Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: GIG - 24 SET 2016

mensagem postada em 27/09/2016 - 18:09:33hs

Bruno,

Lamentamos muito o que ocorreu com sua amiga.
Infelizmente no nosso país existe muito abuso de autoridade.
O fato é que, a receita federal dá autonomia para alguns servidores agirem desta forma, inclusive com gratificações por valores extras arrecadados.
Pagamos os maiores impostos do mundo, e, quando temos oportunidade de ir ao exterior comprar alguns produtos por um preço mais justo, ainda temos que sofrer essas humilhações.
Nos EUA o valor dos produtos é justo, pena que é para poucos...
Obrigado por compartilhar conosco o relato de sua amiga e estamos torcendo por ela.

Res: GIG - 24 SET 2016

mensagem postada em 27/09/2016 - 15:09:38hs

O que eu sei é que a maior parte das pessoas gasta muito dinheiro com compras em viagem e ninguem quer pagar 1 real de imposto.
Como eu sou um bobão eu compro pouco e divido entre os meus familiares de modo que não ultrapasse MUITO os limites legais.

Engraçado que no texto expoe de forma bem negativa a servidora publica e coloca a viajante como vítima.

Eu acho que essa " vitima" perdeu a razão quando disse que ia falar com " amigos juizes, advogados e procuradores"...

Se fosse filha do Governador capaz de ligar pro papai liberar.

Enfim, falou-se em mutos direitos mas em poucos deveres....

Ah se fosse nos EUA...

GIG - 24 SET 2016

mensagem postada em 27/09/2016 - 12:09:04hs

Retirei o depoimento retirado do Facebook. a postagem original pode ser vista em: Link Post Facebook

Ela teve problemas com uma fiscal. tem muitas pessoas nos comentários relatando o mesmo problema.

Segue depoimento retirado

"Queridos amigos,
Essa senhora da foto se chama Maria Lucia Lima Barros.
Ela é auditora fiscal e atua na alfândega do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.
Neste último sábado, dia 24 de setembro, retornei de uma viagem de 2 semanas para a Índia com a minha avó, de 86 anos, que chegou de cadeiras de rodas e passando muito mal depois de 14 horas de vôo.
Fomos paradas na alfândega e pediram para abrir as nossas bagagens. Abrimos, sem qualquer hesitação. Ocorre que, durante quase 4 horas, sofremos um verdadeiro terror psicológico por parte desta senhora, Maria Lucia.
Em total desrespeito a mim e à minha avó, idosa, ouvimos todos os tipos de deboches, grosserias e sarcasmos. A servidora passeava de um lado para o outro, conversando com várias pessoas, muitas vezes rindo e tudo parecia fazer parte do seu "show".
E, o que é pior: passadas 4 horas de evidente assédio moral – que pareceram uma eternidade –, a auditora fiscal sequer conseguiu concluir o seu trabalho, alegando que ainda precisaria de muito tempo para firmar a sua convicção e apontar os valores eventualmente devidos.
Foi, então, que, com o intuito de dar um basta à situação, resolvi ir embora, deixando os objetos que tinha comprado. Maria Lúcia lavrou um termo de retenção (nulo, sob o ponto de vista jurídico, já que sequer elencava quantidade e qualidade dos itens). Se recusou a me informar o seu sobrenome, limitando-se a apor o número de sua matrícula. E disse que voltasse no plantão dela para recuperar os meus pertences! Mais um absurdo porque não se trata de um ato personalíssimo...
Minha avó, senhora de idade, não queria ir embora sem suas coisas. E, mais uma vez, Maria Lucia veio com um tom irônico alegando que, para tanto, levaria ainda muito mais tempo... Cinco minutos depois, apareceu com um DARF no valor de 1500 reais, sem nenhuma fundamentação! Minha avó ficou indignada, mas, mesmo assim, preferiu pagar, acabando com aquele sofrimento e levando as coisas dela para casa.
Mas, o que mais me impressionou durante toda essa saga foi que todos os servidores públicos presentes na ocasião me pediam para permanecer calma e me falavam que essa conduta dela era recorrente. E que, a cada vôo, um passageiro era eleito e assediado por ela.
Hoje, retornei ao aeroporto, falei com uma Supervisora da Receita Federal e recuperei minha bagagem.
E, mais uma vez, todos os servidores, incluindo os guardas, reconheceram a minha situação e me afirmaram que eu e minha avó fomos apenas mais uma vítima dessa servidora, que, a pretexto de exercer a sua função, constrange, humilha e desrespeita passageiros.
Conversando informalmente com alguns amigos, muitos já conheciam esta senhora e tinham uma história de terror para contar.
Mas, dessa vez, Maria Lucia se deparou com a pessoa errada. Já contactei meus colegas advogados, procuradores, juízes (sou advogada) e estou preparando um representação administrativa contra ela. Na esfera cível, pleitearei uma indenização por danos morais e ainda estamos avaliando se apresentaremos uma denúncia criminal.
Estou escrevendo esse post para pedir que vocês o compartilhem e que, caso já tenham sofrido nas mãos dessa senhora, colaborem com as suas experiências pessoais, a fim de demostrar que o que ocorreu comigo e minha avó não se trata de uma conduta isolada, sendo necessário pôr fim ao abuso de autoridade desta servidora.
Vamos dar um basta a essa "síndrome do pequeno poder" que tanto afeta os brasileiros. Falando por mim e pela minha avó, não temos nada a dever. Pagamos nossos impostos em dia. Somos pessoas instruídas e não vamos deixar passar.
Estou fazendo isso por mim, pela minha avó, pelas pessoas que também já passaram por esse terrível constrangimento e por aquelas que podem vir a passar.
Obrigada, Mariana Cavalcante"

