Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Olá pessoal!

mensagem postada em 13/04/2011 - 17:04:44hs

Atendendo a solicitação de alguns colegas eu acabo de criar o presente tópico para que os amigos possam postar as suas experiências, os seus relatos sobre a alfândega.

Este tópico criado prestar-se-á apenas para relatos devendo os questionamentos relacionados a cota de isenção ser postados no tópico - Alfândega - Cota de Isenção.

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

Pego na Alfândega

mensagem postada em 13/04/2011 - 18:04:16hs

Boa noite galera VPO...
Gostaria de saber se,alguém já foi pego na alfândega sem declarar os eletrônicos,etc... !
Conte aí como foi a péssima experiência e as punição aplicada !!!
Um abraço...André Calixto ;D

manaus

mensagem postada em 14/04/2011 - 16:04:47hs

Olá pessoal, cheguei com meu marido inicio do mês por Manaus e foi supertranquilo...praticamente todo o voo estava no nada a declarar, qdo passamos estávamos com 3 malas grandes, 2 mochilas abarrotadas e mais sacolas na mão, ao passar pela moça da alfandega meu marido entregou o papel e ela só perguntou a ele se tinha comprado ipad, ele negou, perguntou sobre notebook, disse q tinha comprado um netbook, ela perguntou qto foi, ele respondeu e fomos liberados! Nem pediu nota.
Não reparei em ninguem tendo problemas, todos estavam passando numa boa!

Rodrigo Lemes

mensagem postada em 14/04/2011 - 23:04:56hs

Então Rodrigo, este mês não, mas passei pela Alfândega em dezembro e confesso que foi muito mais tranquilo do que imaginei.

Agora, passei na fila do declarar, mostrei as notas de todos os eletrônicos (éramos duas pessoas), e com certeza ficamos acima do limite de 1000 dólares, mas nada de muito exagerado também. Mas acho que pelo fato de termos ido para a fila de declaração, eles acabaram liberando sem maiores problemas.

Quando sai, verifiquei algumas pessoas reclamando. Ou seja, foram pra fila de nada a declarar com 3 4 5 malas.....aí realmente fica bem complicado.

Abraços.

Eletrônicos sem nota fiscal

mensagem postada em 19/04/2011 - 13:04:23hs

Olá!

Alguém, recentemente, embarcou em Guarulhos com equipamentos eletrônicos (notebook, GPS, filmadora) sem a nota fiscal?
Segundo a Receita (informação por telefone) tenho que apresentar as notas fiscais, caso contrário ficarei sujeita a tributação quando retornar.
Gostaria de informações neste sentido, pois, sendo assim, não vou poder levar nada, porque perdi todas as notas fiscais.

Obrigada

Milena Marsola

mensagem postada em 19/04/2011 - 14:04:54hs

Oi Milena! Não sei sem em Guarulhos é igual a BH. Aqui nunca precisei da nota fiscal. Antes de embarcar vou até a receita federal e declaro os itens que estou levando. Preencho o recibo com o produto e o número do serial. O funcionário da receita federal confere e carimba. Por duas vezes foi parada na alfândega, mostrei a declaração e pronto. Não me pediram nota fiscal e me liberaram. Espero ter ajudado. Abraços.

Mariana Salles

mensagem postada em 19/04/2011 - 14:04:01hs

Mariana a Alguns meses a lei mudou e não existe mais a declaração de saida temporaria de bens, portanto a unica forma de provar que vc já os tinha é através de nota fiscal ou de algum selo da industria brasileira.

Rodrigo Garijo

mensagem postada em 19/04/2011 - 16:04:47hs

Obrigada pela informação. Mas como faço se não tenho mais as notas fiscais? Em janeiro vou viajar e não tenho mais as notas fiscais do meu computador e da máquina de retrato. Você saberia me responder? Fiquei preocupada.
Abraços

Milena e demais

mensagem postada em 19/04/2011 - 18:04:06hs

No outro tópico sobre cota de isenção este assunto foi bem discutido...
Hoje não há mais Declaração de Saída Temporária mas se voce tiver alguma antiga continua valendo e pode usar.
Algumas coisas ficaram isentas da cota como UMA máquina fotográfica, UM relógio e UM celular (este desde que esteja funcionando com alguma operadora nacional - mas pode ter entendendimento pessoal do fiscal). Isto é por pessoa. Levar um e voltar com dois significa que um deles vai ser isento e outro taxado.
Outras ( notebook/computador/iPad, filmadoras ) continuam na cota.
Pra não ser taxado por algo que voce esteja trazendo de volta ( já saiu do Brasil com voce ) ou este produto tem um selo da Anatel ou é feito no Brasil ou voce apresenta uma NF de que comprou de alguma loja brasileira (e portanto esta pagou para nacionalizar o produto) na hora do desembarque/volta.
Alguns fiscais fazem vistas grossas para equipamentos "antigos" mas não é regra geral.
Os fiscais tem acesso à internet de onde pesquisam os valores de cada equipamento para colocar na taxa a ser cobrada.

Mariana Salles

mensagem postada em 20/04/2011 - 00:04:47hs

a maquina fotografica vc pode levar porque de acordo com as novas regras é permitido uma maquina ao viajante, quanto ao nootbook é um risco principalmente se aparentemente ele estiver novinho rsrsr, já ouvi gente falando pra tirar foto de jornal junto com o noot e outras coisas para faezr porem é o risco.

das ultimas 5 viagens que eu fiz aos eua em somente uma delas tive problemas com a alfandega e ainda assim pq eu estava completamente errado rsrs

Ao longo de toda a extensão do Magic Kingdom existem túneis denominados de "Utilidors" localizados abaixo do parque que servem para que os funcionários - "membros do elenco" - da Disney se locomovam rapidamente sem serem notados pelo público. Na realidade tais túneis não foram construídos debaixo da terra, mas sim na superfície. Contudo, pelo fato do Magic Kingdom ter sido edificado sobre eles se tem a nítida impressão de que são subterrâneos.