Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

8.200 R$

mensagem postada em 06/01/2015 - 18:01:56hs

Eu não li a reportagem, eu vi a fatura de 8.200 reais que uma amiga minha me apresentou em Manaus. Foi taxada e fizeram muito desdém com a cara dela e ela pagou mais por orgulho e pela humilhação q sofreu lá na alfândega. Sugestão, façam como uma colega, tragam na mala uma tesoura, se forem taxados e não quiserem pagar, cortem picotem tudinho, foi assim q ela fez... Kkkkkk qndo taxaram ela, ela prontamente pegou a tesoura nheco nheco nheco nheco.... Essa e corajosa e louca kkkkk mas não saiu por baixo.

Brasil!

mensagem postada em 06/01/2015 - 17:01:23hs

Gente, faço parte do VPO a um tempinho e já fiz algumas viagens para Orlando, pois acho que como todo mundo aqui… sou apaixonada pela terrinha do Mickey, e principalmente pela Disney.

Bom, eu na minha primeira viagem com meu noivo, que foi em final de outubro, se não me engano 31/10/2013 a 15/11/13, e como foi uma viagem romantica e a grana era meio curta, aproveitamos muito pra comprar roupas (itens de uso pessoal), mas não compramos qualquer eletronico, inclusive levei meu computador (MAC) comprado aqui no Brasil, com a NF daqui, meu ipad (comprado aqui tb com a devida nota), o GPS, tb comprado aqui e a maquina fotografica, tb comprada aqui.
Na volta tinhamos 2 malas de 32kg (quantidade permitida) e 01 de mão (tb permitido) e por coinscidencia, viemos junto com um voo de Nova Iorque.. Logo, imaginem o que aconteceu?! Chegamos ao aeroporto as 09:00 (Da manhã) e acreditem, bloquearam a saída do nada a declarar e todo mundo dos dois voos passaram no raio-x. Eles taxaram todo mundo….! Quando chegou a minha vez, já por volta das 16:00 horas (a gente com fome, e em pé o dia todo), eles passaram minha bagagem pelo raio-x, foram extremamente ironicos, pois eu falei que os meus eletronicos eram brasileiros, no sentido de que havia comprado no Brasil, e eles riram e debocharam. E nem olharam o resto da nossa bagagem, arbitrando tanto pra mim quanto para o meu noivo o valor de U$ 1.500,00 (Cada um de nós!) e colocaram no darj apenas: "Roupas e Presentes".
Na hora não briguei, não fiz escandalo, paguei com cartão, me ferrei, mas entrei no Juizado Especial Federal e ganhei o valor de volta.
Havia muita gente chorando, desesperada, inclusive mulheres gravidas, mas tb tinham aqueles que tinham variasssss malas e passavam tranquilamente, pois com certeza tinham algum (QI) lá dentro.
Na decisão a juíza falou que no DARJ eles tem de descriminar peça por peça!
O que não fizeram.
Bom, estou a disposição para qualquer ajuda =)

Abraços,
Camila Castro

Res: Isso é um roubo!!/Ayrton

mensagem postada em 06/01/2015 - 15:01:24hs

Só vale lembrar que no caso da reportagem a fiscal pergunta como estava o clima pois se você via para Orlando e la está 40º, um casaco de pele não entra como uso pessoal.
O número de dias influi na quantidade aceita de itens isentos por se tratarem de uso pessoal, se você passa 7 dias não condiz ter 30 camisas.
Além disso devemos nos ater a uma coisa, a cota de USD500 é para tudo, não apenas para eletrônicos como muitos pensam.
Se você tem um lap top de USD400 e o fiscal achar que você comprou mais de USD100 em itens que não são de uso pessoal, ele vai te taxar da mesma forma, e ainda por cima com multa por você não declarou.

Quando essa reportagem saiu conversamos aqui no fórum e eu repito a minha opinião de que a senhora que pagou a multa estava completamente desinformada e de que nesse caso a receita agiu corretamente de acordo com as leis.

Se o dinheiro vai ser roubado, se a lei não é do nosso agrado é outra coisa... Vamos fazer um abaixo assinado, criar um movimento, protestar e etc para que a lei seja modificada, mas até lá a regra é essa.

