fiquei um tanto quanto....maluca! rsrsrs
(mensagem de Larissa Pereira de Araujo )

No pavilhão da Alemanha (Epcot) você encontra 16 brasões na fachada da Sommerfest e Biergarten representando os 16 estados federados alemães.