Planejamento - Dinheiro, Cartão, Travel Check e Cartão Pré-Pago Internacional

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Este tópico se presta para que os usuários possam trocar informações e sanar dúvidas sobre a utilização de dinheiro, cartão de crédito, travel check e VTM, mas não para a divulgação de produtos ou cotação de preços.
Quanto ao cartão pré-pago internacional, tendo em vista a proibição da citação de empresas ("3.1") bem como reclamações ("3.3"), antes de adquirir tal produto não deixe de verificar os comentários postados pelos internautas no site Reclame Aqui - link.
Não é permitida a citação de empresas de câmbio no presente tópico em obediência ao nosso regulamento (3.1).
Para informações a respeito da cotação do dólar valham-se de outros veículos de informação como UOL, Terra, ou qualquer outro de sua preferência. Evitando utilizar o presente tópico apenas para tal finalidade.
Destaco ainda que o nosso fórum não se presta para qualquer discussão relacionada a política econômica, partidos políticos e assuntos análogos.

leia essas informações

Índice  

Res: Previsão - fim do ano?

mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:06hs

Tentando simplificar a questão do dólar:
O dólar é a moeda do comércio mundial, então caso uma pessoa(ou empresa) deseja investir em outro país, ela necessita de dólar para fazê-lo.
A expectativa do PIB brasileiro é negativo para este ano e para alguns também para o próximo. Ao mesmo tempo a expectativa é de aumento do PIB mundial para o mesmo período. As empresas, em teoria são um espelho do PIB, se o país cresce as empresas crescem, se ele retrai, sinal que as empresas devem retrair. Assim fica fácil entender o aumento do dólar, os investidores estão vendendo suas ações brasileiras (expectativa de retração das receitas e lucros) para comprar em outro país (com expectativa de melhores ganhos), com isso o dinheiro(dólar) sai daqui; mais gente querendo comprar e menos gente tendo para vender.....
O governo pode lançar mão principalmente de 2 mecanismos para tentar conter esta fuga: 1- aumenta os juros da economia, na expectativa que o dinheiro antes investido nas empresas por meio de compra de participações (ações), seja usados para empréstimos privados ou públicos (como o tesouro direto por exemplo, onde o indivíduo empresta dinheiro para o governo que pagará em determinada data –longo prazo- uma taxa X de juros);e/ou 2 – coloca os dólares de sua reserva a venda em valores um pouco abaixo do mercado forçando uma baixa do dólar (maior oferta = menor preço).
O governo continua aumentando os juros, mas a venda de dólares no mercado se não me engano está suspensa (ou no mínimo diminuiu muito) para alcançar a meta de superávit primário (ponto final, não vou me delongar nisto senão complica). Esta venda segurava o dólar com preços artificialmente mais baixos, daí este rally se subida tão rápido.
A idéia (não consenso) dos economistas, hoje, é que o preço justo(real sem intervenção do governo), seria algo em torno de 3,50 e a tendência é que este valor seja “testado” de agora até por volta de julho, isto é o mais “previsível”, depois disto depende de vários fatores: se a expectativa em relação ao PIB/país vai melhorar, se o Brasil não vai ter a nota de risco de investimento rebaixada, se os Estados Unidos vão aumentar os juros de sua economia, se o governo vai intervir mais energicamente ou não, se a China vai continuar crescendo com está, crise de Grécia, etc...
Ao governo interessaria um dólar mais caro para estimular a exportação; e mais barato para conter a inflação (dólar caro = importados caros) e para não prejudicar as empresas (e governos federal, estaduais e municipais) que tem dívida em dólar. Na minha modesta opinião o governo não vai intervir pesado não; a meu ver eles mandaram a meta de inflação deste e do próximo ano “pras cucuias”. Um parêntese para um desabafo (todos os governos brasileiros, não importa o partido, tem projeto de poder e não de país). Então inflação corre solta nestes dois anos e seguram nos outros dois para chegar na próxima eleição com a impressão que está tudo sobre controle, afinal brasileiro tem memória curta.
Resumindo se aposta na percepção de melhora do país a médio prazo, aposte na queda do dólar; mas, se aposta em piora da percepção, aposte que o dólar vai subir. Vejam que eu coloquei a palavra percepção, porque o mercado precifica não a realidade atual, mas o que ele projeta que vá acontecer. Hoje o mercado já projeta uma piora, então está precificando o dólar já com esta previsão, então você deve pensar é: se piora mais do que as pessoas estão pensando ou menos. Isto sobre um patamar de 3,50.
Agora um puxão de orelha pros desesperados de última hora. Estas informações estão aí na internet para todo, é só acompanhar o noticiário econômico. Quem acompanha teve certa previsão sobre isto tudo. Se programou o roteiro, mas não programou o financeiro paciência..... Fui a Orlando em maio e como o noticiário falava em aumento do dólar a médio e longo prazos comprei muito (tenho uma mala de roupas compradas e não usadas ainda). Vou voltar em outubro, desde dezembro o dólar pras despesas de lá estão comprados, o hotel e os ingressos pagos; as passagens comprei mês passado numa promoção. Bobiei com o aluguel do carro que só paguei o sinal (ainda falta 600usd para pagar). Até comprei um “excedente” de dólar para compras, mas só vou gastá-lo se a conversão da época compensar, caso contrário ou os vendo na volta ou guardo como investimento. Se uma camisa custa 40usd e eu comprei o dólar por 2,50 e ele está em 3,50, eu conto que estou comprando a camisa por 140reais e não 100.....
Tentei ser claro. Tem muitos detalhes nisto mas que acho que só iriam complicar a cabeça de todos, afinal não é fórum econômico. Agora, mercado é especulativo, pra essas previsões passarem a não valer nada amanhã não custa nada.
Um grande abraço a todos e boas viagens.......

Previsão - fim do ano?

mensagem postada em 15/03/2015 - 10:03:23hs

Pessoal do VPO,

Estou bem chateada com essa alta constante do dólar.
Comecei meu planejamento mês passado. Na verdade, comprei a passagem aérea no final de janeiro quando o dólar ainda estava R$ 2,78.
Mas realmente não imaginava que subiria tanto, em tão pouco tempo.
Eu sei que essas coisas são impossíveis de prever com precisão, mas como será que ficará a cotação do dólar até o fim do ano (minha viagem será em novembro). Alguém tem algum palpite???? Será que vai melhorar alguma coisa???

Agradeço a quem puder me dar uma luz...

Abraço a todos!

Em respeito as crenças dos muçulmanos o pavilhão marroquino (Epcot) é o único que não é iluminado durante a execução do espetáculo noturno IllumiNations.