Eu devo alugar um carro em Orlando? Ou posso utilizar o transporte público, táxi, transfer ou Uber?

por 13 dez 2017Artigos

Os amigos que acompanham o VPO já devem ter lido um artigo “Porque alugar um carro em Orlando?” (de 23 de janeiro de 2012 – link). Nele, eu discorro sobre os principais motivos que devem ser considerados quando da decisão por alugar ou não um carro durante a sua estadia em Orlando.

Por certo, quem nunca visitou a cidade deve pensar que o Luiz aconselha a locação de um automóvel pautado na comodidade, mas na verdade não é só isso, é importante destacar, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem” que em Orlando você precisará se locomover por grandes distâncias se quiser conhecer os seus parques, atrações, lojas, restaurantes, dentre outros estabelecimentos. Orlando, na minha humilde opinião, é uma cidade feita para os carros!

E, ao contrário, por exemplo, da cidade de Nova Iorque, outro destino muito procurado também pelos brasileiros, o transporte público, ao meu ver, não se afigura como uma boa opção, restando então o serviços de táxis, transfers e Uber, que também não oferecem a mesma economia de tempo e a liberdade que um veículo alugado pode oferecer, sem contar o precioso espaço no porta-malas para as suas comprinhas!

Outra objeção frequente se deve ao fato de que muitos viajantes que vão se hospedar no complexo Walt Disney World Resort ou Universal Orlando Resort costumam dizer, “Eu não vou alugar um carro pois irei utilizar o transporte gratuito oferecido”. Até aí tudo bem, mas e se você quiser sair do complexo, por exemplo, para fazer compras no Walmart, Target ou em algum outlet? E esse argumento também vale para aqueles que irão se hospedar em um hotel que ofereça transporte gratuito para os parques, pois além de ficar restrito aos horários praticados e eventuais paradas até o destino, também não poderá contar com qual serviço para ir para outros lugares.

E quer saber porque alugar um carro pode ser ainda mais vantajoso se você estiver hospedado no complexo Disney? Bom, além do estacionamento ser gratuito para os hóspedes, você poderá se locomover muito mais rapidamente de carro do que valendo-se do sistema de transporte do Walt Disney World Resort por conta do sua lentidão, paradas e baldeações.

Dito isso, eu passo a comentar um pouco sobre as outras opções de transporte para aqueles que não pretendem  alugar um veículo durante a sua viagem. E vou começar falando a respeito do sistema de transporte público.

TRANSPORTE PÚBLICO

Caso não vá alugar um carro você poderá utilizar o sistema de ônibus público LYNX e para programar melhor a sua viagem, quando da elaboração do seu roteiro, você pode utilizar o “planejador online” que você encontra na seguinte página: http://www.golynx.com/.

Todavia, induvidosamente, para valer-se de tal sistema de transporte você irá despender bastante “tempo” o que pode prejudicar o melhor aproveitamento das suas férias.

Também funciona na cidade um bondinho – I Ride Trolley – que faz o percurso da International Drive com diversas paradas, em diversos hotéis, atrações, restaurantes e shoppings.

TÁXIS

Outra opção é utilizar os táxis e dentre as principais empresas que atuam em tal seguimento em Orlando destaca-se a Mears Transportation (http://mearstransportation.com/) mas se você tiver que valer-se constantemente desse serviço é bom observar que poderá implicar em um gasto considerável durante as suas férias, mormente pelo fato que, além do valor da corrida, atente que deverá pagar gorjeta (de 15% a 20%).

Para que possa ter uma ideia dos valores praticados você pode acessar o simulador constante do site denominado Taxi Fare Finder (https://www.taxifarefinder.com/) e nele também encontrará o nome e o telefone de outras empresas que atuam no ramo de táxis em Orlando.

Dentre as vantagens da utilização desse serviço vale destacar que você pode encontrar táxis em praticamente todos os lugares em Orlando e ao contrário do serviço de transfer que necessita de prévio agendamento, ou Uber que implica em conexão com a Internet para uso do aplicativo, o táxi está sempre à mão.

TRANSFER/SHUTTLE/VAN

O serviço de transfer também deve ser aventado para aqueles que não terão a sua disposição um veículo durante a sua viagem. Contudo, é bom atentar para o fato que pode não ser uma alternativa das mais econômicas, mormente se você não estiver viajando com muitas pessoas no seu grupo.

De toda forma, valendo-se de tal opção de transporte, você poderá antecipadamente observar todos os lugares que pretende visitar durante a sua visita a Orlando e antes mesmo do seu embarque já deixar tudo contratado. Não bastasse isso, no dia e horário marcados poderá contar com esse transporte e ainda com a assistência do motorista que poderá lhe ajudar com eventuais dúvidas.

UBER

Muitos atualmente estão valendo-se também do Uber, um serviço similar de táxi, que para funcionar utiliza um aplicativo no qual você seleciona a viagem (além de capacidade e preço), confirma o local de partida e faz a solicitação. Feito isso, um motorista irá buscá-lo para então deixá-lo no local do destino. O pagamento é feito no seu cartão de crédito.

Esse é um serviço mais barato que o táxi. Todavia, algumas questões atinentes a questão da segurança sempre são aventadas. Neste ponto, eu convido os amigos a leitura do tópico: – Transporte – Uber () do fórum do VPO. Assim sendo, dependendo do horário (principalmente se tarde da noite), eu entendo mais aconselhável valer-se dos táxis.

Destaco ainda que, desde 01 de julho de 2017, os motoristas do Uber já obtiveram a permissão para pegar e deixar passageiros no aeroporto.

Como você deve ter observado no presente texto eu deixo de comentar a respeito de motoristas que prestam tal serviço de maneira “informal” em Orlando, uma vez que na minha concepção não trata-se sequer de uma opção a ser considerada, pois a segurança, durante as suas férias, é o principal fator a ser considerado.

Bom amigos, eram essas as considerações que eu queria registrar a respeito do tema!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MacroBaby VIP
Booking.com


%d blogueiros gostam disto: