Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Matéria da Globo

 mensagem postada em 10/05/2011 - 13:05:33hs
 
 

Muito útil esse link que vc postou Alessandro.

Só lamento que agora a fiscalização vai aumentar para tentar barrar esses "muambeiros" e que as pessoas que trazem bens para uso pessoal ou para presentear alguém, poderão pagar por tal feito também. Já que o critério para a tributação é subjetivo do fiscal.

Portanto,se um homem, adulto, viajando sozinho, estiver trazendo cremes para mãe, primas, etc, ou ainda, trazendo brinquedos para presentear sobrinhos ou o filho de algum amigo, pode correr o risco de ser taxado e considerado como sendo um muambeiro rs, já que com esses produtos citados no exemplo, fica descaracterizado que serão de consumo pessoal.

E é claro que isso vai depender da quantidade dos bens também, mas como o critério é do fiscal e a lei em determinados aspectos é omissa, fica um pouco mais complicado em fazer o fiscal acreditar que você não está trazendo esses produtos para revenda.

Seria legal que os outros membros também exponham suas opiniões sobre isso. E também os relatos de sua experiência na alfandega, para sabermos como está a aplicação da fiscalização na prática.

Abraços

 


 
 
O Marrocos foi o primeiro país a reconhecer os Estados Unidos como país independente. No seu pavilhão no Epcot, mais especificamente no restaurante Marrakesh você encontra numa parede (área de espera) uma réplica de uma carta trocada entre o sultão Mohammed III e o presidente George Washington.