Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Alfandega - Fiscalização de Roupas.

mensagem postada em 13/12/2014 - 12:12:40hs

Boa noite, Ayrton!
Meu colega de trabalho retornou de orlando e foi parado na alfandega do Rio.
Disse que o fiscal taxou ele por causa de relógios e roupas. O mesmo me orientou a tomar cuidado com a quantidade de roupas.
Por sorte, ao retornar no dia 02/12, não fui fiscalizado, pois estava com muitas camisas. Camisas p uso pessoal. Rs e algumas p minhas sobrinhas.
Minha cota de eletrônico estava em U$ 450,00.
E se eu tivesse sido parado com esta grande quantidade de roupas? Quais seria as consequências?
Grato,

(mensagem de Vitor_vip)

Então Vitor,
vai do entendimento de cada fiscal, na hora da fiscalização ...
O que diz a lei é que são consideradas como de USO PESSOAL e portanto livre de impostos as roupas usadas durante a viagem (portanto sem etiquetas e embalagens originais) em quantidade COMPATÍVEL com a duração da viagem.
Daí se deduz que as roupas devem ser do tamanho utilizado pelo viajante, e todas sem etiquetas nem embalagens, em quantidade compatível com o numero de dias que a pessoa passou fora. Por isso podem ser taxadas pessoas que voltam com muitas roupas.... por exemplo, passou 10 dias fora e volta com 30 camisas ... ninguém normalmente utiliza 3 camisas por dia no Brasil ... né ?
Além disso, mesmo que a viagem dure muitos dias, quase todos os hotéis de Orlando tem lavanderias e ferro de passar roupas à disposição dos hóspedes.
Então as roupas podem ser lavadas e re-utilizadas.

As consequências, como vc perguntou, são o recolhimento dos impostos adicionados de multa caso o viajante não opte por declarar espontaneamente.
Abraços,
Ayrton.

Alfandega - Fiscalização de Roupas.

mensagem postada em 12/12/2014 - 21:12:07hs

Boa noite, Ayrton!
Meu colega de trabalho retornou de orlando e foi parado na alfandega do Rio.
Disse que o fiscal taxou ele por causa de relógios e roupas. O mesmo me orientou a tomar cuidado com a quantidade de roupas.
Por sorte, ao retornar no dia 02/12, não fui fiscalizado, pois estava com muitas camisas. Camisas p uso pessoal. Rs e algumas p minhas sobrinhas.
Minha cota de eletrônico estava em U$ 450,00.
E se eu tivesse sido parado com esta grande quantidade de roupas? Quais seria as consequências?
Grato,

O cavalo da Cinderela na atração Cinderella's Golden Carrousel é o segundo, que tem um laço dourado em seu rabo.