Faleceu o Imagineiro Francis Xavier ‘X’ Atencio

0 Comentários

12 de setembro de 2017

Fonte: D23

No dia 10 de setembro de 2017 faleceu aos 98 anos, Francis Xavier ‘X’ Atencio, um dos mais importantes Imagineiros da Disney, responsável por inúmeras das suas atrações mais populares como é o caso de Pirates of the Caribbean e Haunted Mansion, além de clássicos como Pinocchio e Fantasia.

Nascido em 04 de setembro de 1919, em Walsenburg, Colorado, ‘X’ como era conhecido pelos seus amigos, mudou-se para Los Angeles em 1937 para participar do Chouinard Art Institute. e na época pensava que trabalhar na Disney estava fora de seu alcance, mas graças aos seus instrutores resolveu enviar o seu portfólio e já em 1938, quando recebeu boas notícias e logo saiu correndo do estúdio da Hyperion Avenue para contar para a sua tia: “Eu consegui um emprego na Disney! Eu consegui um emprego na Disney!”

Em 1940 ‘X’ Atencio teve a oportunidade de assistir a estréia de Pinóquio e ficou incrivelmente emocionado ao ver a reação do público ao prestigir o fruto de algo no qual trabalhou. No mesmo ano foi promovido para assistente de animação de Fantasia, cargo que deixou temporariamente para se juntar ao Army Air Corps no esforço de guerra.

Retornando em 1945, passou a trabalhar no projeto do ponto onde parou e passou a trabalhar em curtas animados. ‘X’ ainda contribuiu para “Noah’s Ark” (1959) e “A Symposium on Popular Songs” (1962), ambos indicados para o Oscar, assim como “Jack and Old Mac” (1956). Ele ainda trabalhou em “I’m No Fool” do Mickey Mouse Club, nos anos 60 promoveu sequências animadas memoráveis (“stop-motion”) para “The Parent Trap” (1961), “Babes in Toyland” (1961) e “Mary Poppins” (1964).

A pedido do próprio Walt Disney, ‘X’ passou a trabalhar para a WED Enterprises (Walt Disney Imagineering – leia mais) e em 1965 atuou no Primeval World (Disneyland). Inicialmente, ‘X’ Atencio não estava muito confiante a respeito da sua mudança para a WED: “Fui lá relutantemente porque não sabia o que estava me tornando, e ninguém sabia o que eu deveria fazer”, lembrou ele. “Cerca de um mês depois, recebi um telefonema de Walt. Ele me disse: “Quero que você faça o roteiro dos Piratas do Caribe”. A partir desse momento, ‘X’ cimentou o seu legado desempenhando papel fundamental no desenvolvimento da música (“Yo Ho A Pirate's Life for Me”) e do diálogo para a atração.

Com relação a Haunted Mansion (“Mansão Assombrada”), ele escreveu o diálogo da atração e participou da composição da música “Grim Grinning Ghosts”. E especificamente para Walt Disney World, ele contribuiu para a atração “If You Had Wings” (que fechou em 03 de janeiro de 1989) e Space Mountain no Magic Kingdom, bem como na Spaceship Earth, “World of Motion” (que fechou em 02 de janeiro de 1996) e o pavilhão do México no parque Epcot. Ao longo de sua carreira, sempre disse que a sua recompensa – como ocorreu na estreia de Pinóquio, “foi a reação do público”.

“X foi um enorme talento que ajudou a definir muitas de nossas melhores experiências ao redor do mundo”, disse Bob Weis, presidente da Walt Disney Imagineering. “Alguns talvez não saibam que quando ele escreveu as letras de 'Yo Ho' nunca havia escrito uma música antes. Ele simplesmente propôs a idéia de uma melodia para Piratas do Caribe, e Walt disse-lhe para ir e fazê-lo. Foi assim que X trabalhou – com uma atitude entusiasmada e colaborativa, juntamente com um grande senso de humor. Seu brilhante trabalho continua a inspirar os Imagineiros e trazer alegria a milhões de convidados”.

‘X’ deixou de trabalhar na Disney em 1984, mas continuou atuando como consultor da Walt Disney Imagineering por muitos anos e foi nomeado como Disney Legend em 1996.

Obrigado ‘X’!

Luiz Carlos Pantoja Filho

Luiz Carlos Pantoja Filho

Proprietário e Webmaster

Criador e Webmaster do site Viajando para Orlando (carinhosamente conhecido como VPO), advogado, apaixonado pela obra de Walter Elias Disney e pelos parques de Orlando, pai da Manuella, marido da Greicy Pantoja...

NOTICIAS RELACIONADAS


Faleceu o Imagineiro Marty Sklar

Faleceu o Imagineiro Marty Sklar

28 de julho de 2017 - O Imagineiro, Lenda da Disney, Martin A. "Marty" Sklar faleceu nesta quinta-feira (27 de julho de 2017) na casa em Hollywood Hills com 83 anos...

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: