Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Alfândega de Brasília usa redes sociais para fiscalizar

 mensagem postada em 10/05/2014 - 21:05:51hs
 
 

Alfândega de Brasília usa redes sociais para fiscalizar mercadoria ilegal do exterior
Pessoas que viajam constantemente para trazer mercadorias do exterior integram uma lista de passageiros que sempre são parados ao desembarcar


As redes sociais se tornaram importantes aliadas da Alfândega de Brasília na tarefa de impedir a entrada de produtos vindos do exterior sem a devida tributação. Funcionários da Aduana do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek estão de olho nos brasilienses que anunciam em sites de relacionamento mercadorias compradas principalmente em Miami. Alguns desses internautas figuram na lista de passageiros de risco e terão as bagagens obrigatoriamente inspecionadas ao desembarcarem em voos internacionais, mesmo que se dirijam à fila dos que, em tese, não têm nada a declarar. Entre eles, há servidores públicos do alto escalão.

O aumento do fluxo de passageiros no desembarque internacional intensificou o trabalho na Alfândega. O tamanho da equipe cresceu nos últimos dois anos, mas não tem sido suficiente para acompanhar o ritmo de serviço. As pessoas que viajam com o intuito de trazer produtos para revenda adotam táticas cada vez mais sofisticadas. Além das pesquisas virtuais, o treinamento dos funcionários e a tecnologia auxiliam a fiscalização. Um aplicativo instalado em smartphones usados pelos fiscais ajuda a identificar o preço de produtos comprados no exterior e, assim, contrapor com as informações repassadas por passageiros que tentam burlar as regras da Receita.

Fonte: C Braziliense.

 


 
 
Observe enquanto você assiste o vídeo que antecede a atração Soarin (Epcot) o número do vôo 5505. Trata-se de uma homenagem a data da sua inauguração oficial que ocorreu em 05 de maio de 2005.