Alfândega - Cota de Isenção

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Muitas dúvidas!!

 mensagem postada em 19/10/2009 - 11:10:49hs
 
 

Bom dia gente!!
Eu viajo daqui 10 dias e estou pirando pq cada um me passa uma informação diferente, então vou recorrer ao forum! haha

Fora todas aquelas coisas que mulher gosta de trazer (cremes, perfumes, bolsas, roupas, relogios e oculos) eu ainda quero trazer um laptop de uns $700,00!
Algumas pessoas me falaram que é melhor eu declarar e que mesmo declarando eu vou ter que pagar 50% em cima do valor total, ou seja, em cima dos $700,00! o que sairia MUITO mais caro... =/
Outras pessoas me disseram que eu pago 50% em cima do que ultrapassar a cota de $500,00!Ou seja, pagaria 50% de $200,00! Muito melhor...
Outras pessoas me disseram para arrumar uma nota fiscal como se tivesse comprado o laptop aqui e levar e colocar o numero de série lá! (o que eu achei inviável!)
E outras ainda me disseram para não declarar, e SE eles acharem na alfândega eu pago a multa e pronto, mas de quanto é essa multa? o que é melhor fazer?

Enfim... por favor, quem tem experiência no assunto, me ajuda! To quase desistindo desse laptop...
O resto eu já sei que é melhor trazer sem etiqueta, espalhados pela mala, abertos e as roupas amassadas e sujas se possível.. hahaha

Mas o laptop é o meu problema...

OBRIGADA!!!!
beijos =*

 


 
 
Passando a loja localizada no Showcase Plaza olhe em direção ao Pavilhão do Marrocos, o que de longe parece um dos prédios daquele pavilhão, na realidade é o topo do Tower of Terror do Parque Disney's Hollywood Studios.