Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Leonardo

mensagem postada em 01/08/2012 - 18:08:41hs

Viajei em maio deste ano para Nova Iorque só com minha filha de 7 anos. No site da Polícia Federal tem todas as informações necessárias, inclusive a resolução do CNJ (131/2011). O reconhecimento de firma, segundo a PF, pode ser por autenticidade ou semelhança. Importante tirar cópia do passaporte de sua filha e autenticar em cartório, pois ficaram retidas na PF do aeroporto uma cópia do passaporte e um original da autorização. Todos as outras cópias, tais como passaportes meu e do meu marido, também autenticados, eles devolveram depois de verificar. É super tranquilo! SEgue, exatamente, a autorização que entreguei:

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE
(Resolução 131/2011-CNJ)
(Válida até 02/05/2014)

Eu, xxxxxxx, portador do Passaporte nº xxxxxxxx, expedido pela DPF/NRI/RJ, data de expedição xxxxxx, residente à Rua xxxxxxx, tel. de contato xxxxxx, na qualidade de pai, AUTORIZO que a menor xxxxxxx, nascida em xxxxxx, sexo feminino, natural do Rio de Janeiro – RJ – Brasil, Passaporte nº xxxxx, expedido pela xxxxx, em xxxxx, viaje com destino ao exterior (Estados Unidos da América), na companhia de sua mãe, xxxxxx, portadora do Passaporte nº xxxxx, expedido pela xxxxxx, em xxxxx, residente à Rua xxxxxx.

Observação: Salvo se expressamente consignado, as autorizações de viagem internacional expressas na Resolução 131/2011 – CNJ não se constituem em autorizações para fixação de residência permanente no exterior, os termos do art. 11 da Resolução.

Local/data: ____________________, _______de ___________________de 2012.

Assinatura: ________________________________________________________
Reconhecer firma por autenticidade ou semelhança (Art. 8º, § 1º da Resolução 131/2011-CNJ)

Tem que ter os termos acima e, obrigatoriamente, a observação transcrita acima da data. Só isso! Já fiz uma, inclusive, para minha sobrinha, que viajará comigo ano que vem.
Abç

No pavilhão da Alemanha (Epcot) você encontra 16 brasões na fachada da Sommerfest e Biergarten representando os 16 estados federados alemães.