Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Mariana Salles

mensagem postada em 16/11/2014 - 15:11:33hs

Mariana a Alguns meses a lei mudou e não existe mais a declaração de saida temporaria de bens, portanto a unica forma de provar que vc já os tinha é através de nota fiscal ou de algum selo da industria brasileira.
(mensagem de Rodrigo Garijo das Neves)

Olá, só uma observação: selo brasileiro da Anatel não quer dizer que o imposto tenha sido pago. Somente o que comprova a nacionalização é o DARF (caso tenha sido importado) ou a nota fiscal do Brasil.

Res: Brasília - só pegam gente com cara de rica

mensagem postada em 16/11/2014 - 14:11:21hs

Voltei de orlando na sexta, de TAM, e relato o que aconteceu desde Orlando. Estava eu, meu filho, meu marido, uma mala média cada um, mais uma mala de muambeiro paraguaio, mais uma mala de bordo, cadeirinha de carro. Já na fila do checkin, fiquei horrorizadaaaaa com o tamanho das malas dos demais passageiros. Eram malas gigantescas! Sempre vi dessas malas, mas nesse dia era 90% da fila. Uma única família estava com 3 televisões de plasma gigantes. Tinha aspirador industrial. Maquina de lavar louca. Frigobar! De cara já senti que não teríamos problemas, apesar de ter comprado muito acima da cota. Chegamos em Brasília super cansados, e, por estarmos com criança pequena, a PF nos passou na frente. Chegando na fila do nada a declarar, dessa vez eu inventei de perguntar pro troglodita da RF se tinha fila preferencial. Ele riu da minha cara, no maior sarcasmo do mundo! Me olhou de baixo a cima. Na mesma hora comecei a discutir com ele, e o povo todo das malas monstruosas com os olhos arregalados (hahahahahahaha), gritei muuuuuito com o babaca! Já saquei meu regulamento aduaneiro da bolsa e falei: me coloca naquele raio X que ninguém sai daqui hoje! Não se escutava um pio dentro daquele ambiente. A cara de felicidade dos vendedores do duty frete era a melhor. Parece que diziam: "finalmente alguém enfrentou essa criatura."

(Esse foi meu único barraco público da minha vida)

Depois do ocorrido, obviamente a fila estava maior ainda, e eu "pacientemente" fui para o final. A cadeirinha do meu filho extraviou, então precisei preencher a papelada com o funcionário da TAM. Demorou um século para o cara aparecer e só sobrou a gente. O troglodita fiscal fez amizade com meu marido, entregou cartão (hahahahahahahah) e deixou a gente passar reto. Ficou "amigo" depois que descobriu que ele era funcionário federal. Deu tempo de cada um contar meia vida.

Atenção: Pelo amor de gosh, usem a roupa mais pobre do mundo para passar na fila do nada a declarar. Eu notei que malas mequetrefes e pessoas com cara de classe média-média, de havaianas, tatoo, etc (gente mais desencanada) eram poupadas de serem arrancadas da fila do nada a declarar. Agora, madames maquiadas, cheias de jóias, bolsas de grife (dá para arrancar o chaveiro cafona da MK antes de embarcar e deixar menos na cara?), genteeeeee, não ficou UMA sequer na fila. Entre linda na imigração dos EUA, mas cuidado com o chiquê no retorno. O prejuízo pode ser alto!

(mensagem de Luana Mendonça)

Olá,

Sei que é uma mensagem bastante antiga, mas como meu cadastro é recente devo comentar sobre sua mensagem.
Alguns pontos estão obscuros, por isso creio que muita coisa que você falou não é verdade. Como viajo e volto sempre por Brasília, lá está claro em um cartaz gigante: fila PREFERENCIAL para tripulantes, deficientes, gestantes, etc, tudo o que a lei já prevê.
Em segundo lugar, se você tivesse gritado ou desafiado o fiscal, seria presa por desacato ou insubordinação, o que não ocorreu. E, por experiência própria, não importa a roupa com que me visto, não há seleção de passageiros baseados nesse critério e sim na quantidade de bens que estão trazendo.
Até mais...

Res: Tributação na alfândega - desconto de 50%

mensagem postada em 16/11/2014 - 14:11:47hs

Olá
Não sei se já responderam, mas a aplicação da pena de perdimento da mercadoria é para casos graves como ocultação (por exemplo, no corpo) ou apresentação de notas fiscais falsas ou falsificadas.
Em caso de não declaração dos bens, a pena é tão somente a multa + o imposto.
Fonte: instrução normativa 1059, de 8 de agosto de 2014.
Abraços.