Res: Belém

mensagem postada em 31/07/2016 - 10:07:00hs

Oi Priscilla,

Retornei por Belém uma vez e acredito que por ser um aeroporto que recebe poucos voos internacionais, os fiscais devem ficar sempre por ali. Na ocasião, tinham dois fiscais na porta do "nada a declarar" e estavam pedindo para olhar o passaporte de todos que entravam na fila, após isso eles decidiam quem encaminhar pro Raio X, apenas um homem com 3 malas médias foi encaminhado enquanto eu estava na fila, não me perguntaram sobre eletrônicos, gastos, nada, olharam meu passaporte e fui liberado.
Abs.

Paralisação de auditores da Receita Federal teve início nesta quinta-feira

mensagem postada em 14/07/2016 - 23:07:32hs

Atualizado em 14/07/2016 _ 17h17

Paralisação de auditores da Receita Federal tem início nesta quinta-feira

Serviços foram suspensos em 25 estados e DF.
Operação Padrão nas fronteiras, portos e aeroportos provoca filas.

Normalmente, a fiscalização de cargas e bagagens é feita por amostragem. No entanto, durante a operação padrão, os auditores fiscalizam todas as bagagens dos passageiros – e isso faz com que se intensifiquem as filas nos aeroportos, portos e fronteiras para a liberação de mercadorias.

Essa ação deve ser repetir sempre às terças e quintas-feiras, até que os servidores tenham as suas solicitações atendidas.

Fonte

Link

Link

Link

Link

Link

Brasilia

mensagem postada em 10/07/2016 - 12:07:24hs

Alguém passou por Brasília esses dias.? Estou vendo passagens pra orlando em setembro e as saídas mais baratas são saindo de Brasília.... Mas sempre soube que são bem rigorosos na volta/alfândega....
Estou indo fazer enxoval de bebê...

Res: Gru - Terminal 3

mensagem postada em 11/06/2016 - 17:06:34hs

Voltei de Miami dia 04/06 chegando em GRU as 19h pelo terminal 3 tbm.
Todo mundo passando direto apenas escolhendo alguns para passar pelo raio X, na verdade nem percebi que estava passando pela alfândega.

GUARULHOS Terminal 2 dia 07-06, à noite

mensagem postada em 08/06/2016 - 20:06:45hs

Boa noite colegas.

Cheguei ontem à noite ( 07-06), por volta das 23: 30 hs, no Terminal 2 de Guarulhos.

Só tinha no horário, nesse terminal,o voo vindo de Bogotá. e outro de Buenos Aires.

TODOS passando pelo RX, porém , até eu passar, NINGUÉM precisando abrir as malas !!!!!!!!

UFA !!!!!!!!!!!!

Que continue assim !!!!!!!!!

Abraços

Maurício

Res: muito rigor?

mensagem postada em 23/05/2016 - 16:05:38hs

Quem chegou nesses ultimos dias??? Contem pra nós como está a alfandega?

(mensagem de rebecamalves)

Cheguei no sábado, descendo em Guarulhos às 6:00 da manhã. Alfândega super tranquila, selecionando apenas algumas pessoas da fila para passar pelo scanner, com pouco ou quase nenhum rigor em relação aos scanneados.

Vem ai mais arrocho nas alfândegas do Brasil

mensagem postada em 28/03/2016 - 15:03:31hs

Aumento de salário dos auditores fiscais estará atrelado ao aumento de produtividade e arrecadação.
Vejam a noticia publicada hoje:

Auditor da Receita terá aumento salarial e até bônus
Com remuneração variável, o bônus vai beneficiar até mesmo servidores aposentados e já causa preocupação de enfraquecer o discurso do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que apresentou um projeto de limitar o crescimento das despesas do governo para diminuir o endividamento público

Agência Estado
Na contramão do discurso de ajuste fiscal propagado pela equipe econômica para reduzir as despesas obrigatórias e reequilibrar as contas públicas, o governo aceitou dar um reajuste diferenciado para os auditores fiscais da Receita Federal que inclui um "bônus" de eficiência atrelado à meta de arrecadação de impostos e contribuições federais. O acordo foi assinado na última quinta-feira (24/3).

Com remuneração variável, o bônus vai beneficiar até mesmo servidores aposentados e já causa preocupação de enfraquecer o discurso do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que apresentou um projeto de limitar o crescimento das despesas do governo para diminuir o endividamento público.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Toda a água da atração Splash Mountain do parque Magic Kingdom pode ser drenada em apenas 5 minutos e basta 20 minutos para encher novamente o sistema.