Eu guardo a guia do lap top que nacionalizei (o fiscal foi bem direto quando disse para eu guardar) e se algo não possui o selo da Anatel ou mesmo da Zona Franca de Manaus ou Made in Brazil eu não levo. A única coisa que não me preocupo é com o iphone que sempre compro, pois passo apenas com 1.

Abs

mensagem postada em 06/01/2015 - 13:01:50hs

Oi Sandra, fui eu que respondi suas dúvidas, não o Airton rsrsrs, mas vamos lá, é exatamente isso mesmo, os produtos comprados lá fora, principalmente eletrônicos, se forem mais de 500 dólares podem ser taxados novamente se você não comprovar que já pagou a taxa, a questão toda não se resume a simplesmente ter a nota, isso é o de menos, pois ele podem ver a cotação do valor do bem na hora, eles tem computador e acesso a internet exatamente pra isso, o problema é você levar por exemplo um ipad de mais de 500 dólares mesmo sendo usado e sem nota e eles encresparem com você eles podem sim lhe taxar a qualquer tempo e hora.

Inclusive fiquei sabendo aqui no fórum, essa informação realmente me deixou conturbado, um usuário aqui do vpo não me lembro o nome dele, ele me falou que a receita paga a título de bonificação para os agentes da receita uma espécie de gratificação rateada para todos os agentes, quanto mais taxação tiver pra nós brasileiros mais bônus eles recebem, uma espécie de prêmio mesmo, assim rasgado mesmo, tipo uma plr, participação nos lucros que existem em bancos, então não se engane, essa informação não fui eu que passei, eu recebi, mas fiquei deveras de cabelo em pé.

Oi Airton,
Não estava sendo irônica, se fui, estava sendo com o governo. Só me diga mais uma coisa, os objetos que comprei no exterior há alguns anos atrás correm o risco de ser taxado na próxima viagem caso estejam na mala e sem as notas? Se for sim, só posso dizer que a fiscalização não passa de bandidos legalizados e que tenho nojo desse pais !!!
Desculpa o desabafo e obrigada mais uma vez,

Sds,
Sandra
(mensagem de sandra regina maia)

mensagem postada em 06/01/2015 - 13:01:49hs

Oi Airton,
Não estava sendo irônica, se fui, estava sendo com o governo. Só me diga mais uma coisa, os objetos que comprei no exterior há alguns anos atrás correm o risco de ser taxado na próxima viagem caso estejam na mala e sem as notas? Se for sim, só posso dizer que a fiscalização não passa de bandidos legalizados e que tenho nojo desse pais !!!
Desculpa o desabafo e obrigada mais uma vez,

Sds,
Sandra

mensagem postada em 06/01/2015 - 10:01:48hs

Sandra, é exatamente este o entendimento, está corretíssimo, não sei se você citou tudo ironicamente, mas é exatamente isto sim, se comprou produtos aqui no Brasil, como bolsas de marca e afins, tem que levar as notas a tira colo, isso mesmo, tudo que você comprou no Brasil e for levar pra lá, se for caro é bom ter a nota, caso contrário será taxada, revoltante, mas o seu entendimento é exatamente o correto.

E tem mais, se você comprou uma bolsa da Chanel a tipo uns 3 anos atrás e naquela época você pagou o imposto, não se espante, se você voltar mês que vem e não comprovar que pagou o imposto três anos atrás, creia, eles vão te taxar novamente........

Oi Ayrton,
Esse fato aconteceu há 1 ano exatamente e coloquei pq fiquei indignada e queria q servisse de alerta. Quer dizer q tenho q andar com nota fiscal de tudo q comprei no exterior, inclusive objetos comprados há muito tempo atrás ? Como assim? Já fiz várias viagens para o exterior e sempre compro alguma coisa e é claro que não guardo nota fiscal de 1, 2, 3. Etc anos atrás ! Quer dizer q temos q viajar com um arquivo com notas fiscais? E se não tivermos as notas não podemos levar nosso objetos? É isso mesmo? Esclareça por favor, pois viajarei daqui já 30 dias e tinha plano de levar peças compradas no exterior em viagens passadas.
Obrigada desde de já,

