Planejamento - Gorjeta

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Planejamento - Gorjeta

mensagem postada em 28/06/2007 - 17:06:39hs

Olá pessoal,

Por sugestão da amiga Cátia estou criando este tópico para que possamos consignar maiores informações a respeito de "gorjetas" durante a viagem.

Na minha ótica, como assevero na seção fixa "Preparativos" (link) aqui do site o básico que devemos saber é o seguinte:

Carregadores de malas = de US$ 0,50 a US$ 1,00 por volume;
Camareiras = US$ 2,00 por dia;
Motoristas de táxi = 15% do valor da corrida; e,
Garçons = de 15% a 20% do valor da conta.

Tópicos relacionados:
- Planejamento
- Planejamento - Checklist
- Planejamento - Clima - Previsão do Tempo - Furacões
- Planejamento - Custo da Viagem
- Planejamento - Dicas
- Planejamento - Dinheiro - Limite - DPV
- Planejamento - Dinheiro, Cartão, Travel Check e Visa Travel
- Planejamento - Direções
- Planejamento - Direções - Google Earth
- Planejamento - Direções - Local Live
- Planejamento - Feriados Americanos
- Planejamento - Fly and Drive
- Planejamento - Livros e Guias
- Planejamento - Lua de Mel
- Planejamento - Menor Desacompanhado
- Planejamento - Preparação
- Planejamento - Seguro Viagem
- Planejamento - Viajando Sozinho

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

Adorei

mensagem postada em 28/06/2007 - 17:06:02hs

Adorei este tópico...não tenho idéia de quanto, quando, como...??? Principalmente para as meninas da limpeza, li em outro tópico, não sei quem escreveu, que precisa deixar um bilhete.(?) junto com a gorjeta?
bjokas

Na locação de carro.

mensagem postada em 28/06/2007 - 17:06:35hs

Nas locadoras que não ficam nos aeroportos, temos que pegar o transporte fornecidos por elas ate a garagem onde fazemos o check-in para a retirada/entrega de carro, pois bem esse tranporte é gratuito, mas qdo o motorista te ajuda com as malas que não são poucas, sempre pedem gorjeta no final do trajeto, normalmente dou US$ 1,00 por mala, mas sempre escuto que esse trabalho vale mais, falo que concordo por isso é somente uma gorjeta. Vale ressaltar que nunca fui maltratado, mesmo em vezes que não dei gorjeta.

Roberto Marchioni

Bilhete de gorjeta nos hotéis.

mensagem postada em 28/06/2007 - 18:06:15hs

Realmente em alguns hotéis os funcionários não pegam o dinheiro deixado como gorjeta se não for colocado junto um bilhete com a palavra "Tip". Acho isso legal, afinal demonstra que o hotel tem treinamento para que os funcionários não peguem coisas dos hóspedes.

Normalmente deixa-se US$ 1 a US$ 2 por dia.

Bilhete de Gorjeta nos Hotéis

mensagem postada em 28/06/2007 - 20:06:25hs

Sérgio concordo com você. Sempre deixei algo em torno de US$ 2,00 e um bilhete: "Thank you for your attention. Have a nice day". O quarto era sempre bem limpo, todas as toalhas trocadas, os shampoos usados pela metade foram repostos e no nosso último dia ainda deixaram um bilhete de boa sorte e de boas vindas no futuro, escrito a caneta pela(o) camareira(o).

mensagem postada em 05/11/2007 - 19:11:39hs

Vou falar da gorjeta de Hotel e da tip em restaurantes... Bem, eu estava deixando 1,00 U$ tds dos dias, às vezes esquecíamos mas vi que independente disso, o serviço era o mesmo. Isso no Ramada na I.D. pessoal, achei fraquíssimo, as trocas de toalhas e sabonetes td bem, mas o carpete estava imundo, não tiravam nada da mesa, pq a gente tomava café no 4º...ou seja, no fim do dia eu que fazia uma limpa mais completa. Elas não catam nada do chão, é o lixo dos baldes e ponto! Qnto aos restaurantes, logo que chegamos o 1º lugar que fomos foi ao Dennys, um garçom muito querido nos explicou que lá realmente a média é de 18 a 20%..eu saí daqui com a idéia de 15 %. Mas não esquentem com isso, no final estávamos colocando 10% e ficava td certo...

Gorjetas em hoteis e restaurantes

mensagem postada em 06/11/2007 - 12:11:41hs

Acabei de voltar de Orlando e também fiquei no Ramada da ID, comecei deixando U$2.00 por dia e no final da viagem não deixava nada. O serviço é péssimo e independe do valor que vc deixar de gorjeta. Eles nunca deixavam toalhas no meu quarto, todos os dias tinha que ligar na recepção, não recolhiam o lixo, entre outras coisas...Com relação a restaurantes sempre deixei 15%, mas dá pra deixar 10% sem problemas.

Gorjetas em hoteis e restaurantes

mensagem postada em 30/12/2007 - 22:12:24hs

Nunca deixei gorjetas em hoteis, e o serviços de limpeza sempre foram bem feitos. Pelo menos nos hoteis em que fiquei hospedado.
Em restaurantes deixava 15%, sempre em valores inteiros para cima.

Tip - em dinheiro?

mensagem postada em 19/07/2008 - 23:07:52hs

Olá Pessoal,

Nos restaurantes, o valor da gorjeta vem discriminado à parte ou eu devo calcular?
Posso incluir tudo na conta e pagar um só valor com cartão de crédito ou tenho que pagar o valor da conta e acrescer de 15 à 20% em dinheiro e dar ao garçon?
Preciso me planejar com a quantidade de notas de valores baixo que tenho que levar!
Obrigada!
Fabiana

Gorjeta - Para quem?

mensagem postada em 27/06/2009 - 13:06:06hs

Olá! Gostaria de uma listinha básica com informações a quem e quanto dar de gorjeta. Já sei que para as camareiras do hotel cerca de 1 ou 2 $ por dia. Para o motorista do free shuttle (opcional). E para o motorista do táxi, alguém do hotel que leve as bagagens (se tiver), no aeroporto? Nos restaurantes já vem incluso na conta ou se paga por fora? Nos fast-food é necessário?
Valeu!!!
Gizella

Apesar dos 11 países que compõem o World Showcase ocuparem uma vasta área ainda existe espaço para mais 7 pavilhões.