Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Minha experiência- Menor desacompanhado - Janiero de 2013

 mensagem postada em 18/02/2013 - 20:02:46hs
 
 

Queridos VPOenses , vou contar para vocês nossa experiência em levar a filha menor de 14 anos de uma grande amiga , para a Flórida conosco :

Meus queridos , começamos a planejar esta viagem uma ano antes , e a novela de tráfico de pessoas não estava passando ...rsrs

Deixamos para providenciar a autorização de viagem de Menor conforme resolução do CNJ -desacompanhado ao exterior no mês da viagem . 6 vias , autenticadas .Reconhecemos firma , tudo certinho . No mês da viagem surge aquele mal entendido em Miami da menor brasileira que ficou retida . Pronto ...fiquei louca . O avô da menor é advogado e nos orientou a providenciar uma tradução simples ( nada de Google rs) com os números dos passaportes , caso tivéssemos algum problemas com as autoridades americanas ...Levei foto dela bebê com a gente ( é amiga da minha filha da mesma idade ) , declaração de que ela estava matriculada no colégio , comprovantes de endereço dela , dos pais , identidades , tudo autenticado ..Prefiro pecar pelo execesso ! Rs.
Em Guarulhos, com a autoridade da polícia federal , foi super tranquilo ..mas tenso ..pois ela mora em Belo Horizonte , e nós em Recife ...afinal era uma menor com amigos .

Chegamos em Orlando dia 29/01/2013 ás 14:00 hrs pontualmente e só se via brasileiros ....

Na fila da imigração , o primeiro contato foi com uma colombiana super humorada , que nos orientou que a menor deveria preencher um formulário para ela somente . Ou seja , tinhamos colocado ela em nosso formulário , tendo em vista ser menor . A Colombiana disse: "Como ela é menor , mas já tem 14 anos , e sabe o que colocar na mala , um formulário para ela . Se ela tivesse 09 anos , passaria com vocês"

Até aí maravilha , fomos para a fila novamente e nos colocaram com um policial muito sério , que não falava nada de espanhol .

Ele perguntou para minha filha e para a menor que estava conosco quantos anos tinham ....Minhas pernas tremiam ..pois ele ficava olhando o passaporte das meninas o tempo todo ...Tudo estava certo , nada errado , mas os procedimento de 10 minutos parecem 12 horas....

Enfim, após esta tortura , passamos , mas eu fiquei o resto do dia com o coração disparado ....

Espero ter ajudado ...


 


 
 
No pavilhão da Itália (Epcot), note como os tijolos do campanário que ficam embaixo são muito maiores do que aqueles que ficam no alto (diminuem progressivamente), mais um exemplo da utilização da "perspectiva forçada".