Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

17 ANOS

mensagem postada em 20/07/2012 - 21:07:05hs

Gente, eu vou com uma amiga em Janeiro para Orlando e temos 17 anos, e vamos continuar com essa idade em janeiro, precisa da autorização dos pais, claro, mas não tem nada que possa impedir de nós viajarmos por estarmos apenas nós, sem acompanhamento de maior de idade, pois não vamos com agência, vamos por conta propria, reservar hotel e comprar passagem.. Tem como não dar certo por causa da nossa idade?

Menor com Tutela

mensagem postada em 09/07/2012 - 10:07:50hs

Bom dia galera! Eu, minha filha e marido estaremos indo no dia 06/08/2012 (menos de 1 mês - uhuuu), sendo que pintou uma dúvida. O meu marido não é pai biológico da minha filha e o meu pai tem a tutela dela, pois não tenho mais contato com o biológico. A minha pergunta é:
Qual a documentação que devo levar? Basta a certidão de nascimento, tutela e autorização do meu pai com firma reconhecida? Ou precisa de mais alguma coisa? Estou com muito medo deles pedirem + alguma coisa.
Aguardo um breve retorno e já agradeço.
Fiquem com Deus!

Somente o retorno sem um dos pais

mensagem postada em 26/02/2012 - 20:02:47hs

Viajo com meu marido e filho de 5 anos pra Orlando em 2 semanas, todos juntos, no mesmo vôo. Depois seguimos pra Miami e meu marido terá que retornar ao Brasil uma semana antes de nós. Pergunta: preciso de autorização rpo retorno do meu filho? Vários amigos q viajam bastante disseram q não, mas não custa checar...

Familia Ventura

mensagem postada em 03/01/2012 - 00:01:51hs

Olá pessoal, obrigada pelo retorno.
Li sobre esta informação tambem no site da policia federal, inclusive la tem o manual completo sobre menores brasileiros viajando para o exterior, é o mesmo conteúdo do link que vcs me disponibilizaram aqui. Muito obrigada, Mariana

Viagem com sobrinhos

mensagem postada em 02/01/2012 - 09:01:21hs

Pessoal tudo bem?
Gostaria de confirmar com vcs, estarei viajando com meus 2 sobrinhos (11 e 13 anos) e gostaria de saber se é necessário somente a autorização com firma reconhecida dos pais?
A autorização é uma para cada menor ou posso colocar os dois na mesma autorização?
Muito obrigada se puderem me ajudar!!
bjssss

Mariana Mattos

mensagem postada em 02/01/2012 - 07:01:49hs

Olá.
As autorizações de viajem no Brasil agora são reguladas pela Res. 131, do CNJ que apenas exige, no inciso II, do art. 1, para os casos de crianças viajando com apenas um dos pais a autorização do outro com firma reconhecida. As autorizações devem ser apresentadas em duas vias originais (art. 8), já que uma fica retida na Polícia Federal e o reconhecimento de firma pode ser por autenticidade ou semelhança(pár. 1, do art. 8). A autorização não tem forma definida, mas é da forma como vc. colocou. Te aconselho, de qualquer forma a tirar uma cópia do documento e até imprimir uma cópia da Res. CNJ pois não é raro encontrar pessoas que lidam com isso todos os dias e não conhecem o teor da Resolução. Segue o link: http://www.cnj.jus.br/atos-administrativos/atos-da-presidencia/resolucoespresidencia/14609:resolucao-n-131-de-26-de-maio-de-2011&catid=323:resolucoes

Autorização para menor desacompanhado de um dos pais

mensagem postada em 02/01/2012 - 00:01:16hs

Olá pessoal!
estou viajando semana que vem sozinha com as minhas filhas de 8 anos, meu marido nao vai conosco. A autorização para esse caso, desacompanhadas só do pai, é aquela simples, ex: Eu, fulano de tal..... autorizo minha filha menor...... viajar acompanhada da mãe fulana de tal para os Estados Unidos da América na data tal... com assinatura do pai com firma reconhecida em cartório por autenticidade? Tem que colar a foto da criança na autorização? Tem que ter copia autenticada do documento de identidade do pai? Já li tanta coisa na internet, no fim a gente nao sabe qual informação está valendo. Aguardo uma "luz". Abraços, Mariana

Carolina

mensagem postada em 03/02/2011 - 18:02:38hs

É verdade. Só precisa da autorização do Juizado para menores de 14 anos que não estejam viajando com parentes de primeiro grau. Mas é que no Juizado, pelo menos aqui em Salvador, é bem mais prático: não tem fila, fica pronto na hora e não precisa reconhecer firma. Adoro essa troca de informação aqui do VPO. Antes de participar do forum eu pensava que só podia ser autorização do Juizado. É bom saber que existe outra opção. Obrigada!

Bia - Menor Desacompanhado

mensagem postada em 03/02/2011 - 11:02:55hs

Bia, minha irmã foi ano passado com nossos tios e primos e ela estava com 15 anos. Só foi necessário apresentar a declaração autorizando menor viajar desacompanhado com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE por ambos os pais. Apenas para menores de 14 anos é necessário a declaração feita direta no Juizado de Menores. Minha mãe não estava presente no embarque, eles apenas retiveram uma das originais da declaração. Nós fizemos duas somente para garantir.

Beatriz Catto

mensagem postada em 03/02/2011 - 10:02:33hs

Não precisa que os pais estejam presentes na hora do embarque. Em novembro levei minha sobrinha de também 15 anos à Disney e a autorização foi feita pelos pais no Juizado de Menores em um formulário de autorização de viagem do próprio Juizado, sem necessidade de reconhecer firma. Já vi depoimentos aqui de pessoas que fizeram essa autorização com firma reconhecida e não tiveram problema. Apenas faça cópias extras pois, no meu caso, a companhia aérea ficou com uma cópia e a Polícia Federal com outra, e quando passamos pela imigração o agente pediu para ver a autorização.

Os imagineiros da Disney utilizam com freqüência uma técnica de construção denominada "Forced Perspective" ("Perspectiva Forçada"). Todos os prédios de dois andares no Magic Kingdom foram construídos com a utilização desta técnica, em Main Street U.S.A., é possível notar que os prédios parecem ter 03 andares, quando na realidade tem apenas 02.