Aluguel de Carro - Tipos de Seguro

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Peço encarecidamente que não se utilizem do presente tópico para a troca de informações relacionadas a cotações de aluguel de carro. O Viajando para Orlando é patrocinado pela empresa Orlando Tickets Online no referido segmento - link.
Tipos de seguros: CDW/LDW: trata-se do seguro básico que oferece cobertura que isenta o locatário de toda responsabilidade financeira por roubo, perdas ou danos causados ao veículo alugado, desde que não seja infringida nenhuma cláusula contratual, LP/EP/ALI/SLI (LIS): Proporciona ao locatário e aos motoristas adicionais previamente autorizados uma cobertura (em geral até US$1.000.000) em caso de danos pessoais e/ou materiais ocorridos contra terceiros, incluindo invalidez permanente ou morte, PAI: proporciona ao locatário e passageiros cobertura relacionada a despesas médicas e PEC: proporciona ao locatório cobertura por perdas decorrentes de roubo dos bens deixados no interior do veículo durante o período da locação.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Res: Dúvida Seguro

 mensagem postada em 23/06/2016 - 12:06:58hs
 
 

Olá Mauro

O CDW esta mesmo incluso em sua reserva, conforme já bem respondido pela Monica.
O termo “renuncia” refere-se a isenção de pagamento em caso de sinistro.

O que muito provavelmente não esta incluso em sua reserva é o seguro contra terceiros, o qual lhe será oferecido no ato da retirada do veiculo. Se não me engano, deve acrescentar algo como USD 10 ou USD 15 por dia.

Em relação a sua preocupação quanto ao cancelamento da reserva, a restituição é feita em forma de crédito em sua fatura do cartão ou em conta corrente. A depender das condições contratadas, podem ser descontadas de sua restituição taxas administrativas.

Entretanto, como você bem observou, esta empresa tem um histórico grande de reclamações quanto a isto, e justamente por este motivo, e por você já ter pago a maior parte da reserva, creio que o mais adequado seria você seguir adiante com ela.

Para sua tranquilidade em caso de maiores problemas no momento da retirada do veiculo, recomendo você fazer uma nova reserva pela OTO e ter esta como “plano B”. Você não paga nada por isto, mesmo que eventualmente não use, e pode lhe ajudar bastante.

Também lhe recomendo levar a(s) reserva(s) impressa(s) para evitar confusão, como por exemplo, reserva não localizada.

E se quiser evitar a insistência dos atendentes em ofertar serviços desnecessários, use o totem de auto atendimento, é super fácil, inclusive existem videos na internet sobre isto.

Abs

Carlos obrigado pela longa e explicativa resposta!

Monica, obrigado pela sensacional dica!

Entretanto gostaria de expor para vocês minha angústia:

a- vejam a resposta que recebi da Álamo em relação ao meu questionamento sobre quais os seguros estavam inclusos na minha locação:

Dear Mauro,
Thank you for reaching back out to me. Included in your reservation is collision damage waiver.


Pelo que entendi, é algo relacionado a uma renúncia de cobertura? Sabem me dizem o que significa? Ou esclarecer se existe alguma cobertura e qual seria?

b- estou com a viagem marcada para Setembro, entretanto, venho efetuando o pagamento das despesas via cartão de crédito já alguns meses, tendo em vista a alta do dólar, a viagem ter sido meio de surpresa enfim...
Com isso, tenho o seguinte dilema: o aluguel do carro foi parcelado em 6X, neste mês irei efetuar o pagamento da 5 parcela, por isso, estou com medo de pedir o cancelamento e ocorrer uma das situações abaixo:
1- não efetuarem a devolução dos valores a tempo de pagar outra reserva ou até a viagem;
2- não cancelar a reserva e ter problemas ao efetuar nova reserva pela OTO ou outra empresa qualquer, e, ao chegar, ter problemas com duas reservas em meu nome.....tenho medo de não saber resolver esta situação no momento.

Realmente fiz cotações pela OTO e agora pela Álamo com o código gentilmente fornecido pela Monica, e os valores com os seguros CDW e EP, ficam próximos ao que paguei.

Pesquisado muito na internet, só vejo reclamações de consumidores que contrataram um serviço neste site D. e que precisaram por qualquer motivo cancelar a contratação, e, quase que a totalidade das reclamações diz respeito justamente a demora na devolução do dinheiro.

E neste caso, por estar pagando via cartão de crédito, alguém sabe me explicar como seria feito a devolução?

Obrigado.





(mensagem de Mauro Gonzaga Alves Junior)


 


 
Res: Dúvida Seguro

 mensagem postada em 23/06/2016 - 08:06:12hs
 
 

Mauro,

collision damage waiver é o CDW. Pela resposta da Alamo, o CDW já está incluído na sua reserva. O EP você pode incluir no momento da retirada do veículo se achar necessário. Se tiver o código da reserva, você pode também tentar fazer a alteração no site da Alamo.

 


 
Res: Dúvida Seguro

 mensagem postada em 23/06/2016 - 08:06:50hs
 
 

Carlos obrigado pela longa e explicativa resposta!

Monica, obrigado pela sensacional dica!

Entretanto gostaria de expor para vocês minha angústia:

a- vejam a resposta que recebi da Álamo em relação ao meu questionamento sobre quais os seguros estavam inclusos na minha locação:

Dear Mauro,
Thank you for reaching back out to me. Included in your reservation is collision damage waiver.


Pelo que entendi, é algo relacionado a uma renúncia de cobertura? Sabem me dizem o que significa? Ou esclarecer se existe alguma cobertura e qual seria?

b- estou com a viagem marcada para Setembro, entretanto, venho efetuando o pagamento das despesas via cartão de crédito já alguns meses, tendo em vista a alta do dólar, a viagem ter sido meio de surpresa enfim...
Com isso, tenho o seguinte dilema: o aluguel do carro foi parcelado em 6X, neste mês irei efetuar o pagamento da 5 parcela, por isso, estou com medo de pedir o cancelamento e ocorrer uma das situações abaixo:
1- não efetuarem a devolução dos valores a tempo de pagar outra reserva ou até a viagem;
2- não cancelar a reserva e ter problemas ao efetuar nova reserva pela OTO ou outra empresa qualquer, e, ao chegar, ter problemas com duas reservas em meu nome.....tenho medo de não saber resolver esta situação no momento.

Realmente fiz cotações pela OTO e agora pela Álamo com o código gentilmente fornecido pela Monica, e os valores com os seguros CDW e EP, ficam próximos ao que paguei.

Pesquisado muito na internet, só vejo reclamações de consumidores que contrataram um serviço neste site D. e que precisaram por qualquer motivo cancelar a contratação, e, quase que a totalidade das reclamações diz respeito justamente a demora na devolução do dinheiro.

E neste caso, por estar pagando via cartão de crédito, alguém sabe me explicar como seria feito a devolução?

Obrigado.


Olá Mauro,

Eu nunca utilizei este beneficio do cartão, mas até onde tive conhecimento, o processo é mais burocrático, e para a locadora o responsável pelo pagamento será você, ainda que o cartão venha a lhe reembolsar posteriormente. O ideal será você solicitar informações detalhadas e formais do emissor do seu cartão para melhor avaliar.

Um tempo atrás, na véspera do meu retorno ao Brasil, fui atingido por um caminhão que estava fazendo uma conversão proibida. Nada muito sério, o veiculo ainda podia rodar, mas os estragos foram grandes.

Por orientação do policial que presenciou o fato, como o veiculo tinha todos os seguros e não havia feridos, a formalização de um Boletim de Ocorrência não era obrigatória. Como meu tempo era curto, assim fiz, e ao devolver o carro na locadora não me perguntaram absolutamente nada, apenas verificaram as clausulas da locação, e em menos de 5 minutos estava liberado.

Imagino que, em um caso como este, só estaria liberado após autorização da operadora do cartão de crédito. Nem sei o tempo que isto poderia levar, mas só pelo risco de perder um voo, este pode ser o barato que sai caro.

Depois desta experiência, nunca cogitei outra modalidade de seguro, posso estar enganado e preocupado em excesso, mas prefiro ter a cabeça leve nas férias.

Quanto a diferença entre a OTO e o preço da Alamo, imagino que seja pelo fato da Alamo usar o preço cheio em seu site como meio de não prejudicar os agentes de viagem, os quais imagino serem sua principal fonte de receita. Apesar do preço da OTO ser melhor, as diferenças não chegam a ser gigantes quando comparamos com outras agências de viagem, mas sem dúvida são consideráveis.

Eu utilizo a OTO a muitos anos pois toda economia é sempre bem vinda, além do que, sempre fui muito bem atendido. Também já li, aqui no fórum em anos anteriores, casos onde eles auxiliaram a resolver algumas eventualidades.

Espero que estas informações lhe sejam úteis, e fique a vontade em perguntar.

Abraços e boa sorte

Carlos, mais uma vez obrigado pelas dicas.

Antes de tudo, mandei um e-mail para a Álamo questionando quais coberturas eu realmente tenho contratada e estou aguardando resposta, assim que receber coloco aqui.

Também entrei em contato com meu cartão de crédito, e fui informado que, por ter pago a locação com o cartão, eu tenho automaticamente a cobertura CDW e LDW, bastando negar no balcão e fazer constar na apólice referido benefício oferecido pelo cartão.

Será que este benefício é realmente confiável?

Fiz uma simples simulação na OTO e na Álamo direto, a diferença de valores foi gritante, alguém sabe explicar como a OTO consegue alugar mais barato que a própria Álamo? Isso me preocupa um pouco...

Obrigado.
- See more at: http://www.viajandoparaorlando.com/forum/exibir.php?id=69#sthash.hNrQ9PYv.dpuf


(mensagem de Carlos A.R.)


 


 
 
Quando você estiver visitando a atração "The Great Movie Ride" durante a cena onde os atores estão caracterizados de gangsteres preste a atenção na placa do carro dos criminosos, você lerá "021 429", que traduzindo para uma data teríamos "02/14/29", ou seja, o exato dia em que ocorreu o conflito entre gangsteres de Chicago denominado de "St. Valentine's Day Massacre".