Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Chegada em Brasília com enxoval de bebê

mensagem postada em 08/12/2014 - 18:12:38hs

Tiago, acabei de ver o seu relato. Que chato! Eu também fui mandada para o raio-x, mas não vi nenhum raio-x de pessoas, apenas aquele que colocamos as nossas malas. No nosso caso, não fomos taxados. Sabemos que em Brasília eles são extremamente rigorosos, portanto se vc pretende voltar com algum eletrônico e não tem como fazer conexão em outro local, volte com poucas malas. Sei que é nosso direito voltar com 2 malas grandes e 1 de mão, mas quando eles verificam isso, a probabilidade de vc ir para o raio-x é grande.

Res: Chegada em Brasília com enxoval de bebê

mensagem postada em 03/12/2014 - 10:12:15hs

Amigos, chegamos hoje no voo da TAM Miami/ BSB, às 7:30 da manhã. Vou relatar a nossa passagem pela alfândega. Fomos fazer o enxoval do nosso baby. Já dá para ter uma ideia da quantidade de malas e tamanhos. Como relatei em outro post, parte das nossas compras (1 mala com bebê conforto + roupinhas; 1 mala pequena com outros itens do baby, como a babá eletrônica e o nosso MAC BOOK PRO) foram enviados pelos nossos familiares que voltaram pelo RJ. Ninguém passou pelo raio-x e nem foi tributado.
Chegamos em BSB e optamos por pegar logo as nossas malas ( 1 mala tipo sacoleira com o carrinho de bebê apenas; 1 mala de 29 K; 2 malas de médias e 1 mala de mão) e partir para a fila do nada a declarar. Ao nos dirigir para o local já deu para perceber que nós éramos os que estavam com mais malas. Chamávamos mais a atenção, mas não quisemos ficar fazendo hora.
Chegando no fiscal ele nos perguntou de onde estávamos chegando; quanto tempo ficamos e se estávamos juntos. Respondemos que estávamos voltando de Miami; que ficamos 15 dias e que estávamos juntos. Daí ele nos mandou seguir pela linha amarela, enquanto todos os demais seguiam pela linha verde. Na hora comecei a ficar nervosa, pois éramos os primeiros a ser mandados para o raio-x. Além disso, só o nosso carrinho tinha custado bem mais de 500 dolláres. Enfim, chegando no raio-x o fiscal disse que ligaria a máquina e que era para o meu esposo colocar as malas e eu retirar do outro lado. Estou com 5 meses de gestação, mas a minha barriga não é muito aparente, então não retirei as malas alegando que estava grávida. Meu esposo veio e retirou. Ele nos perguntou o que tinha na mala de sacoleiro. Dissemos que era o carrinho. Daí ele nos questionou se trazíamos algum alimento. Foi nessa hora que o meu esposo lembrou que tinha uma maça e um saco de batatas na mala. O fiscal disse para nunca mais trazermos nenhum alimento dos EUA. Que ele estava quase nos mandando para a sala só por conta dos alimentos, acredita? Daí nos liberou.
Bem, o que eu tiro desta experiência (essa é a nossa terceira viagem para a terra da magia) é que a alfândega de Brasília não é esse bicho de sete cabeças. Ela é mais rígida se comparada às demais, porém o alvo deles é fiscalizar eletrônicos. Se vc for fazer o enxoval e voltar com muitas malas, não traga eletrônicos, pois com certeza vão chamar a atenção. Ah... e quanto ao enxoval, vale sim a pena. Basta se planejar e pesquisar antes de ir os preços. Economizamos muito fazendo o enxoval nos EUA, além do prazer da viagem. Espero ter ajudado!

(mensagem de TayaneRibei)

Você viu se em Brasília tem raio x corporal ou detector de metais enquanto as pessoas estão passando as malas no raio x?

Originalmente havia sido concebida uma montanha-russa para o pavilhão japonês (Epcot), cujo exterior representaria o Monte Fuji. Contudo, o projeto não foi levado a frente por conta de falta de verba e porque o patrocinador - Kodak - não gostaria de que o nome Fuji estivesse de alguma forma vinculado ao pavilhão.