Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Res: Isso é um roubo!!

 mensagem postada em 06/01/2015 - 00:01:03hs
 
 

Essa matéria é antiga, tem 01 ano exatamente, mas é revoltante.


Gente,
Leiam esse relato abaixo. Não é possível que temos q passar por tudo isso sem q nada possa ser feito. É isso mesmo???

http://www.acontece.com/2014/01/brasileira-e-taxada-pela-alfandega-em-7-mil-reais/
(mensagem de sandra regina maia)


 


 
Isso é um roubo!!

 mensagem postada em 05/01/2015 - 23:01:42hs
 
 

Gente,
Leiam esse relato abaixo. Não é possível que temos q passar por tudo isso sem q nada possa ser feito. É isso mesmo???

http://www.acontece.com/2014/01/brasileira-e-taxada-pela-alfandega-em-7-mil-reais/

 


 
GRU TERMINAL 2 HOJE DE MANHÃ ( 04-01-2015)

 mensagem postada em 04/01/2015 - 19:01:14hs
 
 

Colegas , cheguei hoje de manhã em GRU, terminal 2 ( +- 7 hs) , eu e minha esposa.

Passei rapidinho pelo Duty Free, e fomos pra fila do nada a declarar. O terminal estava cheio, pois alem do nosso voo, chegou outro de Orlando pela TAM, e outros voos do Chile. e |Europa.

Na passagem pela alfandega, fiscal só estava olhando e medindo as malas ( tamanho e quantidade). Todos passamos TRANQUILOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu e minha esposa estávamos com uma mala grande cada ( 28), uma pequena cada ( 21), uma mochila cada, e ela com um pacotinho na mão.

Algumas famílias estavam com malas GIGANTESCAS !!!!!!!!!!!!!!! Mas passamos todos


Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!

Maurício

 


 
Alfândega Brasilia

 mensagem postada em 29/12/2014 - 16:12:57hs
 
 

Pessoal, boa tarde!!

Cheguei dia 25 em Brasília, voo Delta via Atlanta e foi super tranquilo!!!! E a segunda vez que venho direto para Brasilia já que moro aqui e nunca fui parada!!!!
Eles realmente estavam parando algumas pessoas mas o que percebi eram aquelas que realmente extrapolaram o limite permitido!
Seja sorte ou o que for, acredito que se extrapolarmos o limite teremos que assumir o risco em qualquer lugar que seja!!! E sempre buscarmos os nossos direitos em caso de erros!!!
Eu particularmente se fosse parada não haveria problemas pois não passei a minha cota!!!
Éramos 2 adultos e 1 criança cada um empurrando seu carrinho de bagagem o que facilita para o fiscal na contagem das malas!!😃

Boa sorte a todos e Feliz ano novo!!!

Michelle

 


 
Res: Brasília

 mensagem postada em 28/12/2014 - 07:12:54hs
 
 

Só esclarecendo, amigo, comprovantes de cartão de crédito não servem como prova de nada, pois você pode ter pago uma parte em cartão e outra parte em dinheiro. Já aconteceu comigo!
(mensagem de Junior 2014)


Não serve? ahahah, comprovante de cartão de crédito serve até na justiça. Eu mesmo já entrei com ação apenas mostrando comprovantes do cartão, enfim, se vc acha que não vale então não guarda. Abraço

 


 
GIG 19/12

 mensagem postada em 26/12/2014 - 11:12:02hs
 
 

Caros amigos,

cheguei no Rio dia 19/12 pela manhã, mas a liberação das malas foi muito lenta, pouquíssimas pessoas iam passando por vez pela alfândega. Passei na fila do nada a declarar (até porque eu realmente não tinha uhuul!) e todas, literalmente todas as malas de todas as pessoas foram passadas pelo raio x.

Acredito que estejam mais rigorosos mesmo... E tinha gente tendo que abrir as malas e bolsas, mas obvio que não assisti o fim dessa história hehe

 


 
Alfândega Janeiro 2015

 mensagem postada em 14/12/2014 - 20:12:45hs
 
 


Oi pessoal boa noite!

Eu gosto muito de saber como foi a alfândega do grupo do VPO, agora desta vez com foco em Guarulhos.

Pessoal que está para ir antes de mim, não se esqueçam deste tópico!

E caso alguém saiba como anda a implantação da super fiscalização para 2015, com identificação facial, rastreamento de viagens anteriores, contagem e pesagem de malas para o antes e o depois por favor me avisem!

Abçs,

Alessandra

 


 
Res: Brasília

 mensagem postada em 13/12/2014 - 16:12:33hs
 
 

Desci por Brasília ontem de madrugada, vinha de orlando, mas o voo fazia parada no Panamá, dai tinha muita gente de outros lugares, somente esse voo chegando no horário, pouca gente no avião.
Achei que iam mandar todo mundo pra fiscalização, quando tava passando o cara falou pra eu seguir a linha verde, que no caso era a linha pra sair.
Dei sorte demais, mas era meio que aleatório pelo que eu vi pra quem ia ou não passar pela fiscalização... (mensagem de Thiasgo)


Thiasgo,

Você deu muita sorte mesmo... Como todos sabem e comentam aqui, Brasilia tem uma das alfândegas mais rigorosas, exatamente por estar com quadro completo de funcionários e pelo reduzido numero de vôos internacionais, em comparação com Rio e SP. Você deve ter vindo pela COPA certo ?
Parabéns ! SDS,
Roberval.
(mensagem de roberval taylor)