Sds,
Sandra

Gente,
Leiam esse relato abaixo. Não é possível que temos q passar por tudo isso sem q nada possa ser feito. É isso mesmo???
LINK (mensagem de sandra regina maia)

Sandra,

Creio que a brasileira que foi objeto da reportagem estava mal informada.
Todos nós sabemos que, quando vamos para o exterior, se estivermos de posse de algum bem importado, devemos portar a nota fiscal (caso este bem tenha sido adquirido no País) pois do contrário, estaremos sujeitos a ser taxados na alfândega, já que o fiscal não terá como saber se o bem foi anteriormente adquirido no Brasil ou no exterior !
Aquela senhora vem com duas bolsas importadas (dizendo que adquiriu na DASLU, mas sem estar de posse das notas fiscais) com valores de US$ 2.500 (dois mil e quinhentos dolares) e não queria ser taxada ? Ora para que então levou as tais bolsas ?
Bom, se a história for verdade, é só voltar na loja onde ela adquiriu, pedir a segunda via da nota fiscal (ou cópia) e entrar com o devido processo de restituição de valor pago em dobro, do imposto de importação, que ela será ressarcida.
Esta reportagem é boa pois serve de alerta para quem for viajar ao exterior e estiver levando itens caros e importados !!
Abraços a todos,

(mensagem de Ayrton Horikawa)

mensagem postada em 06/01/2015 - 09:01:38hs

Oi Ayrton,
Esse fato aconteceu há 1 ano exatamente e coloquei pq fiquei indignada e queria q servisse de alerta. Quer dizer q tenho q andar com nota fiscal de tudo q comprei no exterior, inclusive objetos comprados há muito tempo atrás ? Como assim? Já fiz várias viagens para o exterior e sempre compro alguma coisa e é claro que não guardo nota fiscal de 1, 2, 3. Etc anos atrás ! Quer dizer q temos q viajar com um arquivo com notas fiscais? E se não tivermos as notas não podemos levar nosso objetos? É isso mesmo? Esclareça por favor, pois viajarei daqui já 30 dias e tinha plano de levar peças compradas no exterior em viagens passadas.
Obrigada desde de já,

Sds,
Sandra

Gente,
Leiam esse relato abaixo. Não é possível que temos q passar por tudo isso sem q nada possa ser feito. É isso mesmo???

Sandra,

Todos nós sabemos que, quando vamos para o exterior, se estivermos de posse de algum bem importado, devemos portar a nota fiscal (caso este bem tenha sido adquirido no País) pois do contrário, estaremos sujeitos a ser taxados na alfândega, já que o fiscal não terá como saber se o bem foi anteriormente adquirido no Brasil ou no exterior !
Aquela senhora vem com duas bolsas importadas (dizendo que adquiriu na DASLU, mas sem estar de posse das notas fiscais) com valores de US$ 2.500 (dois mil e quinhentos dolares) e não queria ser taxada ? Ora para que então levou as tais bolsas ?
Bom, se a história for verdade, é só voltar na loja onde ela adquiriu, pedir a segunda via da nota fiscal (ou cópia) e entrar com o devido processo de restituição de valor pago em dobro, do imposto de importação, que ela será ressarcida.
Esta reportagem é boa pois serve de alerta para quem for viajar ao exterior e estiver levando itens caros e importados !!
Abraços a todos,

(mensagem de Ayrton Horikawa)

Res: Isso é um roubo!!

mensagem postada em 06/01/2015 - 08:01:59hs

Gente,

Sandra,

Abraços a todos,

Res: Isso é um roubo!!

mensagem postada em 06/01/2015 - 00:01:03hs

Essa matéria é antiga, tem 01 ano exatamente, mas é revoltante.

Gente,

http://www.acontece.com/2014/01/brasileira-e-taxada-pela-alfandega-em-7-mil-reais/

Isso é um roubo!!

mensagem postada em 05/01/2015 - 23:01:42hs

Gente,

http://www.acontece.com/2014/01/brasileira-e-taxada-pela-alfandega-em-7-mil-reais/

Para os muçulmanos somente Alá é perfeito, razão pela qual, inúmeras imperfeições foram propositalmente inseridas no pavilhão do Marrocos (Epcot).