Flórida - Miami

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
O que é balneário ???

 mensagem postada em 30/04/2014 - 18:04:50hs
 
 

Pessoal,

Estou aprendendo muito neste Fórum.!!!

Eu também pensava que qualquer cidade litorânea poderia ser considerada um Balneário, mas quando fui pesquisar, vi que Balneário mesmo, na essencia da palavra, é uma cidade utilizada para tratamento hidrotermal com águas minerais ou termais.

Vejam só:
No Brasil a atribuição do título de balneário ou estância hidromineral ou termal a uma cidade, portanto, depende da qualidade da água mineral que apresente na sua região classificada de Código de Águas Minerais (Decreto - lei 7.841 de 8 de Agosto de 1945) e legislação regulamentadora posterior 2 que considera inclusive a qualidade do meio ambiente e potabilidade da água em questão.

A temperatura e odores específicos (presença de gases) foram as mais antigas referências às propriedades especiais dessas águas, segundo o Código de Águas Minerais (Brasil). Quanto à temperatura, as fontes podem ser classificadas como:

I - Fontes frias, quando sua temperatura for inferior a 25 °C.

II - Fontes hipotermais, quando sua temperatura estiver compreendida entre 25 e 33 °C.

III - Fontes mesotermais, quando sua temperatura estiver compreendida entre 33 e 36 °C.

IV - Fontes isotermais, quando sua temperatura estiver compreendida entre 36 e 38 °C.

V - Fontes hipertermais, quando sua temperatura for superior a 38 °C.

Observe-se que ainda não há um consenso sobre a sua utilização em medicina e fisioterapia. As referências ao efeito do clima e águas sobre a saúde humana nos remetem à medicina grega e ao célebre escrito hipocrático sobre Ares, águas e lugares e à antiga prática médica denominada hidroterapia. As controvérsias envolvem o valor nutricional (absorção dos sais dissolvidos) riscos tóxicos de algumas substâncias, a exemplo do gás sulfídrico e teor radiativo, e eficácia terapêutica em dermatologia (estética) e reumatologia.

Em Portugal, a palavra balneário é mais usada para o local onde os banhistas ou desportistas trocam de roupa e tomam banho antes e depois do desporto ou banho.

No Brasil, também é usada para o recinto público para banhos, muito comum em estâncias hidrominerais, também conhecido como termas ou caldas, referindo-se estes termos mais especificamente a fontes em que a água se apresenta com temperatura elevada.

No Brasil diversos municípios são considerados balneários e estâncias hidrominerais ou termais o Balneário Camboriú em Santa Catarina; Águas de Santa Bárbara e Águas de São Pedro em São Paulo, Ilha de Itaparica, Caldas do Jorro e Dias d'Ávila na Bahia, e especialmente em Minas Gerais onde formam o famoso Circuito das Águas.

Em Portugal são exemplos: Caldas da Felgueira, Caldas de Chaves e São Pedro do Sul,

Desculpe-me pelos que já sabiam isso, só queria compartilhar, pois conhecimento nunca é demais certo ?
Abraços.

Fonte: AQUI

 


 
 
O nome original em inglês do Castelo da Cinderela se escreve Cinderella Castle e não Cinderella's Castle.