Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Fernanda

mensagem postada em 18/05/2012 - 13:05:24hs

Olá, bom dia !!!!!

Não Fernanda, se você estiver com as Notas Fiscais certinhas, eles não podem colocar na cota, mesmo que agora não tenhamos de fazer mais a relação de bens que estamos saindo. Quando viajamos em Janeiro, levamos netbooks e câmeras fotográficas com as respectivas notas e não foi necessário mostrar nada, até porque trouxemos poucos eletrônicos. Procure manter a NF junto do produto, para que caso eles peçam esteja a mão.

Produtos levados do Brasil

mensagem postada em 18/05/2012 - 12:05:05hs

Estou levando alguns eletronicos com as suas respectivas notas fiscais, dentre eles um MacBook praticamente novo para utilizarmos no hotel e um Ipad, com aproximadamente 8 meses para tentar acalmar meu filho nas filas. Deveremos comprar alguns eletronicos e entrar na fila a declarar, mas fico em dúvida sobre se eles podem questionar os equipamentos que estamos levando daqui do Brasil e querer inserir na cota.

Para FERNANDA MIRANDA - TERMINAL 1 GRU

mensagem postada em 18/05/2012 - 11:05:41hs

Olha Fernanda, em 30.04 eu e meu marido voltamos pela TAM,
no TERMINAL 1 e não fomos parados, passamos direto na fila do
"não declarar"...eu fiz meu relato alguns dias depois, mas para vc saber,
cheguei às 06h35 e a sala das esteiras, do desembarque, estava lotada,
com pelo menos 5 vôos que chegaram ao mesmo tempo.
Não sei se em razão disso ou sorte não vi ninguém ser parado...detalhe:
estávamos, cada um, com uma mala grande + média + mochila.
No final do corredor do "não declarar" havia apenas uma fiscal olhando
quem passava.
Boa sorte!

PEÇAS HARLEY DAVIDSON

mensagem postada em 18/05/2012 - 09:05:40hs

Pessoal

Alguém pode ajudar?

Estou precisando de uns acessórios Harley Davidson e quero trazer na minha próxima ida para ORL.

Alguém tem experiência em trazer isso? Será que passa na alfândega?

Obrigado

Ricardo

mensagem postada em 17/05/2012 - 23:05:05hs

Pois é... vai muito da sorte também, né?
Meu pai ficou indignado de ver um monte de gente passando sem ser parado com várias malas... enfim, uns passarão tranquilamente, outros serão parados. Não dá pra prever... o melhor é não abusar!!!

sobre Brasília

mensagem postada em 17/05/2012 - 21:05:44hs

Andreia, ano passado voltei por Brasília e já havia lido relatos aqui aterrorizantes. Me preparei psicologicamente e declarei os eletrônicos. Eles estavam abrindo a mala de todo mundo e fazendo terrorismo. Cheguei a ver um dos fiscais pegando um tênis que uma mulher havia trazido e tentando medir se cabia no pé dela, pra saber se ela teria comprado para ela mesmo. Vcs acreditam nisso?
Como o fiscal viu que eu havia declarado algumas coisas e pagaria o imposto, ele me liberou, juntamente com minha esposa e um casal amigo que estava com a gente e que havia declarado os eletrônicos também.
Posso dizer sem medo de errar que Brasília é a alfândega mais complicada.

Priscyla

mensagem postada em 17/05/2012 - 20:05:21hs

Oi Priscyla, não vi pessoas com crianças pequenas sendo paradas não. Enquanto aguardávamos meu marido, fiquei conversando com uma moça que estava com o filho pequeno e que também não foi parada.

Mas eu não sei se foi sorte nossa (tendo em vista o relato da Andreia) ou se de fato não param pessoas com crianças pequenas. Mesmo porque imagino que seja uma tarefa quase impossível aos pais manter as crianças quietas enquanto as malas são esvaziadas. A última coisa que eles devem querer ali é algazarra de criança.

