Aeroporto - Segurança

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Autorização de viagem para menores com passaporte Português

mensagem postada em 22/08/2017 - 19:08:44hs

Pessoal boa noite! Faz muito tempo!

Estou com basicamente duas dúvidas preciso de ajuda:

Pretendo viajar para fora do Brasil em janeiro mas até lá os passaportes brasileiros estarão vencidos menos o do meu filho mais novo.

Como vou encontrar meu marido no país em questão viajo sozinha com eles, então lá vai.

Se eu apresentar meu passaporte português na saída do Brasil com meu RG do Brasil e o passaporte brasileiro do meu caçula que já vem com a autorização de viagem a polícia federal pode criar caso por termos passaportes de nacionalidades difrentes?

E se resolvermos todos viajar com o passaporte português os meus filhos precisarão da autorização de saída do país?

Procurei em vários sites, links e não obtive uma resposta satisfatória.

Obrigada pela ajuda!

Abçs,

Alessandra

Res: Autorização de viagem para menores com passaporte Português

mensagem postada em 22/08/2017 - 20:08:00hs

Pessoal boa noite! Faz muito tempo!
Estou com basicamente duas dúvidas preciso de ajuda:
Pretendo viajar para fora do Brasil em janeiro mas até lá os passaportes brasileiros estarão vencidos menos o do meu filho mais novo. Como vou encontrar meu marido no país em questão viajo sozinha com eles, então lá vai.
Se eu apresentar meu passaporte português na saída do Brasil com meu RG do Brasil e o passaporte brasileiro do meu caçula que já vem com a autorização de viagem a polícia federal pode criar caso por termos passaportes de nacionalidades diferentes?
E se resolvermos todos viajar com o passaporte português os meus filhos precisarão da autorização de saída do país?
Procurei em vários sites, links e não obtive uma resposta satisfatória. Obrigada pela ajuda! Abçs,
Alessandra
(mensagem de AleGGuedes)

Alessandra,
vou tentar te ajudar a entender como funciona a legislação, mas não tenho todas as informações de que necessito, tais como:
1) Você e seus filhos têm nacionalidade Brasileira ? Moram no Brasil regularmente ? Tem Carteira de Identidade, CPF e domicilio no Brasil ? Caso positivo, é necessário, ao sair do Brasil, que apresentem os respectivos passaportes Brasileiros (e para o caso de filhos menores desacompanhados de ambos ou apenas um dos pais, terem autorização de ambos para deixarem o Pais (ou no passaporte ou em Declaração registrada em cartório conforme modelo da Policia Federal constante da Internet);
2) Ainda que vc e seus filhos possuam dupla cidadania, mas estejam morando (trabalhando, estudando, etc) no Brasil, é necessário que tenham passaporte Brasileiro Válido ao sair do Brasil. Neste caso, para ingresso nos países integrantes da Comunidade Européia, ou no caso em Portugal, poderão entrar lá com o passaporte Europeu, sem nenhum problema.

3) Para sair do Brasil com o passaporte Português, seria necessário que vocês tivessem entrado aqui como estrangeiros (turistas) também com o mesmo passaporte, e não tenham residencia fixa (domicilio) no Brasil, nem tenham ultrapassado o tempo concedido pela imigração quando do seu ingresso. Mas parece que não é este o caso, pois se vcs têm o passaporte Brasileiro, isso quer dizer que também tem cidadania Brasileira, e aí voltam as regras da imigração (necessidade de autorização, por escrito, para que as crianças deixem o país sem a presença de ambos os pais ou presença de apenas um dos pais, OK ?

Espero ter ajudado.
Forte abraço,

Roberval.

Res: Autorização de viagem para menores com passaporte Português

mensagem postada em 24/08/2017 - 17:08:52hs

Roberval boa tarde!

Muito obrigada pela sua resposta!

Ajudou muito , vou renovar os passaportes brasileiros mesmo, que eu não gosto de confusão bem na hora de sair do país.

Abraços,

Alessandra

O nome original em inglês do Castelo da Cinderela se escreve Cinderella Castle e não Cinderella's Castle.