Notícias - Gripe Suína - AH1N1

 
Tópico Trancado

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Direito das pessoas opinarem

 mensagem postada em 14/05/2009 - 20:05:58hs
 
 

Cada um tem seus motivos para querer desesperadamente ir ou com receio, desistirem. Vamos deixar que as pessoas decidam e expressem sua opinião livremente. Entendi a intenção do relato da Ana, quis ser contributiva na questão dos direitos do passageiro em relação ao reembolso/desistência. Eu não a conheço, só acho que as reações foram muito críticas, em relação à ela. Se você tem crianças pequenas, está grávida, tem uma doença crônica é NATURAL que sinta receio. Na realidade, as autoridades de saúde não sabem exatamente como se dá a transmissão, SUPÕE-SE, que seja por via aérea, as autoridades "apenas" recomendam lavar as mãos, não esfregar nariz, olhos etc., pois este é um dos procedimentos em relação a qualquer doença viral, mas tb porque não se tem conhecimento suficiente da cepa, haja vista a mudança de nome. É só ver os guidances do site do CDC ou da OMS (WHO em inglês), onde aparecem expressões como "is likely that" "is thought to" (É provável que, Acha-se que" , nada conclusivo). Se o ministro da saúde do México atenua a situação, isto se deve a não assumir a responsabilidade sobre o retardo nas ações para diminuir a contaminação e querer mascarar números, pois isto tudo vem trazendo prejuízos econômicos ao México e à economia globalizada Eu irei viajar, vai quem quer; mas querer minimizar a situação para justificar porque se está indo, isso sim é falta de conhecimento. Um fator que pode ajudar são as altas temperaturas, mas se fala que, como no caso da gripe espanhola, a "eclosão" pode vir depois, bem depois dos primeiros casos. O inverno (baixas temperaturas) pode propiciar a disseminação depois. Alguns pesquisadores, já analisando o genoma do vírus dizem que teria uma sequência menor de gens, e isto resultaria numa "transmissibilidade/letalidade" menos eficiente, isto é, para que o vírus seja mais agressivo, este deveria possuir algumas sequências extras, como no caso da gripe espanhola, mas ninguém pode esquecer que vírus sofrem mutações e nada é conclusivo.
Ninguém aqui quer ser profeta do caos, mas achar que é tudo muito simples, pois as pessoas não usam máscaras, é um equívoco.
Além disso, não há medicamentos para todos e nem todos estão autorizados a obter nos EUA, e principalmente estrangeiros. Além disso, o vírus se mostrou resistente a alguns dos antivirais do mercado.
Quer ir? Tudo bem, eu tb vou, já disse; mas tem que se cuidar, porém todas as medidas são profiláticas, não existe vacina ainda, para tal, pois além do genoma, há que se entender o mecanismo de replicação do vírus e fazer testes, fundamental para fazer uma vacina que impeça-o de se reproduzir, seja impedindo um ou outro estágio da multiplicação do vírus ou atenuando a sua transmissão. A Vacina contra gripe comum não é eficaz contra esse vírus, apenas para uma cepa de vírus de gripe suína, mas que não é essa, mas pode evitar que você não fique gripado e assim mais indefeso, do ponto de vista imunológico.

A Vitamina C pode ajudar, mas não é medicamento específico de combate a nehum vírus.

O fato de termos Dengue, Cólera, Febre Amarela só mostra o quanto estamos atrasados em termos de saúde pública; mas justificar uma coisa com outra, me parece sem sentido, é igual a história do bode dentro da sala, e daí se temos essas e outras doenças tropicais??

Espero contribuir, pois além de tradutora, minha formação básica é de Química pela UFRJ com especialização em Microbiologia e Imunologia, que englobou estudos de virologia e bacteriologia, junto com a classe de Medicina, foi há algum tempo isso, mas algumas coisas ficam e no mais, a gente tem de usar o bom senso e não ficar criticando as outras pessoas ou minimizando a situação.

Ninguém quer ser alarmista, acho que todos, e eu também, queremos um mundo livre de doenças, vírus, terrorismo, terremotos etc. etc., mas a gente deve tomar as precauções necessárias e avaliar os riscos com consciência, respeitando as escolhas das pessoas, e no meio disto tudo, caso vá viajar, procurar se divertir bastante.

 


 
 
Ao longo de toda a extensão do Magic Kingdom existem túneis denominados de "Utilidors" localizados abaixo do parque que servem para que os funcionários - "membros do elenco" - da Disney se locomovam rapidamente sem serem notados pelo público. Na realidade tais túneis não foram construídos debaixo da terra, mas sim na superfície. Contudo, pelo fato do Magic Kingdom ter sido edificado sobre eles se tem a nítida impressão de que são subterrâneos.