Orlando Tickets Online
 

Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
Fillipe Silva
 
Membro
 
 
 
Inscrição: 05/04/2011
 
 
Chegando em Porto Alegre via COPA Airlines
postado por: Fillipe Silva

 mensagem postada em 04/07/2011 - 01:07:32hs
 

Olá Fabi e Dani e todos mais...

Eu estava sozinho, fui pra NY e fiquei lá apenas 6 dias. Voltei com 2 malas médias/grandes e minha mochila (bagagem de mão).

A COPA Airlines utiliza o aeroporto de Tocumen no Panamá como \"Hub de las Américas\" (é assim que eles chamam), então haviam pessoas de Orlando, Miami, Punta Cana, Los Angeles, NY, enfim, vários destinos diferentes, voltando no mesmo voo que eu.

O voo pousou em Porto Alegre meia-noite e vinte, uns 10 minutos antes do horário previsto. Era o único voo internacional naquele momento. O voo veio com 80 passageiros dos 122 que cabem na classe econômica, então deu pra mudar de lugar e pegar 3 assentos só pra mim ;-) Várias pessoas fizeram o mesmo. As minhas 2 bagagens despachadas chegaram junto comigo certinho. Acho que eles só mandam depois quando o voo vem lotado e acontece de realmente não caber todas as malas no avião, tanto que eles marcaram uma delas como prioritária no ato do checkin.

Ao chegar, se formou uma fila com os passageiros do meu voo na Imigração, sendo que das 5 ou 6 cabines que existem, 3 delas estavam funcionando. A imigração levou uma meia hora, até que foi rápido. Eu era um dos últimos da fila e ainda passei no Free Shop (Duty Free) que estava aberto.

Diferente de Guarulhos, a Anfândega de Porto Alegre não fica toda escondida, então é fácil de ver tudo que acontece.

A princípio achei que a Alfândega estaria fechada, mas engano meu, percebi que pessoas com muitas malas estavam sendo encaminhadas ao raio X. Acho que o critério principal era a quantidade de bagagem.

Deve ser mais difícil para eles controlar quem parar pois se fosse como em outras capitais com voos que vem direto de Miami, Orlando, NY, onde os brasileiros vão pra fazer compras, eles teriam certeza que muita gente está além da cota. Mas como o voo vem do Panamá, cheio de gente de diversos outros destinos, creio que eles adotam o critério da quantidade de bagagem porque é o mais óbvio para eles detectarem quem passou da cota.

Fiquei contente por não haver perguntas, simplesmente o fiscal pegou o formulário e me apontou a porta de saída, sem perguntar nada.

Meu medo era perguntarem se eu tinha trazido iPad, pois comprei um em NY. Sei que isto tem acontecido muito em outros aeroportos, mas não vi acontecer em Porto Alegre.

A sensação de passar direto pra saída é ótima, mesmo quando você só trouxe roupas e passou um iPad da cota. Afinal, depois de muitas horas de viagem, nada melhor do que a liberdade de esticar as pernas e deitar numa cama quentinha né!

O aeroporto no Panamá é muito bom, mas não tem WiFi fácil como eu havia lido na web. Somente no portão 23 é possível conectar em uma rede aberta e mesmo assim muito ruim.

Na ida, minha conexão tinha um intervalo de 12 horas, então eu saí do aeroporto e fui conhecer a Cidade do Panamá, outras pessoas do mesmo voo fizeram isso tb. Ao sair da imigração e chegar no saguão de desembarque, tem um posto de informações turísticas e ali ficam taxistas que oferecem corridas por 80 dólares (independente do número de pessoas) com 2 horas de passeio pela cidade. Mas a melhor opção foi pegar um micro-onibus por 30 dólares que fez um passeio de 4 horas e depois deixou todos num shopping super bacana que levava pro aeroporto depois com hora marcada e na faixa.

Nas aeronaves do Brasil para o Panamá, os assentos 14A e 14F são os melhores, pois não tem assento na frente deles devido à saída de emergência. Do Panamá para os EUA a configuração da aeronave não era igual, então foi mais apertado. Posso estar enganado, mas achei o espaço bom, ligeiramente maior do que as aeronaves da GOL e TAM que fazem voos aqui no Brasil. Sou gordinho e tenho quase 1,80, então imagine que pra mim qualquer voo é infernal, mas me senti muito bem nos aviões da COPA Airlines. Sempre procuro pegar a saída de emergência ou corredor, pois me esparramo melhor e não atrapalho quem senta do meu lado…risos

O serviço de bordo achei muito bom, fiquei até surpreso. Na volta do Panamá para o Brasil tinha até whisky e vinho. As refeições foram da média pra cima, até que muito gostosas para comida de avião…hehe Os comissários e comissárias de bordo sempre foram muito atenciosos e educados.

Eu voaria, aliás, vou voar de COPA novamente sem a menor dúvida.


 
Próximo ao horário de fechamento do Magic Kingdom você poderá ouvir trovões e ver clarões provenientes da atração Haunted Mansion. Realmente um efeito sensacional, vale a pena conferir.