Alfândega - Guarulhos

mensagem postada em 14/11/2014 - 18:11:49hs

Boa Tarde.

Passando aqui para deixar o meu relato da alfândega em guarulhos.
Desembarquei no dia 07/11/2014 as 07:00 no terminal 2 em um vôo com origem em Miami.
No mesmo momento chegou um vôo de Madri e a fila estava grande, mesmo assim a conferência de passaporte foi bem rápida.
Pegamos as bagagens, eu com 2 malas (1 Grande e 1 Média) e mochila e minha esposa com 2 malas (1 grande e 1 Pequena).
Tinha 2 fiscais que apenas deram bom dia e indicaram a saída.

Abs

Res: MANAUS

mensagem postada em 14/11/2014 - 16:11:23hs

gente, tenho visto muitas promoções de passagens de manaus a orlando mas poucos relatos sobre a alfandega de la. comprei agora passagem pra maio num preco otimo e queria trazer um macbook, mas tenho medo da alfandega. ja vim por SP, brasilia e RJ e sempre foi tranquilo. algum relato de manaus?
(mensagem de elaine fernandes andrade teixeira)

Elaine,

Manaus é uma das alfândegas mais rigorosas !! Tem uma auditora fiscal loura e baixinha lá que é fogo !!
O pior, todas as vezes que passei por lá, ela me parou ! Por sorte eu sempre estive dentro da quota e não tive que pagar nada de imposto !!
Mas se vc for trazer um Mc Book, se eu fosse vc já entrava logo na fila de declarantes, porque com certeza vc será parada ... passam todos pelo Raio X !
SDS,
Roberval.
(mensagem de roberval taylor)

tinha ate pensado em comprar um usado pelo ebay e mandar deixar o hotel. será que com sinais de uso do computador eles ainda taxam??

Taxam sim!

mensagem postada em 14/11/2014 - 16:11:17hs

gente, tenho visto muitas promoções de passagens de manaus a orlando mas poucos relatos sobre a alfandega de la. comprei agora passagem pra maio num preco otimo e queria trazer um macbook, mas tenho medo da alfandega. ja vim por SP, brasilia e RJ e sempre foi tranquilo. algum relato de manaus?

Elaine,

Manaus é uma das alfândegas mais rigorosas !! Tem uma auditora fiscal loura e baixinha lá que é fogo !!
O pior, todas as vezes que passei por lá, ela me parou ! Por sorte eu sempre estive dentro da quota e não tive que pagar nada de imposto !!
Mas se vc for trazer um Mc Book, se eu fosse vc já entrava logo na fila de declarantes, porque com certeza vc será parada ... passam todos pelo Raio X !
SDS,
Roberval.
(mensagem de roberval taylor)

tinha ate pensado em comprar um usado pelo ebay e mandar deixar o hotel. será que com sinais de uso do computador eles ainda taxam??

mensagem postada em 14/11/2014 - 16:11:02hs

Elaine,

SDS,
Roberval.

MANAUS

mensagem postada em 14/11/2014 - 16:11:28hs

gente, tenho visto muitas promoções de passagens de manaus a orlando mas poucos relatos sobre a alfandega de la. comprei agora passagem pra maio num preco otimo e queria trazer um macbook, mas tenho medo da alfandega. ja vim por SP, brasilia e RJ e sempre foi tranquilo.
algum relato de manaus?

Alfandega Guarulhos!

mensagem postada em 10/11/2014 - 14:11:09hs

Olá pessoal! Passei pela alfandega pelo terminal 3 em Guarulhos no dia 04/11 em um voo vindo de NY. Estava com minha filha e nos trazíamos 4 malas grandes e a bagagem de mão! foi bem tranquilo, o fiscal me disse um Bom dia e mandou seguir!

Alfândega de Recife - dia 6/11

mensagem postada em 08/11/2014 - 11:11:59hs

Cheguei em Recife às 10:00 da manhã no vôo da American Airlines na última quinta-feira e não tinha alfândega para quem não ia declarar. Simplesmente passava reto e ia direto para a saída. Eu nem vi funcionário da Receita por lá. Até achei que estava indo pelo caminho errado. rsrs

Walt Disney World Resort emprega mais de 62.000 "cast members". Não por outro motivo é considerada a empresa americanas que mais empregos oferece numa única localidade.