Boa sorte na sua viagem! :-)

Fernanda Miranda - Guarulhos

mensagem postada em 17/05/2012 - 19:05:06hs

Olá, boa noite.
Eu também fui em Setembro/2010 e Outubro/2011, ambas pelo terminal 1, voando TAM, uma vindo de Orlando e outra de Miami.

Em ambas as vezes me dirigi ao Nada a Declarar e em nenhuma passei pelo raio-x.

Não sei como está agora, mas quando passei nada ocorreu e olha que somos eu, esposa e 2 filhas (16 e 18 anos), sendo assim, sempre voltamos com bastante malas.....

Abraços!

Brasília

mensagem postada em 17/05/2012 - 16:05:02hs

Meus pais chegaram ontem de manhã em Brasília no vôo que vinha de Miami... Cerca de umas 30 pessoas foram paradas sem passarem pelo raio-x, dentre elas meus pais...
Eles estavam com 3 malas. Ficamos nos EUA 24 dias.
Primeiro o fiscal disse que faria algumas perguntas apenas uma vez. Perguntou pra eles se eles tinham usado apenas roupas que levaram daqui, e minha mãe respondeu que não. Então, perguntou se compraram coisas lá. Ela respondeu que sim. Depois perguntou se eles usaram tudo o que compraram lá e minha mãe respondeu que não. Então ele disse pra tirarem tudo da mala pra ele conferir. Ele não teve pressa. Mandou que meus pais separassem tudo o que não foi usado, mandou pegar todas as notas fiscais e disse que tudo o que não tinha nota, ele pesquisaria o preço no site e taxaria. Então minha mãe disse pra ele que assistiu ao programa Mais Você e que lá disseram que poderíamos sim trazer coisas novas, desde que não ultrapassássemos a cota. Então, ele disse que tudo o q tivesse acima da cota seria taxado. Ela começou a separar as coisas (tadinha), e então ele perguntou qtos relógios da fóssil ela tinha trazido. Ela disse: "Um só!". Aí ele viu o IPad que ela tinha comprado ano passado e perguntou se ela havia pago o imposto ano passado e ela disse que não pq estava dentro da cota. E ele disse que olharia o IPad e que se fosse de 16 gb, ele deixaria passar, mas se fosse de 32, ele taxaria também. Então, ele olhou e viu que era de 16 e deixou passar.
Enquanto minha mãe terminava de separar as roupas e as centenas de notas fiscais, o funcionário resolvia uma questão com outra mulher que havia sido selecionada e que tinha eletrônicos, e então, uma supervisora disse pra ela: olha, eu vou te liberar porque sabemos que vc tá viajando com a família e não tá trazendo coisas pra vender. Guarde rapidinho essas notas, as roupas e pode ir. E então minha mãe enfiou tudo na mala e saiu... Meu pai ficou tão nervoso que passou mal. Mas graças a Deus eles foram liberados, senão quem iria pagar o pato seria eu, pois tinha várias camisas da lacoste que eu havia comprado pro meu marido e as notas estavam comigo, no outro vôo!!!
As pessoas que estavam ao lado dos meus pais foram paradas, e uma delas teve a mercadoria toda confiscada.
Um outro casal também teve parte dos pertences confiscados e o funcionário disse que quem viajou a menos de 90 dias pra fora não tem direito a cota. Eles queriam confiscar tudo, mas a mulher reclamou dizendo que eles tinham levado itens de uso pessoal. Detalhe: eles viajaram por apenas 3 dias.
Um outro rapaz ficou caladinho e conseguiu recuperar as roupas pagando 2 mil reais de multa.
Enfim, ontem em Brasília eles não estavam de brincadeira!!!

Ricardo

mensagem postada em 17/05/2012 - 16:05:54hs

Passei pela alfândega de Manaus anteontem a tarde... não fui parada.
Minha irmã passou por lá ontem e disse que a fila estava enooorme porque várias pessoas estavam sendo paradas. Ela estava com apenas uma mala e passou direto!!!

No pavilhão americano (Epcot) note que o número romano "IV" do relógio da torre está representado como "IIII" da mesma forma como era empregado na época colonial.