Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Novo modelo de passaporte brasileiro.

mensagem postada em 04/12/2014 - 20:12:28hs

Boa noite, galera.
Vocês estão sabendo do novo modelo de passaporte? Pois é..fiquei sabendo hoje quando estive na PF com a minha afilhada de 6 anos que viajará comigo, sem os pais.

Levamos a autorização normal que os pais devem apresentar para autorizar o menor a tirar o passaporte, mas quando chegamos lá, a atendente perguntou para a minha irmã e para o marido dela, se eles queriam que o passaporte já saísse com autorização para a menor viajar sem um dos pais, ou sem ambos. Como ela vai viajar só comigo, eles optaram por autorizar a viagem sem nenhum responsável. Ela então, jogou fora a autorização que tínhamos levado e imprimiu uma outra, que libera a menor pra viajar desacompanhada e disse que agora não será mais necessária autorização nenhuma, pois já vem impressa no passaporte. Não é mais necessária toda aquela burocracia de preencher autorização e reconhecer firma para o menor viajar sozinho, essa que vem no passaporte já basta.

Cheguei em casa e fui, imediatamente, para o santo Google pesquisar sobre o assunto, e é isso mesmo. Parece que estes passaportes "novos" começaram a sair em novembro, se não me engano.Bem recente.

Outra coisa que descobri, foi: o novo modelo vem com a filiação impressa, também, dispensando a apresentação do RG do menor na hora de embarcar.

Mesmo assim, fiquem atentos. Por precaução, pedirei para a minha irmã e o marido fazerem uma autorização à moda antiga, vai que...... rsrs. EUA não é brincadeira,né?Qualquer motivo, é motivo.

Então,amigos, fiquem atentos às novas mudanças. Pesquisem e se informem.

Um abraço.

Rafael : Novo modelo de passaporte brasileiro

mensagem postada em 04/12/2014 - 21:12:37hs

Rafael,

Segue a reportagem:

RIO - Uma nova medida da Polícia Federal promete menos burocracia para viagens de menores de idades desacompanhados. Os passaportes emitidos desde a última semana já podem incluir, na página de identificação, uma autorização prévia dos responsáveis, que substitui a autorização impressa e reconhecida em cartório, obrigatória até então.

Antes da mudança, para viajarem para fora do país desacompanhados ou com apenas um dos pais, crianças e adolescentes precisavam apresentar certidão de nascimento ou uma permissão com firma reconhecida em cartório. Agora, os pais podem optar , no momento do pedido, em imprimir na página de identificação do próprio documento a autorização, que também constará nos sistemas da PF. Também pode ser incluída uma autorização parcial, em que é permitida a viagem com apenas um dos pais. Vale lembrar que a autorização valerá por todo o período de validade do documento e não é obrigatória. Os pais que não quiserem podem permanecer no modelo antigo, renovando a autorização em cartório a cada viagem.

Já a certidão de nascimento pode ficar na gaveta mesmo. Todos os novos passaportes, de crianças ou adultos, terão na página de identificação a filiação do portador. Outra mudança promovida pela PF é o aviso automático, por e-mail, oito meses antes do vencimento.

A PF espera, com as mudanças no Sistema Nacional de Passaportes, tornar o processo migratório mais ágil, além de ajudar na programação da renovação do documento. Atualmente, o órgão emite cerca de 9.500 passaportes por dia.

Novos passaportes terão campo para autorização de viagem de menores de idade - Reprodução

FONTE

Boa noite, galera.
Vocês estão sabendo do novo modelo de passaporte? Pois é..fiquei sabendo hoje quando estive na PF com a minha afilhada de 6 anos que viajará comigo, sem os pais.
Levamos a autorização normal que os pais devem apresentar para autorizar o menor a tirar o passaporte, mas quando chegamos lá, a atendente perguntou para a minha irmã e para o marido dela, se eles queriam que o passaporte já saísse com autorização para a menor viajar sem um dos pais, ou sem ambos. Como ela vai viajar só comigo, eles optaram por autorizar a viagem sem nenhum responsável. Ela então, jogou fora a autorização que tínhamos levado e imprimiu uma outra, que libera a menor pra viajar desacompanhada e disse que agora não será mais necessária autorização nenhuma, pois já vem impressa no passaporte. Não é mais necessária toda aquela burocracia de preencher autorização e reconhecer firma para o menor viajar sozinho, essa que vem no passaporte já basta.
Cheguei em casa e fui, imediatamente, para o santo Google pesquisar sobre o assunto, e é isso mesmo. Parece que estes passaportes "novos" começaram a sair em novembro, se não me engano.Bem recente.
Outra coisa que descobri, foi: o novo modelo vem com a filiação impressa, também, dispensando a apresentação do RG do menor na hora de embarcar.
Mesmo assim, fiquem atentos. Por precaução, pedirei para a minha irmã e o marido fazerem uma autorização à moda antiga, vai que...... rsrs. EUA não é brincadeira,né?Qualquer motivo, é motivo.
Então,amigos, fiquem atentos às novas mudanças. Pesquisem e se informem.
Um abraço. (mensagem de Rafael Crespo Martins)

Autorização - Viagem - Menor Desacompanhado - em Inglês

mensagem postada em 02/02/2015 - 10:02:36hs

Olá pessoal,

Sei que não é de hoje que discorremos no presente tópico a respeito da necessidade da apresentação de uma versão "em inglês" da autorização de viagem para o exterior para menor desacompanhado.

Assim sendo, eu gostaria de indagar aos amigos que viajaram para os Estados Unidos recentemente, se algum de vocês, por ocasião da imigração, chegaram a ser perquiridos a esse respeito, ou seja, sobre a apresentação de tal autorização "em inglês".

Aproveito para consignar um modelo (em inglês):
- Ministério das Relações Exteriores

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

Res: Autorização - Viagem - Menor Desacompanhado - em Inglês

mensagem postada em 02/02/2015 - 11:02:40hs

Eu tenho dois filhos pequenos e moro na europa ha 20 anos...
Viajo sempre com eles para o Brasil, USA, etc...

Ha 4 anos, o consulado daqui ja' coloca no passaporte brasileiro, a autorizaçao dada pelos pais, para o menor viajar desacompanhado, em companhia de uma terceira pessoa, ou com um so' dos pais...

Se o menor viaja com o pai e a mãe juntos dele, nao ha necessidade de autorizaçao nenhuma, nem no passaporte nem separado em um outro documento autenticado.

Esta autorizaçao so' é pedida na saida do Brasil, pela PF brasileira...

Para a emissao deste passaporte com estas autorizaçoes, pai e mãe tem que ir juntos ao consulado ou PF, para assinarem na presença deles, a autorizaçao que sera' anotada no passaporte...

OBS:
Crianças e adultos que tem mais de uma nacionalidade alem da brasileira, são obrigadas quando entram ou saem do Brasil, a usar o passaporte brasileiro.....

abs
Rubens

Vejam a parte do formulario do consulado daqui, para o pedido desta autorizaçao :

GOSTARIA DE INSERIR AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM DO BRASIL PARA O EXTERIOR NO PASSAPORTE DO MENOR?

NÃO
Neste caso: Se a criança não estiver acompanhada pelo pai e pela mãe ao sair do Brasil, a autorização deve ser feita separadamente.

Se SIM, favor escolher uma opção abaixo

O TITULAR ESTÁ AUTORIZADO PELO(S) GENITOR(ES), PELO PRAZO DESTE DOCUMENTO, A VIAJAR COM UM DELES, INDISTINTAMENTE.

O TITULAR ESTÁ AUTORIZADO PELO (S) GENITOR(ES), PELO PRAZO DESTE DOCUMENTO, A VIAJAR DESACOMPANHADO

O TITULAR ESTÁ AUTORIZADO PELO(S) GENITOR(ES), ATÉ (_______/_______/_______), A VIAJAR DESACOMPANHADO.

O TITULAR ESTÁ AUTORIZADO PELO(S) GENITOR(ES), PELO PRAZO DESTE DOCUMENTO, A VIAJAR ACOMPANHADO POR
TERCEIRO,_______________________________________________________, ID./PASSAPORTE N°____________________________

O TITULAR ESTÁ AUTORIZADO PELO RESPONSÁVEL LEGAL, PELO PRAZO DESTE DOCUMENTO, A VIAJAR DESACOMPANHADO

Eu declaro serem verdadeiras as informações prestadas acima e autorizo a emissão do passaporte brasileiro para o(a) menor acima mencionado(a).

mensagem postada em 03/02/2015 - 08:02:18hs

Pantoja,

Eu creio que nao ha necessidade de autorizacao em INGLES.
Pois meus filhos menores foram e voltaram dos USA no mes passado e unica autorizacao que fizemos foi em portugues.
E perguntei agora para eles se tiveram problema na imigracao, resposta foi NAO.

Abs

Olá pessoal,

Sei que não é de hoje que discorremos no presente tópico a respeito da necessidade da apresentação de uma versão "em inglês" da autorização de viagem para o exterior para menor desacompanhado.

Assim sendo, eu gostaria de indagar aos amigos que viajaram para os Estados Unidos recentemente, se algum de vocês, por ocasião da imigração, chegaram a ser perquiridos a esse respeito, ou seja, sobre a apresentação de tal autorização "em inglês".

Aproveito para consignar um modelo (em inglês):
- Ministério das Relações Exteriores

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

(mensagem de Luiz Carlos Pantoja Filho)

Menor desacompanhado

mensagem postada em 04/02/2015 - 22:02:50hs

Gente, vou viajar para casa da minha tia em Orlando. Irei totalmente desacompanhado dos meus pais.

No embarque posso ir sem a companhia de ninguém?

Quando for voltar de lá, também totalmente desacompanhado, preciso de algum documento/formulário para mostrar no aeroporto de lá? Ou eu por ser residente aqui posso simplesmente voltar sozinho?

Preciso do formulário que consta que eu irei viajar totalmente desacompanhado, pois os que eu encontrei são acompanhados de um terceiro responsável, ou esse serve para o meu caso? Deixo a área do terceiro responsável sem preencher?

mensagem postada em 04/02/2015 - 22:02:17hs

Pantoja,

Eu creio que nao ha necessidade de autorizacao em INGLES.
Pois meus filhos menores foram e voltaram dos USA no mes passado e unica autorizacao que fizemos foi em portugues.
E perguntei agora para eles se tiveram problema na imigracao, resposta foi NAO.

Abs

(mensagem de Eduardo Yamamoto)

Eduardo, seus filhos puderam voltar de lá totalmente desacompanhados? Na imigração eles não pediram nada?

mensagem postada em 06/02/2015 - 08:02:53hs

Rubens,

Nao foi totalmente desacompanhado, pois paguei DELTA, um programa de acompanhamento para menor desacompanhado.
Custa USD100 por trecho e vale para ate 4 menores viajando juntos.
Por isso, foram 3 criancas, mas paguei so USD100 por trecho.

Na volta de USA nao passa pela Imigracao, tanto que nao vai nem ter carimbo de saida no passaporte... Naturalmente na saida do Brasil foi exigido a autorizacao de viagem minha e da minha esposa.

Boa viagem!

Eduardo, seus filhos puderam voltar de lá totalmente desacompanhados? Na imigração eles não pediram nada?

(mensagem de Henry Strauss Silva Prado)

Autorização para menor

mensagem postada em 06/02/2015 - 10:02:22hs

Pessoal,

Vou viajar com meu sobrinho de15 anos. Os pais já fizeram a carta de autorização autenticada em cartório. Duas vias.
Agora, surgiu uma dúvida: uma cópia fica na PF na saída e outra fica em nosso poder. E na hora do retorno, como faço no embarque em Orlando?
Alguém já passou por esta experiência?

ABS,

Thaís

mensagem postada em 06/02/2015 - 10:02:16hs

Ola,

Qual cia aerea que ele estara utilizando?
Caso tenha preocupacao, pq nao paga cia aerea como eu fiz? Nao e caro. A Delta foi USD100, mas a GOL acho que era USD75, quando pesquisei.
Maioria das cias aereas oferecem servico de supervisao de menor desacompanhado...

Boa sorte!

Ola Eduardo

O Enry (nao eu) esta' preocupado pois é menor, e chega sozinho nos USA...
Ele nao sabe o que a imigraçao na chegada la', faz neste caso ?

abs
(mensagem de rubens G)

Em Libery Square você encontra um enorme carvalho ("Liberty Square Tree" - "Árvore da Liberdade") onde existem 13 lanternas que representam as 13 colônias independentes americanas.