Sim, foi o voo da copa mesmo, acho que o único que faz escala no Panamá são eles, eu vim com 3 malas, 2 malas normais e a minha mochila, trouxe muita coisa pra mim, e alguns eletrônicos, mas somando se passasse da cota seria cerca de 100 dólares, não contei ao certo, o que eu fiz foi o seguinte, por precaução porque todos nos sabemos como os fiscais são arbitrários, eu deixei TODAS as notas em cima de cada coisa que trazia na caixa, trouxe um chromebook que custou 200 dólares pra minha namorada na caixa, em cima da caixa deixei a noite, trouxe uma gopro modelo básico que custou 129 dólares, deixei a nota em cima dela, e assim por diante, pra se caso eu fosse parado e o fiscal fosse vir com aquele papo de "vc vai ter que pagar mil, 2 mil, 5 mil e assim por diante eu acabasse com a festa dele ali mesmo, não desmerecendo ninguém, mas o cara ta ali realmente pra acabar com teu dia. Deixo essa dica a todos, guardem todas as notas, inclusive de roupas, já vi gente pagar 2 mil reais em roupas pq pelo fiscal era aquilo ali que elas valiam.
E galera, tem outra coisa também, os comprovantes dos cartões de crédito valem como prova, se vc for parado e achar o valor absurdo, PROCESSEM, lei tributária ta aí pra ser seguida. Já vi uma vez um rapaz que o fiscal falou que ele teria que pagar 5 mil e ele foi só ouvindo, quando o fiscal terminou de falar ele só disse "amigo eu sou advogado tributarista todas as notas estão aqui" o fiscal na chega ficou murcho na hora. Enfim, levem as notas, boa tarde para vocês

 


 
Res: Alfandega - Fiscalização de Roupas.

 mensagem postada em 13/12/2014 - 12:12:40hs
 
 

Boa noite, Ayrton!
Meu colega de trabalho retornou de orlando e foi parado na alfandega do Rio.
Disse que o fiscal taxou ele por causa de relógios e roupas. O mesmo me orientou a tomar cuidado com a quantidade de roupas.
Por sorte, ao retornar no dia 02/12, não fui fiscalizado, pois estava com muitas camisas. Camisas p uso pessoal. Rs e algumas p minhas sobrinhas.
Minha cota de eletrônico estava em U$ 450,00.
E se eu tivesse sido parado com esta grande quantidade de roupas? Quais seria as consequências?
Grato,

(mensagem de Vitor_vip)


Então Vitor,
vai do entendimento de cada fiscal, na hora da fiscalização ...
O que diz a lei é que são consideradas como de USO PESSOAL e portanto livre de impostos as roupas usadas durante a viagem (portanto sem etiquetas e embalagens originais) em quantidade COMPATÍVEL com a duração da viagem.
Daí se deduz que as roupas devem ser do tamanho utilizado pelo viajante, e todas sem etiquetas nem embalagens, em quantidade compatível com o numero de dias que a pessoa passou fora. Por isso podem ser taxadas pessoas que voltam com muitas roupas.... por exemplo, passou 10 dias fora e volta com 30 camisas ... ninguém normalmente utiliza 3 camisas por dia no Brasil ... né ?
Além disso, mesmo que a viagem dure muitos dias, quase todos os hotéis de Orlando tem lavanderias e ferro de passar roupas à disposição dos hóspedes.
Então as roupas podem ser lavadas e re-utilizadas.

As consequências, como vc perguntou, são o recolhimento dos impostos adicionados de multa caso o viajante não opte por declarar espontaneamente.
Abraços,
Ayrton.

 


 
Brasília

 mensagem postada em 12/12/2014 - 22:12:21hs
 
 

Só para dar o retorno aos amigos:

Eu pensava que estava, incialmente, na cota prevista para importação, pois na minha primeira viagem, um fiscal de Brasília juntou quatro membros da mesma família na vistoria de malas e colocou a cota como sendo de 2.000 dólares americanos, não importando se um item tivesse o valor de 1999 dólares ou se todos juntos chegassem a esse valor e, a partir da cota "batida" (ou seja, a partir de 2000 dólares), ele multaria os itens.

Cabe ressaltar que eu moro ao lado do Paraguai e seria mais fácil comprar a GoPro Hero 4 Silver no Paraguai, pagar o imposto sobre os 99 dólares (a cota por via terrestre é de 300 dólares e a câmera custou-me 399 dólares) e, assim, levá-la legalizada para a viagem, mas eu, pensando que a GoPro seria considerada câmera fotográfica, decidi realizar a compra nos EUA, evitando a ida ao Paraguai.

Eu fui parado, incialmente, devido ao GPS usado e comprado em viagem anterior, quando paguei a taxa de importação, mas, depois o fiscal multou-me nos diversos ítens julgados pertinentes e que se enquadravam como novos ou em caixa que estavam na minha mala.

Para terem noção, minha mãe possui uma doença nos ossos e, por recomendação médica, ela toma pílulas de Cálcio de Vitamina D, encontradas em farmácias e no Walmart por cerca de 12 dólares 500 comprimidos e o fiscal achou por bem multá-los como "suplemento alimentar".

Vale ressaltar que o fiscal observou se as roupas tinham etiqueta, pois caso existissem, informou que multaria, pois não considerava como item pessoal, uma vez que não foram usadas durante a viagem. Uma garota na mesa ao lado foi multada em roupas para ela (roupas femininas e do tamanho dela), pois não havia retirado todas as etiquetas.

Então, varia muito do fiscal, não adianta. Mesmo que você esteja completo de razão, como uma outra senhora estava, eles podem achar falhas na legislação para multar as pessoas.

 


 
 
No pavilhão da Alemanha (Epcot) você encontra 16 brasões na fachada da Sommerfest e Biergarten representando os 16 estados federados alemães.