Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Relato da alfândega de Brasília

mensagem postada em 08/12/2014 - 13:12:01hs

Sou novo no fórum porém tem 3 anos que viajo e acompanho relatos aqui, vamos lá...
primeira vez que cheguei por são paulo, sempre cheguei no RJ... achei o tratamento de SP melhor, se bem que ano passado cheguei, pegamos nossas malas e seguimos direto para alfândega, ninguém na fila ainda, 2 malas de 32 cada um, eu e minha esposa. fiscal muito cordial e mandou direto para o raio-x. mas minha irmã viaja muito, conhece bem como funciona a lei, trabalha na justiça e de uns 3 anos pra cá, ela achou que os fiscais do RJ mudaram muito no sentido educação. em dia de muitos vôos eles ficam muito estressados.

É minha opinião ok, acho até que a alfândega pega leve demais, porque se o fiscal seguir a regra, todo mundo volta com muito mais de 500 dólares de compra.

Meu relato sobre guarulhos dia 04/12, passei no raio-x, fiscal muito educado. trouxe comigo um air 2, minha gopro 4 na mochila de mão e outros itens... não mandou abrir a mala e mandou eu seguir para saída. minha esposa tmb, passou no raio-x e saiu direto. Não existe isso de mala grande, 1 ou 2 malas. eu por ex. passei com uma mala com 26kg e minha esposa com 2 com mais ou menos 28kg cada e os dois foram para o raio-x e não passamos tão junto assim... fiscal não perguntou nada, só mandou pra fila do raio-x.

nunca ouvi falar de raio-x de corpo. aliás difícil alguém ser enquadrado pra ser revistado.

Sempre ouvi falar que BSB é mais complicado. sugiro até pagar um pouco mais, chega em outra cidade e depois faz voo interno para BSB.

sobre taxar relógio, na boa... inacreditável. fiscal rigoroso demais. gopro então nem se fala... todo mundo leva essas câmeras, pessoas normais, atletas etc...

cara a melhor coisa é ser honesto, mas nesse caso, coloca no bolso e pronto.

fui comprar meu cel em miami, várias pessoas na fila falando que voltaria com ele no bolso.

de ruim nessa viagem só o problema com a Cia área. 4 objetos furtados na mala e uma mala destruída. fiz boletim de ocorrência na mesma hora que cheguei no RJ e também mandei a Cia consertar a mala, que não tem conserto.

essa semana entro na justiça contra a Cia aérea e depois conto o resultado. vou entrar não só pelos 4 objetos furtados, mas pelo falta de atendimento quando cheguei, mostrei minha mala com ziper destruído e sem cadeado. só mandaram eu me dirigir para o SAC da Cia aérea.

Fala pessoal,

Pelo segundo ano consecutivo eu tive a "sorte" de ser parado pela Receita Federal em Brasília.

Eu e minha esposa formos parados e mandados para o raio-x e nos fora perguntado se estávamos com algum eletrônico, sendo que informados que sim.

Depois de toda a inspeção na mala, foi retirado para imposto:

- MacBook Air 11';
- iPad Air 2;
- GoPro Hero 3+;
- 2 Perfumes;
- 2 Relógios (um Casio e um Tommy);
- Itens gerais (pílulas de cálcio).

O valor total da brincadeira foi de R$2600, sendo que informei que a câmera era de uso pessoal e, por possuir a função filmadora e fotográfica, poderia ser enquadrada como fotográfica, mas o fiscal não aceitou e multou mesmo assim.

Muita gente foi parada, sendo mais de 15 e havia um senhor que provavelmente trabalha com vendas, que recebeu uma multa de R$10.000.

Alguém possui material jurídico que enquadre a GoPro como câmera isenta de tributação??

(mensagem de Bruno C)

Esqueci de te perguntar uma coisa, qual foi o horário do teu voo? veio direto dos eua?
Pelo que eu me lembre se vc jogar gopro no google, aparece câmera fotográfica e filmadora... ele ter taxado foi muito palha mesmo
(mensagem de Thiasgo)

Res: Relato da alfândega de Brasília

mensagem postada em 08/12/2014 - 02:12:47hs

Fala pessoal,

Pelo segundo ano consecutivo eu tive a "sorte" de ser parado pela Receita Federal em Brasília.

Eu e minha esposa formos parados e mandados para o raio-x e nos fora perguntado se estávamos com algum eletrônico, sendo que informados que sim.

Depois de toda a inspeção na mala, foi retirado para imposto:

- MacBook Air 11';
- iPad Air 2;
- GoPro Hero 3+;
- 2 Perfumes;
- 2 Relógios (um Casio e um Tommy);
- Itens gerais (pílulas de cálcio).

O valor total da brincadeira foi de R$2600, sendo que informei que a câmera era de uso pessoal e, por possuir a função filmadora e fotográfica, poderia ser enquadrada como fotográfica, mas o fiscal não aceitou e multou mesmo assim.

Muita gente foi parada, sendo mais de 15 e havia um senhor que provavelmente trabalha com vendas, que recebeu uma multa de R$10.000.

Alguém possui material jurídico que enquadre a GoPro como câmera isenta de tributação??

(mensagem de Bruno C)

Esqueci de te perguntar uma coisa, qual foi o horário do teu voo? veio direto dos eua?
Pelo que eu me lembre se vc jogar gopro no google, aparece câmera fotográfica e filmadora... ele ter taxado foi muito palha mesmo

Walt Disney queria ter certeza que os "negócios" do Parque nunca se intrometessem no "show". Então ele construiu aproximadamente 2,4 km (1,5 milha) de túneis de acesso "Utilidors" sob o parque Magic Kingdom.